Bibliotecas do Sistebib estarão fechadas para avaliação das ações no dia 16 de fevereiro
O Sistema de Bibliotecas da Ufam informa que, no dia 16 de fevereiro, a Biblioteca Central e as Bibliotecas Setoriais não estarão realizando atendimentos à comunidade acadêmica devido reunião de avaliação das atividades do SISTEBIB.
Mais informações: 3305 1181 ramal 2150 / 2152 / 2153.
Ufam em Benjamin Constant realiza colação de grau de 50 alunos
Gratidão pela universidade, ética, cidadania e empreendedorismo na Amazônia foram as palavras-chaves do evento
Na noite da última quinta-feira, 8, o Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Ufam em Benjamin Constant, município localizado na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, realizou a cerimônia de outorga de grau de seis cursos de graduação do segundo semestre de 2017: Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências - Biologia e Química, Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola, e Pedagogia.
Ao todo 50 alunos colaram grau em uma cerimônia que contou com a presença do vice-reitor da Ufam, professor Jacob Moysés Cohen, representando no ato o reitor, professor Sylvio Puga; e do diretor em exercício do INC, professor Max Pinheiro, representando no evento o diretor, professor Ricardo Barbosa.
Também compuseram a mesa os professores paraninfos Francisco de Souza (Administração), Widney de Lima (Antropologia), Célia Maia (Ciências Agrárias e do Ambiente), Tatyanna Pantoja (Ciências: Biologia e Química), Cristiane da Silva (Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola) e Gilvânia Braule (Pedagogia).
Gratidão e novos desafios
A cerimônia de outorga de grau foi marcada por discursos de agradecimentos dos alunos à Ufam pela formação acadêmica, de lembranças, dificuldades superadas ao longo dos anos de graduação e de novas perspectivas frente aos desafios do mercado de trabalho.
Em seu pronunciamento, o vice-reitor destacou para os novos bacharéis e licenciados do instituto que empreendam na Amazônia com ética e cidadania. “Vocês devem se orgulhar dessa universidade. E ao se orgulharem, peço duas coisas: exerçam a ética e a cidadania em suas profissões. Em um momento onde nosso Brasil passa por uma situação vexatória, grave, crítica de desorganização social, nós, que somos o ápice dessa pirâmide do desenvolvimento da educação do povo brasileiro, devemos ser um exemplo nesse cenário. Peço a vocês que aprendam, compreendam e empreendam na região amazônica. É isso que estamos precisando para nossa terra. Parabéns a todos”, enfatizou o professor Jacob Moysés.
Já o diretor em exercício do instituto, professor Max Pinheiro, desejou força e fé. “Força para enfrentar os desafios, e fé para continuarem acreditando em si mesmos, e na humanidade. A universidade é de todos nós, e ela estará sempre de braços abertos para recebê-los”.
A oradora das turmas, Aline Miller, do curso de Pedagogia, agradeceu publicamente à Ufam, em um discurso escrito, pela formação acadêmica de cada um dos alunos. : “Cada Vice-reitor destaca a importância da ética e cidadania no exercício da profissãoformando aqui traz consigo um sentimento único seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Hoje notamos o quão relevante é ter formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas. Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano, pois a educação é o grande suporte no processo de formação e transformação da sociedade”.
Confira abaixo a relação dos bacharéis e licenciados dos seis cursos de graduação, patronos e homenageados:
Bacharéis em Administração
Cleuton Pereira Chota; Jorge Alberto Maia Sanchez; Ray Carla Guimarães Rodrigues; Ronilson da Silva Procópio; Sérgio Liberato Quihue; Tissiane Christie Gomes de Almeida; Valéria Lima Teixeira.
Bacharéis em Antropologia
Felipe Sávio da Silva Lomas; Francisco Nery Vasconcelos Furtado; Josiane Otaviano Guilherme; Lenir Arcanjo de Souza; Rosiana Rabelo Franco; Raquel Farias do Nascimento.
Licenciados em Ciências Agrárias e do Ambiente
Israel Salvador de Souza; Itaciara Viviane Bitencourt Ramos; Lucilene Salvador Mariano.
Licenciados em Ciências: Biologia e Química
Ana Cristina Viana Barros; Ana Hellaine dos Reis Teixeira; Anita Yris Garcia Mendoza; Sandra Núbia de Souza Assis.
Licenciados em Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola
Hayalla Tarciana Pereira da Costa e Luzia Ribeiro da Silva
Licenciados em PedagogiaOradora das turmas, Aline Miller
Albertina Silva Pinheiro; Aldilene Almeida Melquiades; Alice de Lima Ramos; Aline Oliveira Miller; Arineia Viana de Lima; Bruna Caroline Carvalho de Abreu; Clovis Lima de Oliveira Filho; Ivanete de Souza Barbosa; Jaqueline Prisco Pinto; Jefferson Fabá do Nascimento; Joara Tapudima Ordones; Jociléa Canuto Lima; Judilene Andrade Barbosa; Kassia Karina Magalhães de Souza; Leonelli Pereira Bentes; Ludison da Cruz França; Manuel Saldanha Barbosa; Márcia Januário dos Santos; Marcleide Sebastião Arcanjo; Marcylene da Silva Faia; Paula Tomé Mendes; Pedrinho Germano de Almeida; Raifran Ferreira de Lima; Samara Arcanjo Ramires; Sebastiana Saraiva de Araújo; Silvia Ferreira dos Santos; Silvia Leticia Rodrigues de Castro; Vanessa Bindá das Chagas.
Patronos
Professora Vanusa Mesquita Sangama (Antropologia); Professora Líbia de Jesus Miléo (Ciências Agrárias e do Ambiente); Professora Vandreza Souza dos Santos (Ciências: Biologia e Química); Professor Jorge Luís de Freitas Lima (Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola); Professora Maria Auxiliadora dos Santos Coelho (Pedagogia).
Professores homenageados
Ciderjânio Farling Salvador da Costa (Administração); Nilvânia Mirelly Amorim de Barros (Antropologia); Antônia Ivanilce Castro Dácio (CiênciasAgrárias e do Ambiente); Renato Abreu Lima (Ciências- Biologia e Química); Lesly Diana Pimentel Yong (Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola); Marinete Sangama Saraiva (Pedagogia).
PPG em Ciência Animal comemora primeira defesa do mestrado
Logo do PPG em Ciência Animal da UFAM O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Ufam realizou na manhã de quarta-feira, 7, a primeira defesa de dissertação. Com seis meses de antecedência, a defesa mostra a competência de alunos e professores do programa.
Com apenas um ano e sete meses de criação, o PPGCAN já teve aprovado seu primeiro trabalho de pesquisa do curso de mestrado. Coordenador do Programa e orientador da dissertação defendida, o professor Frank Cruz, comemora este importante momento na história do programa. “Ele iniciou em abril de 2016 e a primeira defesa acontece com um ano e sete meses. Isso é muito bom para o candidato e também para o programa porque vai contar para que o curso suba de conceito na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, comemora.
Com a defesa da dissertação “Bioeficiência da inoculação de L-glutamina em ovos embrionados de matrizes avícolas”, de João Paulo Ferreira Rufino, o PPGCAN dá início ao cronograma de defesas da primeira turma. Segundo o coordenador, até o final do mês de abril quase 80% dos alunos terão feito suas defesas. O coordenador atribui os bons resultados alcançados pelo programa ao empenho e compromisso dos corpos docente e discente. “Temos um corpo docente jovem, motivador. E essa motivação tem de vir atrelada à produção científica e esses jovens professores têm se desdobrado dentro do programa em orientar, ministrar aulas, produzir artigos, pesquisas e isso é que talvez faça um grande diferencial do nosso programa”, diz.
A qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes também é outro destaque do PPGCAN. “Entraram alunos muito bem motivados. O PPGCAN está de parabéns porque nós tivemos a felicidade de termos alunos e trabalhos de pesquisa muito importantes”, comenta sobre os 15 alunos da primeira turma.
Primeira defesa do PPGCAN ocorre com apenas um ano e sete meses de criação.
Com a primeira defesa realizada, o programa celebra a superação do maior desafio enfrentado desde sua criação, titular seu primeiro aluno. A permanente busca por equipamentos mais modernos e a obtenção do conceito quatro da Capes são atualmente os principais objetivos do PPG. “Seremos avaliados em 2019, e estamos trabalhando para sermos pelo menos conceito quatro”. Para obtê-lo, a equipe investe na produção científica docente e na infraestrutura dos laboratórios. “Com isso, a nossa intenção é submeter à Capes a proposta de curso em nível de doutorado já em 2019”, revela.
Primeira Defesa do PPGCAN
Abordando um tema inovador, o uso da L-glutamina no desenvolvimento de aves ainda nos ovos, João Paulo Rufino discorreu sobre um tema com o qual já possui familiaridade, uma vez que desde a graduação realiza trabalhos na linha de pesquisa Nutrição e Produção de Monogástricos e Ruminantes. “Sempre gostei de trabalhar com o desenvolvimento embrionário, com a reprodução de aves, e a possibilidade de utilizar um produto que nunca tinha sido utilizado me fascinou”, conta.
De acordo com o orientador, ainda que a temática escolhida seja nova, a estrutura do PPG possibilitou a realização da pesquisa. “É um trabalho muito bom. Eu comentei da falta de referências bibliográficas durante a arguição justamente porque para realizar um trabalho desses é preciso infraestrutura física e de equipamentos e hoje só quatro universidades brasileiras possuem isso, entre elas a UFAM”, declarou.
Banca avaliadora e público participam de momento importante na história do PPG.
Primeiro colocado na seleção para o PPGCAN, João Paulo demonstra grande interesse para a pesquisa científica. Para o professor Frank Cruz, o estudante promete ser um destaque na área. “Ele é uma pessoa altamente produtiva do ponto de vista científico, já tem 28 artigos produzidos. Ele é um exemplo de quando você quer, quando você tem motivação, você consegue”, afirma ao anunciar a aprovação do orientando para o curso de doutorado da Rede Bionorte, também da UFAM.
Sobre o PPGCAN
Com a proposta do curso submetida à Capes no final de 2015 e aprovada em 2016, após duas tentativas frustradas em 2013 e 2014, o PPGCAN é um exemplo de determinação. Composto por 22 docentes, 15 permanentes e sete colaboradores, o programa começa a colher os frutos da dedicação dos seus envolvidos com as defesas dos alunos da primeira turma.
Vinculado à Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), o PPGCAN é o único do tipo no Estado, possuindo duas linhas de pesquisa: Biotecnologia Aplicada a Produção Animal e Nutrição e Produção de Monogástricos e Ruminantes; além de contar com instituições como oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM/AM) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).