II Seminário de Filosofia discutiu “Filosofia e Educação” em seu primeiro dia

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (Gepemfilo), do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (DFil/Ufam), promoveu na tarde desta terça (15), no auditório Rio Solimões, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a conferência de abertura do II Seminário de Filosofia – Filosofia e Educação: formação e práxis educativa com a palestra “Filosofia e Educação: cercanias de um diálogo”, do professor Dr. Cláudio Almir Dalbosco e mediação do Pró-reitor Adjunto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), professor Nelson Matos de Noronha.

A conferência tratou da relação entre a Filosofia e a Educação na atualidade, com ênfase no questionamento sobre a formação do docente que trabalhará com jovens do ensino médio. De acordo com o palestrante, Professor Cláudio Almir Dalbosco, “É preciso oportunizar momentos coletivos onde os professores que estão trabalhando nas escolas com todas as dificuldades que há sentam junto com os professores que na Universidade são responsáveis pela formação de novos professores”, enfatizou.

O conferencista falou também sobre alguns obstáculos que impedem essa relação e dificultam o diálogo entre áreas afins, e esclareceu que partindo do princípio de que a educação é uma das principais formas de aperfeiçoamento do ser humano, é necessário garantir uma formação completa do docente com enfoque não apenas no profissional, mas no diálogo e mediação.

Segundo o coordenador do evento, professor Deodato Ferreira da Costa, este é um momento propício para a análise do ensino em Filosofia, “Nós temos então,Professores Deodato Ferreira da Costa e Cláudio Almir Dalbosco, da esq. para direitaProfessores Deodato Ferreira da Costa e Cláudio Almir Dalbosco, da esq. para direita hoje o prazer de ter uma conferência com um professor que se dedica a esse estudo, desse elo que nós chamamos de cercania, fazer esse momento de envolver Filosofia e educação”, disse.

O seminário

Destinado aos professores da educação básica e superior e aos discentes do curso de graduação em Filosofia e áreas afins da Ufam e outras instituições. O Seminário segue até 18 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia (GepemFilo), o evento tem como proposta a discussão sobre o ensino de filosofia tentando buscar quais as metodologias e didáticas mais afeitas e efetivas para o ensino de Filosofia.

Ensino de Língua Francesa na Escola Pública

Entrega da proposta curricular do ensino de Língua FrancesaEntrega da proposta curricular do ensino de Língua FrancesaA coordenação do curso de Línguas e Literaturas Francesa da Ufam esteve reunido, nesta manhã, 16, com representantes da Secretaria Estadual de Educação e da Escola Estadual de Tempo Integral José Carlos Mestrinho para entrega de proposta curricular de ensino da Língua Francesa na escola. Estiveram presentes o chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE), Herbert Luiz Braga Ferreira, o capitão do Corpo de Bombeiros Josélio da Silva Monteiro, da coordenadora do curso de Francês, Stéphanie Girão, do assessor pedagógico da escola e representante da coordenadora Distrital Sul 2, Andson Silva, das professoras do curso de Francês da Ufam, Camila Brasil e Mirley Tereza da Costa e da soldado do Corpo de Bombeiros e ex-aluna do curso de Francês da Ufam, Eline Regina Barros.  

Representantes da Secretaria Estadual de Educação, da Escola Estadual de Tempo Integral, José Carlos Mestrinho receberam do chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras/Língua Francesa da Ufam, a proposta curricular de ensino de Francês para ser adotado na escola. Trata-se de um projeto de ensino elaborado pelas professoras da licenciatura de Línguas e Literaturas Francesa, Camila Brasil e Mirley Tereza da Costa, e que pretende agregar valor ao ensino. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, na sala 20, do 3º andar do bloco Mário Ypiranga Monteiro, no ICHL.

A Escola Estadual José Carlos Mestrinho, localizado na rua Alameda Rio Mar, no Aterro do Quarenta, no Crespo, passou a ser administrado pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas e está passando por um processo de reestruturação, tanto curricular, como de gestão. Em razão das mudanças a direção da escola procurou o DLLE para solicitar a elaboração de projeto de ensino da Língua Francesa como um atrativo para a comunidade e também por agregar valor ao ensino público.

A partir da solicitação as professoras do curso de Francês, Camila Brasil e Mirley Tereza da Costa, passaram a elaborar o projeto para escola. O projeto é destinado ao ensino fundamental e abre espaço para outras parcerias da Ufam com a Secretaria de Educação.

“Fomos procurados por uma ex-aluna do curso de Francês da Ufam, a soldado do Corpo de Bombeiros, Eline Regina Barros, e que explicou que o estado iria passar para a guarnição a administração da escola José Carlos Mestrinho e pediu a nossa ajuda para elaborar um projeto de ensino da Língua Francesa. Falei com as professoras Camila Brasil e Mirley Tereza para que elaborassem a grade curricular para o ensino básico e fundamental para ser implantada na escola. Esta cerimônia é para entregar o projeto aos representantes educacionais e esperamos que o ensino de francês seja adotado imediatamente. A princípio a escola vai oferecer da 1ª série ao 9º ano e mais pra frente a possibilidade de ser uma escola bilíngue”, disse o chefe do Departamento Herbert Luiz Braga.  

“Temos 450 alunos na escola e ainda temos muito a oferecer para comunidade. Existe muita expectativa na comunidade que a escola seja uma referência no ensino. Já tivemos vários encontros com os pais e explicamos que vamos oferecer o ensino do francês. Isso criou um grande interesse na matrícula deste ano. Temos interesse que a escola seja bilíngüe, no primeiro momento não temos estrutura, mas logo vamos iniciar este processo de ensinar as disciplinas na Língua Francesa. O projeto atendeu as nossas expectativas” destacou o capitão Josélio Monteiro.

A professora Mirley Tereza da Costa destacou que o ensino de francês na escola pública José Carlos Mestrinho é uma realização para nós do curso. “Promover o ensino de Língua Francesa na escola pública é uma ação importante para todos nós do Departamento. Espero que o idioma também chegue às outras escolas da rede pública de ensino”, disse a professora.

A professora Camila Brasil, ressaltou que o projeto é o início de um antigo sonho porque reintroduz o francês no ensino público. “Fico feliz em poder ter participado da elaboração do projeto. É o início de um antigo sonho ver novamente a Língua Francesa presente na grade curricular de uma escola da rede pública” ressaltou a professora Camila Brasil.

“A educação ganha com isso. Esta ação contribui positivamente com a comunidade. A nossa expectativa é grande”, disse o coordenador pedagógico da escola, Andson Silva.

“A Universidade está de portas abertas para atender a estas demandas. Estou muito feliz e espero que o ensino de francês se espalhe para as outras escolas. Esperamos que outras parcerias se estabeleçam com a Seduc”, afirmou a coordenadora do curso de Francês, Stéphanie Girão.   

    

Faculdade de Medicina divulga resultado da prova pra Área de Metodologia do Trabalho Científico e Bioética

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam) divulgou na tarde desta quarta-feira (16), o resultado parcial da prova escrita para a área de Metodologia do Trabalho Científico e Bioética.

Segue em anexo, a lista de aprovados no exame.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable