Oportunidade: graduandos em Matemática podem concorrer à graduação sanduíche em Portugal

O Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam) está com inscrições abertas para seleção de alunos de Licenciatura em Matemática para o curso de graduação sanduíche no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), em Portugal. O objetivo é valorizar e estimular a formação de professores de educação básica no Brasil.
O Programa é uma parceria entre a Ufam, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade do Minho, em Portugal, além de ter a participação dos professores Disney Douglas e Domingos Anselmo, ambos do Departamento de Matemática da Ufam. Nesta edição, será selecionado um universitário da Licenciatura em Matemática da Ufam.
Requisitos
Para participar, o acadêmico deve ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Caso ele tenha realizado mais de um exame durante esse período, será considerado o resultado daquele em que o concorrente obteve maior pontuação, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os demais requisitos são estes: ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou em escolas particulares na condição de bolsista integral em função de baixa renda familiar; e ter integralizado no mínimo 20% (vinte por cento) e no máximo 80% (oitenta por cento) dos créditos obrigatórios do curso.
Missão e Benefícios
O programa permite o deslocamento de estudantes na modalidade graduação-sanduíche, que devem ser brasileiros natos ou naturalizados e devidamente matriculados em uma IES do Brasil, pelo período de 12 (doze) meses. Entretanto, o PLI permite que haja prorrogação de até dez meses, em caso de dupla titulação.
Os benefícios para o aprovado serão: mensalidade (Bolsa de estudos), auxílio instalação, seguro-saúde e auxílio deslocamento.
Inscrição
As inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente na secretaria do Departamento de Matemática no horário comercial até o dia 20 de abril de 2018, com o preenchimento do formulário de inscrição (disponível no Departamento) e as cópias dos seguintes documentos:
* Cópia do Histórico Escolar do Ensino Fundamental e Médio;
* Certidão de quitação eleitoral atualizada. Pode ser obtida por meio do site da Justiça Eleitoral;
* Comprovante de resultados obtidos no ENEM com obtenção de média ponderada igual ou superior a 600 pontos, de acordo com os critérios estabelecidos;
* Declaração de Instituição de Ensino particular, para os casos de estudante bolsistas no Ensino Fundamental e Médio. Deverá estar explicitada a motivação socioeconômica para a outorga da bolsa.
Pesquisa avalia educação financeira e endividamento de TAEs da Ufam. Participe
O questionário virtual estará disponível para preenchimento até esta quarta-feira, 18.
Realizado pelo acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Edil de Souza Nolorves, o estudo é parte da disciplina de Monografia II e tem o objetivo de avaliar a educação financeira e o endividamento de servidores técnico-administrativos em Educação da Universidade.
Se você é TAE da Instituição e quer colaborar com o estudo, basta acessar o questionário online até esta quarta-feira, 18.
Cada participante deve assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) que aparece na página de acesso. O trabalho é orientado pela professora Andreia Brasil Santos.
Conhecimento
“A pesquisa foi autorizada pela Administração Superior da Ufam e busca analisar o nível de conhecimento e o grau de endividamento dos técnico-administrativos, bem como seu perfil sócio econômico, suas características de consumo, e em quais produtos e serviços financeiros os técnicos possuem maior endividamento, além de trazer ao meio acadêmico o debate sobre a importância da educação financeira e seu impacto na vida, bem-estar e produtividade dos indivíduos”, informa o TCLE.
Ainda segundo o documento online, o participante estará contribuindo para a melhoria dos seguintes indicadores: melhor conhecimento do perfil dos TAE da Ufam; viabilidade de execução de ações voltadas à Educação Financeira e a outros assuntos abordados; identificar a necessidade de futuras pesquisas no âmbito acadêmico, e principalmente, a reflexão pessoal sobre os temas tratados na pesquisa.
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