Departamento de Material faz treinamento sobre compras

Diretora do Departamento de Material, Joice Ribeiro, fala aos servidoresDiretora do Departamento de Material, Joice Ribeiro, fala aos servidoresJuscelino Simões
Equipe Ufam

O Departamento de Material da Pró-Reitoria Administrativa da Ufam promoveu nesta quinta-feira, 22, treinamento sobre planejamento de compras 2018 e a implantação do Plano Anual de Aquisição. O treinamento é direcionado aos servidores da Ufam e visa orientar os procedimentos de compras na Instituição, como também esclarecer o uso da nova cartilha de compras de 2018.

Com a participação de mais 70 servidores das unidades acadêmicas e dos órgãos suplementares da Ufam, teve início nesta manhã de quinta-feira, 22, no auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), no térreo da reitoria, no setor Norte do campus, treinamento sobre planejamento de compras e a implantação do Plano Anual de Aquisição para 2018, que tem como objetivo orientar servidores, responsáveis pelo processo de compras em suas unidades, a proceder de forma qualificada o uso de ferramentas disponíveis para o procedimento de aquisição de materiais.

A pró-reitora de Planejamento da Ufam, Kleomara Gomes Cerquinho, fez a abertura do evento com a explanação técnica do quadro atual do orçamento da Ufam. Destacou que o treinamento vai qualificar servidores de várias unidades e criar uma nova postura no processo de compras na Instituição.      

A diretora do Departamento de Material da Ufam, Joice Ribeiro dos Santos, coordenadora do evento, afirmou que o tribunal de Contas da União (TCU) orientou que todas as universidades implantem um planejamento de compras e este ano resolveram trabalhar um treinamento sobre o orçamento, que é o que norteia a questão do processo de compras. “O treinamento é em razão da orientação do TCU e resolvemos convocar os servidores das unidades para conhecerem o orçamento destinado a cada um e de como proceder, conhecendo a legislação, na aquisição de materiais. É importante que o servidor responsável pelas compras nas unidades tenha conhecimento de todo o procedimento para atender as necessidades do setor. Temos como material de apoio uma cartilha de compras que os participantes receberam para dar suporte às dúvidas que possam ter”, afirmou a diretora.  

A professora do curso de Letras/Libras, Debora Teixeira Arruda, destacou a importância da sua participação no treinamento como uma forma de ampliar o conhecimento sobre gestão de recursos públicos. “O treinamento sobre como gerir os recursos públicos, dando subsídios de como proceder na compra de materiais é importante a todos nós que trabalhamos na Instituição. É fundamental conhecer a legislação e de como proceder na manipulação de recursos. O curso vem me enriquecer pra que eu posso entender como é esse processo. Na minha atividade docente não tenho muito tempo para conhecer esse processo administrativo e participar do treinamento acrescenta muito”, destacou a professora da Ufam.

O treinamento tem prosseguimento nesta tarde de quinta-feira, das 14 até às17h, e amanhã, sexta-feira, dia 23, das 9h às 17h.     

  

 

Reitor outorga grau a formandos do curso de Pedagogia

Dos 75 novos licenciados, 98% eram formandas mulheres 

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Na noite dessa quarta-feira, 21, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, presidiu a solenidade de outorga de grau a 75 formandos da Faculdade de Educação (Faced). Compuseram a mesa de honra presidida pelo reitor, a diretora da Faculdade de Educação, professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti; os coordenadores do curso, professores Paulo Ricardo Freire e Marinês Viana de Souza e a paraninfa do curso, professora Ronney da Silva Feitoza.

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou que entrega à sociedade os melhores pedagogos do Amazonas. "Nossa Universidade é centenária, avança a cada ano nos rankings nacionais e internacionais. Presenciei aqui lágrimas de emoção, de vitória, pois sabemos que o diploma da Ufam não é fácil de ser conquistado e no mercado de trabalho é o mais disputado. Portanto, não tenham medo. Eu não tenho dúvida de afirmar que a vitória está determinada a cada um de vocês. Assim, parabenizo os senhores pais e digo que hoje apenas termina uma etapa, pois esperamos vocês para o mestrado e o doutorado mais à frente" discursou o reitor.

A diretora da Faculdade de Educação, professora Francisca Maria Coelho Cavalcanti, pediu aos novos pedagogos que façam diferença na vida das pessoas. "Primeiramente, cumprimento o harém pedagógico, considerando que as mulheres são a maioria nesta solenidade de formatura. Cumprimento o Hudson, único homem da turma. Cumprimento, especialmente, os pais que investiram na educação de seus filhos e hoje prestigiam esse momento tão importante. Vocês, agora formados, aprenderam muito ao longo de cinco anos. Fizeram amizades, brigaram, brincaram mas, acima de tudo, estudaram muito e agora vão levar tudo o que aprenderam para a sociedade. Dizem que a Escola não tem partido, mas temo sim. O nosso partido é o do conhecimento, da moral, da ética, da sensibilidade social, da equidade social. Temos absoluta certeza de que vocês tem a competência ética e humana para fazerem muito pela sociedade. Então, melhorem a vida de cada criança, de cada jovem, de cada adulto que passar pela vida de vocês. Parabéns a todos", discursou a diretora.

Gabriela Santana da Costa foi a oradora da turmaGabriela Santana da Costa foi a oradora da turma

A paraninfa da turma, professora Ronney Feitoza, destacou o desafio de dirigir algumas palavras a uma turma que considera tão especial. "Inicialmente, agradeço o convite manifestando a mais profunda admiração alicerçada em nosso encontro acadêmico, ético, político e amoroso. Nesses quase 32 anos de docência, considero este da formatura um dos mais emocionantes, pois convivendo no contexto da formação, construímos afetos e percebemos que a educação é um processo existencial do qual não nos apartamos nunca, pois educação é, basicamente, humanização. Com orgulho, vejo neste auditório pessoas que passaram por uma formação rigorosa e intensa, que aprenderam umas com as outras, com o divergente e que estão prontas para os próximos desafios"

Oradora ressalta vínculos

Durante seu discurso, a oradora da turma, Gabriela Santana da Costa mencionou os diversos vínculos estabelecidos durante a graduação. "Nessa caminhada descobrimos pessoas, amizades e até irmandades. Grandes amizades se firmaram e isso foi importante, pois tínhamos para quem correr na hora do desespero, durante as tensões pré TCC. Esses vínculos se transformaram em verdadeiros nós que, independente do tempo, idade ou lugar sabemos que durará feito nó de marinheiro".

Único homem da turma, Hudson Valloais Barros exaltou a fortaleza das colegas ao longo da jornada acadêmicaÚnico homem da turma, Hudson Valloais Barros exaltou a fortaleza das colegas ao longo da jornada acadêmica

Ela também destacou a Ufam como a segunda casa de cada integrante da turma. " Se fecharmos nossos olhos e revivermos cada momento da graduação, sei que encontraremos cenas de grupinhos na sala de aula, dos nossos professores, das filas quilométricas do Restaurante Universitário, as conversas de horas nas lanchonetes ou Centro de Convivência, cachorros, preguiças, tucanos, macacos, gatos, integração lotado, festas universitárias, luta por nossos direitos, o verde das nossas matas, enfim, o mundo que vivenciamos durante nossa trajetória na Ufam, onde passávamos mais tempo do que em nossos lares com nossas famílias. Isso tudo é Ufam. Nós somos Ufam e a saudade já é um sentimento presente", declarou a oradora.

Registros

Mencionado durante o discurso da diretora da Faced e da oradora da turma, o único representante do sexo masculino entre os recém-formados, Hudson Valloais de Souza Barros, exaltou a fortaleza das colegas ao longo da jornada acadêmica. "Ter convivido com tantas mulheres ao longo da graduação só fez crescer em mim a admiração pelo gênero feminino. Elas são fortes, determinadas, responsáveis, entre tantas outras virtudes que existem. É impressionante como elas fazem tantas coisas ao mesmo tempo sem perder a delicadeza. Elas são extremamente admiráveis e, para mim, será sempre um orgulho ter crescido academicamente com elas. Também desejo inspirar outros homens a atuarem como professores da educação infantil pois desejo romper com o preconceito velado que existe em relação aos homens atuantes nessa área da Educação, que é tão importante quanto as outras", ressaltou.

Patronesse e professora homenageada

A patronesse dos formandos foi a professora Valéria Amed das Chagas Costa e a professora Raiolanda Magalhães Pereira de Camargo foi a docente homenageada.

A cerimônia foi realizada no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Confira a lista dos pedagogos recém-formados

1. AGATA AGNES FLORENCIO DE SOUSA

2. ANA MARLI DE SOUZA OLIVEIRA

3. ANNE LURIAN DA CRUZ VASCONCELOS

4. ARLANY SOUZA DE ARAUJO

5. ARTEMIZIA SANTOS DE SOUZA

6. BARBARA DIAS GUALBERTO

7. BEATRIZ MACIEL DE OLIVEIRA

8. BRUNA GABRIELLE LIMA DE SOUZA

9. CARLA JANAINA REIS LIMA

10. CAROLINE SOARES CARNEIRO

11. CRISTINA RIBEIRO LOPES

12. CRLISSER ALESSANDRA PASCOAL DA CRUZ

13. DANIELA CARDOSO DE SOUSA

14. DANIELLE DE LIMA ARRUDA

15. DANIELLE GOLVIM DA SILVA ALENCAR

16. DEBORAH DE SOUSA NEVES

17. EMANUELY GOMES DA SILVA

18. ERISLANE DOS SANTOS LIMA

19. FABIOLA LEAL MARTINS

20. FABRICIA NASCIMENTO FARIAS

21. FLAVIA DE SOUZA GADELHA​

22. GABRIELA SANTANA DA COSTA

23. GABRIELLA BARROSO DO CARMO

24. GABRIELLA NASCIMENTO COSTA

25. GABRIELLE DA SILVA SOUSA

26. GLENDANAY DE NAZARE SERUDO

27. HIORRANA KELLY COSTA TORRES

28. HUDSON VALLOAIS DE SOUZA BARROS

29. IASMINI MARQUES VIEIRA

30. JANETE MONTEIRO LOPES

31. JÉSSICA DA SILVA DE ARAÚJO

32. JESSICA DA SILVA VIEIRA

33. JESSICA DE OLIVEIRA MOTA

34. JOMARA DE OLIVEIRA ANDRADE REIS

35. JOSELE FERNANDES DA SILVA

36. JOSILENE BRAGANÇA ALVES

37. JOYCE HELLEN DOS REIS GONCALVES

38. JULIANA AMORIM DE OLIVEIRA

39. JULIANA FERREIRA DE SOUZA

40. KAMILLA SOARES MARQUES

41. KAROLINA MARIA DE ARAUJO CORDEIRO

42. LARISSA DA SILVA ZAGURI​

43. LARISSA VICTORIA MOTA DE SOUZA

44. LAURA GOMES ARRUDA OLIVEIRA

45. MARCIA MARQUES AZEVEDO

46. MARIA ISABEL PEREIRA DA SILVA

47. MARIANE AGUIAR DE MELO

48. MARLUCIA GONCALVES DA SILVA

49. MINADABLE MOREIRA VALENTIN

50. MOSIANE ARRUDA DA COSTA

51. NAYARA MEDEIROS ARAUJO

52. NEILDE SILVA DOS SANTOS

53. NIVIANE BEZERRA BALBI

54. ORLEANE DE OLIVEIRA SILVA

55. REBECA NORONHA DE AZEVEDO MARINHO

56. RHANA PAULA ASSUNCAO DE SOUZA

57. RILLARY SHERON JESUS DE ARAUJO

58. ROSINETH MONTEIRO SOARES

59. SABRINA SOUZA DE FREITAS

60. SAMARIA BISPO DOS SANTOS DE OLIVEIRA

61. SAMILA DOS SANTOS CARNEIRO

62. SILVIA CRISTINA COSTA DE ANDRADE

63. SILVIANE NASCIMENTO DA SILVA

64. STEPHANIE BASTOS GOMES

65. STHEFANY FARIAS COSTA

66. SUELEN TAVARES DA SILVA SALES

67. SUZANA APARICIO PINHEIRO

68. TAILANE CAMILLE DA SILVA VIDAL

69. TAYLANA SANCHES DOS SANTOS

70. THAISA MARQUES DE ALMEIDA

71. THAYNA GUNDIN GADELHA

72. THAYS CARDOSO PEREIRA

73. VALERIA TIBURCIO DE OLIVEIRA

74. VERONICA LUCENA DA ROCHA

75. VIVIANE MARIA SILVA DE

 
 

Em São Gabriel, reitor outorga grau de formandos em Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável

 
Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
 

Solenidade de colação de grau conferiu a licenciatura a 29 formandosSolenidade de colação de grau conferiu a licenciatura a 29 formandos

Formar professores-pesquisadores indígenas no âmbito da enunciação de políticas públicas educacionais e processos pedagógicos próprios: uma missão a qual a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) exerce, no município de maior número de indígenas do País, São Gabriel da Cachoeira, distante a 853 km em linha reta da capital, Manaus. Em uma solenidade que valorizou a cultura nativa, o reitor da Instituição, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, presidiu a cerimônia de outorga de grau a 29 formandos da segunda turma de Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (Yegatu), intitulada Pisasuwa Kuasa.
 
Iniciado no ano 2009, a Licenciatura é organizada a partir da territorialidade linguística (Baniwa,  Yegatu e Tukano), sendo ofertada em seis polos, cuja metodologia se norteia pela legislação nacional e internacional da educação indígena. O curso tem duração de quatro anos e é promovido em oito etapas intensivas e sete intermediárias. 

São Gabriel da Cachoeira integra um dos seis polos do curso de graduaçãoSão Gabriel da Cachoeira integra um dos seis polos do curso de graduação

Na solenidade de outorga de grau, foram convidadas a compor a mesa, além do reitor da Ufam, as seguintes autoridades: a idealizadora do curso de graduação e paraninfa da turma, professora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, professora Ivani Ferreira de Faria, o pró-reitor de Extensão, professor José Ricardo Bessa Freire e a diretora do IFCHS, professora Simone Baçal. O diretor-presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Marivelton Barroso e o professor homenageado, Rinaldo Sena Fernandes, além do coordenador da Licenciatura, professor Frantomé Bezerra Pacheco, as lideranças indígenas Baré e Werekena, Bras França e Juarez Cândido, respectivamente e o diretor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jamal Chaar também compunham a mesa da solenidade. A cerimônia foi realizada no auditório 'Wayuri', do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), cujo diretor, professor Elias Brasilino, foi representado pelo professor Manoel de Jesus Souza, também à mesa do evento.

Fundadora do curso e paraninfa da turma 'Pisasuwa Kuasa', professora Ivani Ferreira, faz pronunciamentoFundadora do curso e paraninfa da turma 'Pisasuwa Kuasa', professora Ivani Ferreira, faz pronunciamento

Após a entrada dos formandos, a aluna Maria Lindalva Fointes Olímpio, da etnia Baniwa, procedeu ao juramento em português e em Yegatu. Da mesma forma, o orador, Paulo Cézar Gaspar Gonçalves, proferiu seu discurso nos dois idiomas, emocionando os familiares e professores do curso. A tônica dos pronunciamentos foi a valorização das tradições nativas e a necessidade de garantir o direito ao conhecimento para salvaguardar a cultura dos povos indígenas. 
 
O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, falou da importância da Licenciatura e a obstinação da idealizadora do curso, professora Ivani Ferreira de Faria, em fortalecer a relação da Universidade com os povos indígenas. "A Licenciatura é uma prática desenvolvida que converge no exercício das habilidades dos, agora, licenciados, que é uma proposta do curso. Qualificando-se, os novos profissionais estarão aptos a pensar e criar instrumentos pedagógicos próprios à prática docente para o bem viver em suas comunidades", disse o reitor. 'Aqui, reconhecimos e ratificamos o compromisso da professora Ivani Ferreira de Faria de décadas para com as políticas educacionais voltadas aos povos indígenas", ressaltou o reitor. 

Reitor exalta importância do curso de graduação em Políticas Educacionais e Desenvolvimento SustentávelReitor exalta importância do curso de graduação em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável

A paraninfa da turma, professora Ivani Ferreira, em seu discurso, chamou ao exercício de cidadania participativa indígena e a construção da autonomia educacional dos licenciados. "Nosso ideal é difundir o controle sobre a agenda educacional indígena, com o objetivo de romper com o que se impõe a esses povos no que tange à educação e a Licenciatura Indígena em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (Yegatu) vem para preencher essa lacuna", salientou. 
 
Aprendizado   
 
Primeiro a receber o diploma de licenciado, o graduado Adailton Pompilho Baltazar falou da felicidade de cumprir uma jornada importante em sua vida pedagógico. "Não foi fácil chegar até aqui porque fazemos muitas renúncias para poder estar em sala de aula. Deixar nossa comunidade e vir para a cidade, estudar, requer muita força de vontade e apoio da família", contou. 
 
O graduado da turma com mais idade, Eliúde Américo Rodrigues Carneiro, já possuía graduação na área de Educação por outra instituição, mas disse que, até cursar a Licenciatura, ainda não se sentia suficientemente preparado para lecionar. "Vou voltar a minha comunidade mais qualificado para ministrar minhas aulas. Agora me sinto mais seguro para atuar como professor, o que aprendi aqui me abriu as portas para um universo que até então eu não acreditava que pudesse ser capaz de administrar e empregar no meu dia a dia", considerou.

Aluno mais velho disse que retornará a sua comunidade mais preparado para ministrar aulasAluno mais velho disse que retornará a sua comunidade mais preparado para ministrar aulas

Abaixo, a listagem com os nomes dos novos licenciados em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável (Yegatu):
 
- Alberta Gomes André | - Alcimar Videira Bruno
- Anísio Gomes Camico |- Carlos de Jesus da Silva Ricardo
- Deusimar Morais Cordeiro | - Dionísio Henrique Alemão
- Eliúde Américo Rodrigues Cordeiro | - Elizabeth Melgueiro da Silva
- Elson Kene Angelino Cordeiro | - Elziane Gomes Cordeiro
- Erivelto Alberto Bernardo | - Eunice Gomes Cordeiro
- Francisco Cirineu Martins Melgueiro | - Genilson Camico Garcia
- Genivaldo Antônio Ribeiro | - Gerson Américo Rodrigues Cordeiro
- Irene Kalistrato de Andrade |- Jonato Gregório Alemão
- Josimar Silvano Cândido | - Junia Peinado Garrido
- Launirklison Baltazar Antônio | - Maria Lindalva Fontes Olímpio
- Maristela Silvano da Silva | - Marlene Evangelista
- Miguel Alemão Miranda | - Niede Alemo Pereira
- Paulo César Gonçalves Gaspar | - Sério Farias Gaspar
 
 
 
 
 
 
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