Bibliotecas do Sistebib estarão fechadas para avaliação das ações no dia 16 de fevereiro

O Sistema de Bibliotecas da Ufam informa que, no dia 16 de fevereiro, a Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais não estarão realizando atendimentos à comunidade acadêmica devido reunião de avaliação das atividades do SISTEBIB. 

Mais informações: 3305 1181 ramal 2150 / 2152 / 2153.

Ufam em Benjamin Constant realiza colação de grau de 50 alunos

Gratidão pela universidade, ética, cidadania e empreendedorismo na Amazônia foram as palavras-chaves do evento

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Na noite da última quinta-feira, 8, o Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam em Benjamin Constant, município localizado na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, realizou a cerimônia de outorga de grau de seis cursos de graduação do segundo semestre de 2017: Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências - Biologia e Química, Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, e Pedagogia.

Ao todo 50 alunos colaram grau em uma cerimônia que contou com a presença do vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moysés Cohen, representando no ato o reitor, professor Sylvio Puga; e do diretor em exercício do INC, professor Max Pinheiro, representando no evento o diretor, professor Ricardo Barbosa.

Também compuseram a mesa os professores paraninfos Francisco de Souza (Administração), Widney de Lima (Antropologia), Célia Maia (Ciências Agrárias e do Ambiente), Tatyanna Pantoja (Ciências: Biologia e Química), Cristiane da Silva (Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola) e Gilvânia Braule (Pedagogia).

Gratidão e novos desafios

A cerimônia de outorga de grau foi marcada por discursos de agradecimentos dos alunos à Ufam pela formação acadêmica, de lembranças, dificuldades superadas ao longo dos anos de graduação e de novas perspectivas frente aos desafios do mercado de trabalho.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor destacou para os novos bacharéis e licenciados do instituto que empreendam na Amazônia com ética e cidadania. “Vocês devem se orgulhar dessa universidade. E ao se orgulharem, peço duas coisas: exerçam a ética e a cidadania em suas profissões. Em um momento onde nosso Brasil passa por uma situação vexatória, grave, crítica de desorganização social, nós, que somos o ápice dessa pirâmide do desenvolvimento da educação do povo brasileiro, devemos ser um exemplo nesse cenário. Peço a vocês que aprendam, compreendam e empreendam na região amazônica. É isso que estamos precisando para nossa terra. Parabéns a todos”, enfatizou o professor Jacob Moysés.

Já o diretor em exercício do instituto, professor Max Pinheiro, desejou força e fé. “Força para enfrentar os desafios, e fé para continuarem acreditando em si mesmos, e na humanidade. A universidade é de todos nós, e ela estará sempre de braços abertos para recebê-los”.

A oradora das turmas, Aline Miller, do curso de Pedagogia, agradeceu publicamente à Ufam, em um discurso escrito, pela formação acadêmica de cada um dos alunos. : “Cada Vice-reitor destaca a importância da ética e cidadania no exercício da profissãoVice-reitor destaca a importância da ética e cidadania no exercício da profissãoformando aqui traz consigo um sentimento único seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Hoje notamos o quão relevante é ter formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas. Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano, pois a educação é o grande suporte no processo de formação e transformação da sociedade”.

Confira abaixo a relação dos bacharéis e licenciados dos seis cursos de graduação, patronos e homenageados:

Bacharéis em Administração

Cleuton Pereira Chota; Jorge Alberto Maia Sanchez; Ray Carla Guimarães Rodrigues; Ronilson da Silva Procópio; Sérgio Liberato Quihue; Tissiane Christie Gomes de Almeida; Valéria Lima Teixeira.

 

Bacharéis em Antropologia

Felipe Sávio da Silva Lomas; Francisco Nery Vasconcelos Furtado; Josiane Otaviano Guilherme; Lenir Arcanjo de Souza; Rosiana Rabelo Franco; Raquel Farias do Nascimento.

 

Licenciados em Ciências Agrárias e do Ambiente

Israel Salvador de Souza; Itaciara Viviane Bitencourt Ramos; Lucilene Salvador Mariano.

 

Licenciados em Ciências: Biologia e Química

Ana Cristina Viana Barros; Ana Hellaine dos Reis Teixeira; Anita Yris Garcia Mendoza; Sandra Núbia de Souza Assis.

 

Licenciados em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola

Hayalla Tarciana Pereira da Costa e Luzia Ribeiro da Silva

 

Licenciados em PedagogiaOradora das turmas, Aline  MillerOradora das turmas, Aline Miller

Albertina Silva Pinheiro; Aldilene Almeida Melquiades; Alice de Lima Ramos; Aline Oliveira Miller; Arineia Viana de Lima; Bruna Caroline Carvalho de Abreu; Clovis Lima de Oliveira Filho; Ivanete de Souza Barbosa; Jaqueline Prisco Pinto; Jefferson Fabá do Nascimento; Joara Tapudima Ordones; Jociléa Canuto Lima; Judilene Andrade Barbosa; Kassia Karina Magalhães de Souza; Leonelli Pereira Bentes; Ludison da Cruz França; Manuel Saldanha Barbosa; Márcia Januário dos Santos; Marcleide Sebastião Arcanjo; Marcylene da Silva Faia; Paula Tomé Mendes; Pedrinho Germano de Almeida; Raifran Ferreira de Lima; Samara Arcanjo Ramires; Sebastiana Saraiva de Araújo; Silvia Ferreira dos Santos; Silvia Leticia Rodrigues de Castro; Vanessa Bindá das Chagas.

 

Patronos

Professora Vanusa Mesquita Sangama (Antropologia); Professora Líbia de Jesus Miléo (Ciências Agrárias e do Ambiente); Professora Vandreza Souza dos Santos (Ciências: Biologia e Química); Professor Jorge Luís de Freitas Lima (Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola); Professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho (Pedagogia).

 

Professores homenageados

Ciderjânio Farling Salvador da Costa (Administração); Nilvânia Mirelly Amorim de Barros (Antropologia); Antônia Ivanilce Castro Dácio (CiênciasAgrárias e do Ambiente); Renato Abreu Lima (Ciências- Biologia e Química); Lesly Diana Pimentel Yong (Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola); Marinete Sangama Saraiva (Pedagogia).

PPG em Ciência Animal comemora primeira defesa do mestrado

 
 
Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Logo do PPG em Ciência Animal da UFAM Logo do PPG em Ciência Animal da UFAM O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Ufam realizou na manhã de quarta-feira, 7, a primeira defesa de dissertação. Com seis meses de antecedência, a defesa mostra a competência de alunos e professores do programa.

Com apenas um ano e sete meses de criação, o PPGCAN já teve aprovado seu primeiro trabalho de pesquisa do curso de mestrado. Coordenador do Programa e orientador da dissertação defendida, o professor Frank Cruz, comemora este importante momento na história do programa. “Ele iniciou em abril de 2016 e a primeira defesa acontece com um ano e sete meses. Isso é muito bom para o candidato e também para o programa porque vai contar para que o curso suba de conceito na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, comemora.

Com a defesa da dissertação “Bioeficiência da inoculação de L-glutamina em ovos embrionados de matrizes avícolas”, de João Paulo Ferreira Rufino, o PPGCAN dá início ao cronograma de defesas da primeira turma. Segundo o coordenador, até o final do mês de abril quase 80% dos alunos terão feito suas defesas. O coordenador atribui os bons resultados alcançados pelo programa ao empenho e compromisso dos corpos docente e discente. “Temos um corpo docente jovem, motivador. E essa motivação tem de vir atrelada à produção científica e esses jovens professores têm se desdobrado dentro do programa em orientar, ministrar aulas, produzir artigos, pesquisas e isso é que talvez faça um grande diferencial do nosso programa”, diz.

A qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes também é outro destaque do PPGCAN. “Entraram alunos muito bem motivados. O PPGCAN está de parabéns porque nós tivemos a felicidade de termos alunos e trabalhos de pesquisa muito importantes”, comenta sobre os 15 alunos da primeira turma.

Primeira defesa do PPGCAN ocorre com apenas um ano e sete meses de criação.Primeira defesa do PPGCAN ocorre com apenas um ano e sete meses de criação.

Com a primeira defesa realizada, o programa celebra a superação do maior desafio enfrentado desde sua criação, titular seu primeiro aluno. A permanente busca por equipamentos mais modernos e a obtenção do conceito quatro da Capes são atualmente os principais objetivos do PPG. “Seremos avaliados em 2019, e estamos trabalhando para sermos pelo menos conceito quatro”. Para obtê-lo, a equipe investe na produção científica docente e na infraestrutura dos laboratórios. “Com isso, a nossa intenção é submeter à Capes a proposta de curso em nível de doutorado já em 2019”, revela.

Primeira Defesa do PPGCAN

Abordando um tema inovador, o uso da L-glutamina no desenvolvimento de aves ainda nos ovos, João Paulo Rufino discorreu sobre um tema com o qual já possui familiaridade, uma vez que desde a graduação realiza trabalhos na linha de pesquisa Nutrição e Produção de Monogástricos e Ruminantes. “Sempre gostei de trabalhar com o desenvolvimento embrionário, com a reprodução de aves, e a possibilidade de utilizar um produto que nunca tinha sido utilizado me fascinou”, conta.

De acordo com o orientador, ainda que a temática escolhida seja nova, a estrutura do PPG possibilitou a realização da pesquisa. “É um trabalho muito bom. Eu comentei da falta de referências bibliográficas durante a arguição justamente porque para realizar um trabalho desses é preciso infraestrutura física e de equipamentos e hoje só quatro universidades brasileiras possuem isso, entre elas a UFAM”, declarou.

Banca avaliadora e público participam de momento importante na história do PPG.Banca avaliadora e público participam de momento importante na história do PPG.

Primeiro colocado na seleção para o PPGCAN, João Paulo demonstra grande interesse para a pesquisa científica. Para o professor Frank Cruz, o estudante promete ser um destaque na área. “Ele é uma pessoa altamente produtiva do ponto de vista científico, já tem 28 artigos produzidos. Ele é um exemplo de quando você quer, quando você tem motivação, você consegue”, afirma ao anunciar a aprovação do orientando para o curso de doutorado da Rede Bionorte, também da UFAM.

Sobre o PPGCAN

Com a proposta do curso submetida à Capes no final de 2015 e aprovada em 2016, após duas tentativas frustradas em 2013 e 2014, o PPGCAN é um exemplo de determinação. Composto por 22 docentes, 15 permanentes e sete colaboradores, o programa começa a colher os frutos da dedicação dos seus envolvidos com as defesas dos alunos da primeira turma.

Vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o PPGCAN é o único do tipo no Estado, possuindo duas linhas de pesquisa: Biotecnologia Aplicada a Produção Animal e Nutrição e Produção de Monogástricos e Ruminantes; além de contar com instituições como oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM/AM) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

 

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