Docentes discutem promoção e progressão na carreira em Fórum da Progesp

 
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Progesp esclarece dúvidas de docentes sobre plano de carreira.Progesp esclarece dúvidas de docentes sobre plano de carreira.A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou na manhã desta quinta-feira, 12, a primeira edição do Fórum sobre Promoção e Progressão Docente. A iniciativa visa aproximar a comunidade universitária e discutir temas de interesse de estudantes e servidores da Universidade.

Em sua primeira edição, o Fórum foi dedicado às mudanças na regulamentação da promoção e progressão de professores de institutos e universidades federais. De acordo com a coordenação do evento, a emissão da Nota Técnica Nº 2556/2018 que uniformiza o tratamento da pauta e dirime dúvidas e entendimentos divergentes sobre a questão.

Dividido em momento de exposição sobre a legislação que cerca a temática, incluindo a apresentação da Nota Técnica; participação da Associação de Docentes da Ufam; e no espaço para a interação do público, o fórum proporcionou aos presentes a oportunidade de se apropriar da pauta e esclarecer pontos duvidosos. “O fórum faz parte de uma estratégia da Progesp de se aproximar da comunidade acadêmica, de melhorarmos nossa comunicação com os servidores, gestores e com as unidades”, expôs a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo.

A escolha do primeiro tema a ser tratado no fórum se deu em razão da demanda de professores que buscavam a Progesp apresentando questionamentos relativos à progressão e promoção na carreira. “Verificamos que alguns ainda não têm o entendimento completo ou consolidado sobre o seu plano de carreira, então, trouxemos uma exposição mostrando o que é essa progressão, promoção, aceleração”, informou a gestora.

Segunda a pró-reitora, a legislação que dá suporte ao tema é de 2012 e permitiu diferentes interpretações pelos agentes das universidades, o que resultou em alguns problemas tanto para docentes quanto para as instituições. “Agora em 2018 formou-se um entendimento único vindo do nosso órgão central, do Sipec [Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal], órgão do Ministério do Planejamento. Então, sentimos a necessidade de parar, ter um momento com eles [os docentes], esclarecer dúvidas, dar orientação de uma forma global que possa alcançar ao máximo o maior número possível de docentes”, detalhou a pró-reitora sobre a Nota Técnica Nº 2556/2018 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão,

Evento abordará sempre temas importantes para a comunidade universitária.Evento abordará sempre temas importantes para a comunidade universitária.Entre outras instruções, o documento estabelece a data do efeito financeiro, com respeito à promoção e progressão docente, sendo a partir da data de fechamento dos requisitos, completado o tempo de serviço mais a comprovação da avaliação de desempenho. “Algumas universidades aplicavam o que a lei diz e outras davam o efeito financeiro a partir do requerimento do docente que, às vezes, é bem depois do momento da avaliação de desempenho e outras aplicavam a partir da data da portaria, então, essa diversidade trazia muitos conflitos”, explicou.

Para o professor José Barbosa filho, do Departamento de Economia da Faculdade de Estudos Sociais, a criação do evento foi uma iniciativa proveitosa para abordar um tema de interesse do público. “É um assunto super importante e que ainda traz muitas dúvidas”, disse. “Sugiro que se façam outros e com maior interação da plateia”, indicou o docente.

 

Ufam recebe representantes da Fundação Japão e o vice-cônsul japonês em Manaus

Professor José Barbosa Filho, assessor adjunto da ARII, recebeu os visitantes no laboratório do IsF-UfamProfessor José Barbosa Filho, assessor adjunto da ARII, recebeu os visitantes no laboratório do IsF-UfamAmbas as instituições nipônicas apoiam iniciativas educacionais na capital amazonense, oferecendo intercâmbio para estudantes e cursos para professores de Língua Japonesa

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Na tarde da última quarta-feira, 11, o Laboratório do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal do Amazonas (IsF-Ufam) recebeu a visita de representantes da Fundação Japão, Gen Kuno e Yuki Yama, e do vice-cônsul do Japão em Manaus, Yoshinari Oda. O objetivo foi conhecer as instalações do laboratório, inaugurado no último dia 13 de março, no Centro de Convivência do Setor Norte, e observar as aulas da graduação.

Segundo o vice-coordenador do curso de Língua Japonesa e coordenador pedagógico do IsF-Japonês, professor Ernesto Atsushi Sambuichi, a atividade se completa com a observação de aulas da graduação em Língua Japonesa. “Eles buscam informações acerca do que temos feito no curso e também no IsF, mesmo diante dos desafios”, apontou o docente.

Segundo ele, o Consulado Geral do Japão em Manaus sempre apoiou em todas as atividades do curso. "Com o IsF-Japonês não foi diferente. A parceria com a Fundação Japão é fundamental para que o curso possa ser realizado, e os monitores já têm colhido resultados de sua experiência docente”, avaliou o professor, reportando-se aos casos de alunos que já têm boas colocações profissionais na cidade ou que realizam mestrado no País asiático.

“A Ufam é a única Universidade da região Norte a oferecer a graduação em Língua e Literatura Japonesa e, por isso, é a única que pode ofertar o IsF-Japonês na região", declarou Sambuichi. No País, há cinco Ifes nessa condição, além da Ufam: as federais de Brasília (UnB), Rio de Janeiro (UFRJ), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Paraná (UFPR), completando o grupo a estadual de São Paulo (Unesp), que passou a ofertar o curso no seu Campus de Assis.

O assessor adjunto de Relações Internacionais, professor José Barbosa Filho, recebeu os visitantes no laboratório do IsF-Ufam. “O objetivo da ARII é buscar as interfaces entre a Ufam e a sociedade. Um desses caminhos é a mobilidade”, afirmou o docente.

Já a coordenadora do Centro de Ensino de Línguas (Cel), professora Maria Perpétua, esclareceu que a sala do Programa é localizada lado do laboratório do IsF-Ufam para permitir a cooperação entre as iniciativas. “Ofertamos cursos de línguas estrangeiras que proporcionam a internacionalização, além lecionar Língua Portuguesa para estrangeiros. Nossos alunos utilizam a estrutura do laboratório aos sábados”, informou a professora.

Docentes e discentes apresentaram o curso da UfamDocentes e discentes apresentaram o curso da Ufam

Ensino da Língua Japonesa

O vice-cônsul do Japão em Manaus, Yoshinari Oda, avaliou positivamente as conquistas da graduação na Ufam. “Por causa do curso de Língua Japonesa, três pessoas já ganharam bolsas de estudos do governo japonês para conhecer o País. Além disso, a Fundação oferece cursos para os professores de Língua Japonesa. Então, se não houvesse essa graduação, essas oportunidades são seriam dadas aos jovens manauaras”, apontou o vice-chefe do consulado.

Alegrou-se ao mencionar que o mercado local absorve os egressos, que atuam tanto em instituições públicas quanto privadas. Dentre os principais exemplos estão a escola estadual Djalma Batista, com quase 600 alunos; e a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental.

Conforme observou o especialista em Ensino da Língua Japonesa da Fundação Japão, cuja representação no Brasil está localizada em São Paulo, Gen Kuno, a instituição apoia o estudo da Língua Japonesa no exterior, orientando a didática de ensino do idioma em outros países.

A atuação é baseada na demanda. Por exemplo, se a instituição solicita, os representantes da Fundação vão até a escola ou universidade e realizam atividades como workshops e palestras, tudo conforme as peculiaridades do lugar. O diretor geral adjunto da Fundação, Yuki Yama, também compareceu à Ufam para conhecer as instalações do IsF e o andamento do curso.Estudantes de graduação atuam no IsF-Ufam e no CelEstudantes de graduação atuam no IsF-Ufam e no Cel

Programa IsF Ufam

O Programa foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2012, apenas como Inglês sem Fronteiras, com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização e contribuir para desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras.

Além de capacitar os inscritos nos idiomas do programa, estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, Línguas estrangeiras podem realizar residência docente, o que auxilia na formação dos futuros profissionais.

O local dá suporte à realização de atividades como aulas de idiomas, nas modalidades presencial e online, aplicação de testes de nivelamento e de proficiência, elaboração de projetos de pesquisa, de extensão e didático-pedagógicos e realização de palestras, cursos e orientações visando à qualificação da formação docente e discente, no âmbito do Programa.

Os cursos de inglês, francês, japonês e português para estrangeiros são ofertados a docentes, estudantes e técnico-administrativos, nas modalidades presenciais e online.

Quer saber mais? Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./ Fones: 3305-1181 ramal 2124 ou 99152-6984.

 

CED seleciona tutores a distância

 

O Centro de Educação a Distância (CED) realiza seleção de tutores a distância, sendo duas vagas para Licenciatura em Artes Visuais, 1 vaga em Matemática e 1 em Física, além de cadastro de reserva para Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Agrárias, conforme edital em anexo. O período de inscrição segue até 18 de abril e o resultado final será divulgado no dia 26 deste mês.

As atividades desenvolvidas pelos tutores a distância são de mediar a comunicação entre professores e aluno; acompanhar as atividades discentes, conforme cronograma; apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades; elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos, entre outras.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário disponível no edital, que deverá ser entregue junto com os documentos solicitados no Centro de Educação a Distância, localizado no Bloco N, setor Sul do campus Manaus.

Mais informações: 3305 1181 ramal 4028 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
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