Ufam recebe I Encontro de Professores de Língua Inglesa da Semed

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Faculdade de Letras (Flet), será palco para o I Encontro de Professores de Língua Inglesa da Semed, que terá como tema 'Os Desafios Contemporâneos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa'. O evento será realizado no dia 20 de junho, das 13h30 às 17h30, no auditório da Faculdade de Direito (FD) e na Faculdade de Letras.

O Encontro de Professores de Língua Inglesa surgiu a partir de uma ação da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas, visando oportunizar um momento informativo e de debates para os professores da Rede Municipal assim como para os graduandos de Letras - Língua Inglesa da Faculdade de Letras.

O evento oferecerá um ambiente de aprendizagem colaborativa e reflexão da prática por meio de debates sobre as novas políticas públicas para o ensino e aprendizagem da língua inglesa na escola pública a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oficinas práticas que abranjam o fazer do professor. Esta atividade se apresenta ainda como um momento de promoção de aproximação dos discentes da Ufam com a realidade da Rede Municipal de Educação, tornando-os partícipes das discussões importantes para a constante melhoria da aprendizagem dos estudantes das escolas púbicas.

Local: Auditório da Faculdade de Direito (Campus, setor Norte)

13h – 13h30: Credenciamento - Auditório da Faculdade de Direito – UFAM;

13h30: Abertura – Cerimonial da Semed;

13h35: Apresentação Cultural – Escola do Projeto English For Kids;

13h45 – 14h45: BNCC e Currículo de Língua Inglesa – Tema da mesa: “BNCC e Formação de Professores de Inglês: do documento para a sala de aula” - Participantes: Prof. Dr. Sérgio Augusto Freire (UFAM/FLET); Profa. Dra. Marta Monteiro (UFAM/FLET); Prof. Thiago Eugênio Gomes (SEMED/DDPM)

14h45 – 15h: Plenária

15h – 15h15: Intervalo

15h15 – 17h15: Oficinas: Sala 02, FLET (Faculdade de Letras) – Andreza Melo do Lago Dantas (Projeto English for Kids): “Jogos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa”; Sala 03, FLET – Daniela de Brito Branquinho (UFAM): "Estudo de casos em Educação Especial na sala de aula de Língua Inglesa"; Sala 04, FLET – Cristiane de Longhi Espassatempo (Editora SM): "Novos conceitos didáticos de Inglês: atividades práticas" Sala 05, FLET – Dayana Karen Pinheiro (ITTI): "TEFL: Ensino de Inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental"; Laboratório de Línguas do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Centro de Convivência/Setor Norte – Carlos Alexandre Mendonça (ICBEU): "Personalização da aprendizagem: desate o nó da avaliação com recursos digitais";

17h 30: Encerramento