'Etnografia Sateré-Mawé: Sahu-Apé, Turismo e Cultura' é lançado no Museu Amazônico

O pesquisador e autor do livro e orientadora, professora Maria Helena OrtolanO pesquisador e autor do livro e orientadora, professora Maria Helena Ortolan

O Museu Amazônico da UFAM sediou na noite da última quarta-feia, 29, o lançamento do livro 'Etnografia Sateré-Mawé: Sahu-Apé, Turismo e Cultura', do pesquisador antropólogo Luciano Cardenes, egresso do curso de mestrado em Antropologia Social da Universidade e atualmente, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (SP)da Unicamp (SP). 

O livro foi publicado pelo programa Biblos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) , por meio da Editora Valer. A obra o autor utiliza a etonografia a principal ferramenta para abordar os relatos sobre a memória, a organização social, as formas de sociabilidade e o turismo desenvolvido pelos sateré-mawé, da comunidade de Sahu-Apé. Essa comunidade está localizada na Vila Ariaú, município de Iranduba, região metropolitana de Manaus.

Dividido em quatro capítulos, o pesquisador busca, inicialmente, visualizar o turismo de forma mais global, a partir de sua ocorrência na Amazônia legal.  

A representante da Livraria Valer, professora Neiza Teixeira, disse que é um esforço conjunto entre os pesquisadores e editoras de que conhecimento na Amazônia seja disseminado. 

"Nós estamos retomando a implementação de novos projetos para ampliar a gama de publicações concernentes à região. Para nós, é de grande valia quando recebemos títulos que focam no aclaramento da nossa população quanto às nossas riquezas culturais", salientou.

A professora e antropóloga Maria Helena Ortolan, diretora do Museu Amazônico, orientadora de mestrado do pesquisador, também falou ao público durante o lançamento. 

"O Luciano foi meu primeiro aluno do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), quando vislumbramos consolidar a pesquisa no campo antropológico, lá nos idos de 2008. Hoje, ele é doutorando também na mesma casa pela qual passei, a Unicamp", resgatou. 

Sobre o livro, a professora disse que a obra do pesquisador visa colocar o sateré num prisma contemporâneo, abordando a gestão territorial e políticas indígenas no hoje e no futuro. 

"É uma discussão atual, pondo em pauta o projeto indígena em que a interlocução do Luciano se deu com a família que deixou a aldeia e veio para a capital, um relato de migração. Nesse caminho, Sahu-Apé, a comunidade em questão, é uma das referências no que tange a objeto de pesquisa de vários pesquisadores, de diversas áreas", salientou. 

Por fim, o pesquisador Luciano Cardenes se pronunciou, agradeceu aos presentes e falou sobre seu livro. 

"A minha contribuição é para a manutenção da memória dos sateré. Eu estive muito próximo deles e foi um encontro que me comoveu e me deixou bastante tocado. Também produzi o livro sob o aspecto de sensibilizar, propor a defesa do território e sua cultura. Acredito que podemos ver os sateré viver, produzir e reproduzir sua cultura", observou.

Ministério da Educação abre chamadas para projetos de pesquisa sobre história do Brasil República

Com o intuito de resgatar e registrar as memórias brasileiras, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou, nesta quarta-feira, os editais de chamada pública para a pesquisa e elaboração das obras “Memórias Brasileiras – Biografias” e “Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais”.

Podem apresentar propostas os pesquisadores de instituições de educação superior e institutos de pesquisas brasileiros, públicos e privados, que tenham programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes. As inscrições para as duas chamadas estão abertas até o dia 28 de outubro de 2015. O resultado final será divulgado no mês de janeiro de 2016.

Sobre o projeto

A primeira chamada pública, para a obra “Memórias Brasileiras – Biografias”, tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em biografias, individuais ou coletivas, ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos para a compreensão da história do Brasil no período republicano, compreendido de 1889 até os dias atuais. Não serão aceitas propostas de biografias individuais de pessoas vivas. Serão contempladas todas as áreas do conhecimento.

As propostas devem ser apresentadas em duas modalidades: projetos de até R$ 100 mil, na faixa 1; e projetos de até R$ 200 mil, na faixa 2. Estão previstas, para as duas faixas, bolsas nas modalidades de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital para aquisição de material bibliográfico.

Para a segunda chamada pública, da obra “Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais”, serão aceitas propostas de realização de pesquisas científicas que resultem na publicação de livros a serem usados na educação básica. As obras devem enfocar processos e episódios (revoltas, insurreições, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares, entre outros) que, ao longo da história do Brasil República, tenham sido significativos para o entendimento da construção do Estado e da sociedade brasileira, além da valorização de episódios pouco estudados da história do Brasil.

O valor total do financiamento do projeto é de até R$ 300 mil em recursos de custeio, capital, aquisição de material bibliográfico e pagamento de bolsas. O repasse será efetuado em duas parcelas anuais.

ENADE 2015: estudantes de sete cursos de graduação da UFAM serão avaliados pelo MEC

Em março de 2015, o Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou a lista dos 26 cursos de graduação que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. Desse total, sete cursos da UFAM, capital e interior, serão avaliados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito e Psicologia (ver quadro em anexo). Os estudantes desses cursos devem ficar atentos as fases que antecedem a prova.

Quem participa do Enade 2015?

Devem ser inscritos no Enade 2015, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos mencionados. São considerados ingressantes habilitados a serem inscritos no Enade 2015, os estudantes que cumprem duas condições:

  • Iniciaram o curso em 2015 (têm matrícula em 2015); e
  • Tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015.

São considerados concluintes habilitados a serem inscritos no Enade 2015:

  • Estudantes de cursos de bacharelado com expectativa de conclusão da graduação até julho de 2016, ou então todos aqueles que já concluíram mais de 80% da carga horária do curso até o dia 31 de agosto de 2015;
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão da graduação até dezembro de 2015, ou então todos aqueles que já concluíram mais de 75% da carga horária do curso até o dia 31 de agosto de 2015.

O período de inscrições de estudantes habilitados (regulares) pela UFAM, encerra no dia 07 de agosto, conforme cronograma em anexo. Para obter informações detalhadas sobre o processo de inscrição, o estudante deve procurar o Coordenador de Curso.

Questionário do Estudante

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br

A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa 03/2015: "§ 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015."

Provas

A aplicação das provas do Enade 2015 está marcada para o dia 22 de novembro, às 13h, horário oficial de Brasília. Apenas os estudantes concluintes farão o Exame. Os ingressantes não participam, mas serão inscritos pela UFAM, em função da necessidade do MEC coletar informações técnicas dos estudantes.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país, e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Na página do Inep existem mais informações sobre o Exame, além dos dois Manuais em anexo: Manual ENADE 2015, e Manual do Estudante.

 

Com informações do portal do Inep

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