IX Colóquio Nacional sobre Investigação em Educação da Afirse ocorre na Ufam
A Associação Francofone Internacional de Pesquisa Cientifica em educação/Secção Brasileira promove, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), até esta sexta-feira, 24 de novembro, a 9ª edição do Colóquio Internacional, para debater sobre desafios, avanços e perspectivas dos seus 20 anos de investigação em Educação. A abertura reuniu, na terça, 21, no auditório Alalaú da Faculdade de Educação (Faced), setor Norte do Campus, cerca de 150 participantes.
A recepção do evento foi intermediada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Colóquio reúne pesquisadores do campo educacional do Brasil e de países como França e Portugal, possibilitando o compartilhamento de resultados de investigações nessa área. Para saber mais sobre o evento e a programação, acesse http://afirse.com.br/coloquio.
O reitor, professor Sylvio Puga, ao realizar a abertura, enfatizou a relevância de eventos como esse, cujo enfoque é debater a educação de um ponto de vista crítico e estratégico, repensando a pesquisa e discutindo desafios, avanços e perspectivas. “Eu faço alusão ao tema porque ele se aproxima muito das linhas de investigação do nosso PPG. Neste encontro, será ainda mais propício o intercâmbio de conhecimento na área da Educação”, observou.
Participam do colóquio cerca de 150 pesquisadores em Educação do Brasil, da França e de PortugalJá a coordenadora do PPGE, professora Arminda Mourão, destacou ser esta a segunda vez que o colóquio é sediado pela Universidade: “Em 2005, a professora Rosa Brito intermediou a realização do terceiro evento da Secção Brasil”. Conforme explica a docente, nesta nona edição, possibilitada pela presença de pesquisadores do Piauí, do Ceará, de São Paulo, do Rio Grande do Norte e ainda do exterior, a expectativa é no sentido de uma troca de conhecimentos entre e de uma aproximação que poderá resultar em parcerias.
O evento divide-se em sete eixos temáticos: Formação profissional - políticas e práticas; Educação Inclusiva e diversidades - avanços e desafios; Educação e Tecnologia da Informação e da Comunicação - desafios para as práticas educativas; Práticas Pedagógicas - abordagens críticas; Currículo e Gestão da Educação - desafios contemporâneos; Educação Superior - desafios para o ensino crítico; e Identidades, educação e os desafios amazônicos. Segundo a professora Arminda, esta última mesa foi especialmente encomendada para o Amazonas. “Nós teremos somente professores da Ufam conduzindo essa disscussão”, argumentou. A participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também foi destacada pela docente, o que possibilita aos professores da educação básica uma maior proximidade da pesquisa científica.Professor José Pires foi um dos fundadores da Secção Brasil da Afirse. Ele trabalha com temáticas da Educação há mais de 40 anos
Conferência
A conferência inaugural ficou sob a responsabilidade do professor José Pires, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como mediadora a professora Fabiane Garcia, vice-coordenadora do PPGE. “Tive a oportunidade de, há 12 anos, participar do evento como mestranda. E hoje estou aqui como docente e mediadora desta conferência. Então, posso dizer que o colóquio é parte do meu amadurecimento intelectual”, afirmou a professora.
O conferencista atua na área da Educação desde a década de 1970. Com formação nas áreas de Letras e Pedagogia, o português naturalizado brasileiro, professor José Pires foi um dos fundadores da Secção Brasil da Afirse. “É interessante que nós nos reunimos com a atual presidente da Secção brasileira do Colóquio e definimos o tema dos 20 anos da Afirse no País. Nosso objetivo, com a conferência é enfatizar, sobretudo, as realizações feitas aqui no Brasil. Chegamos a ter 175 professores pesquisadores associados das diferentes regiões”, informou.
Ele enfatizou, ainda, a atuação mais dinâmica do Norte/Nordeste nos últimos anos. “Podemos destacar o Amazonas, o Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba. Essas unidades universitárias têm se revezado na realização do colóquio nacional”, destacou.
Professor do curso de História lança livro sobre índios cristãos

O professor do curso de História da Universidade Federal do Amazonas, Almir Diniz de Carvalho Jr, lançou em Belém, no dia 13 de novembro, o livro ‘Índios Cristãos: poder, magia e religião na Amazônia colonial’. O evento aconteceu na Livraria da Fox, localizada no bairro Nazaré, centro da capital paraense.
A nova publicação do autor, que também escreveu e organizou em parceria o livro ‘A Amazônia dos Viajantes - História e Ciência’, publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas em 2011, fala sobre os Índios Cristãos, a maneira como se converteram ao cristianismo, de que modo se inseriram na ordem colonial e quais as formas por eles utilizadas para construírem espaços autônomos e sobreviverem cultural, política e socialmente.
Sobre o autor
Almir Diniz é graduado em História pela Universidade de Brasília, mestre e doutor em história social pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professor da Universidade Federal do Amazonas desde 1993, atuando no Departamento de História e nos Programas de Pós-Graduação em História e em Antropologia. É autor de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais e de diferentes capítulos de livros editados em várias regiões do país como: Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas. O professor também é membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA.
O livro ‘Índios Cristãos: poder, magia e religião na Amazônia colonial’ está disponível para compra por meio do link https://goo.gl/muQFcQ
IFCHS realiza consulta para escolha de nova direção nesta quarta-feira (22)
A comunidade acadêmica do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), participa nesta quarta-feira, 22, da consulta para a escolha da nova direção do instituto. Concorrem aos cargos de diretor e vice duas chapas, formadas pelos docentes:Candidatos participaram de um debate no dia 14 de novembro. Da esquerda para direita, professor Nelcioney Araújo, Dhyene dos Santos (Membro da Comissão Eleitoral) e o professor Nonato Pereira
Chapa 10 - professores Nonato Pereira (Antropologia) e Keith Barbosa (História);
Chapa 12 - professores Nelcioney Araújo (Geografia) e Thiago Jacaúna (Ciências Sociais).
O pleito terá início às 8h30 e término às 21h. O local de votação é no hall da cantina do instituto. Ao todo 2007 votantes, entre professores, técnicos (ativos e aposentados) e alunos (graduação e pós-graduação) participam da escolha da nova gestão. A apuração dos votos será na Sala de Reuniões do instituto. Confira as propostas dos candidatos (Acesse).
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Comissão Eleitoral do IFCHS divulga calendário da consulta para a escolha dos novos gestores