Comissão eleitoral divulga listas de votantes

A Comissão responsável pelo processo que elegerá os novos integrantes dos Conselhos Superiores da Ufam divulga as listas com os nomes dos servidores e alunos aptos a participar da eleição. Confira os documentos anexados.

De acordo com a Comissão, a lista dos técnico-administrativos em educação (TAEs) e dos residentes do Hospital Universitário Getúlio Vargas está sendo providenciada, mas a votação ocorrerá normalmente. Caso o nome do eleitor não conste na lista, é necessário apresentar documento que comprove vínculo com a Universidade como crachá e contracheque, para servidores. Estudantes podem apresentar comprovante de matrícula.

Na capital, serão 22 locais de votação, identificados com cartazes. Haverá um local de votação em cada campus fora da sede. Todos os eleitores devem votar em urnas de suas respectivas unidades e em turnos de seus cursos (diurno – até às 17h, e noturno – até às 20h).

Sobre a Eleição

Na terça-feira, 27, das 9h às 20h, os três segmentos da comunidade acadêmica da Ufam, estudantes, docentes e TAEs, elegem seus representantes para atuar nos principais órgãos deliberativos da Instituição, os Conselhos Superiores (Consuni, Consad e Consepe). Os novos membros dos Conselhos terão de 2018 a 2020 para definir as ações da Universidade em suas áreas de competência. 

 

Para esclarecer dúvidas, a Comissão disponibiliza os contatos de seus membros:

Presidente - Dhyene Vieira dos Santos – (92) 98159-4411
Membro - Adriano Fernandes Ferreira – (92) 98413-8323
Membro - Raimundo de Oliveira Lucena – (92) 99329-1624
Membro - Rogério Monteiro Rocha – (92) 99121-1802
Membro - Antônio José Vale da Costa – (92) 99991-2316
Membro - José Belizário Neto – (92) 98162-3105
Membro - Angélica Pires Cavalcante – (92) 98252-7391
Membro - Rafael Bentes – (92) 99123-4554

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Oficina de professora da Ufam no Inpa foca no conhecimento da Política Nacional de Tecnologia Social

A oficina fez parte da programação do VII Workshop de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

Por Luciete Pedrosa
Ascom Inpa

Tornar conhecida e socializar com a sociedade a lei de Tecnologia Social. Estes foi o foco da oficina sobre a Política Nacional de Tecnologia Social (Projeto de Lei 3329/15), conduzida pela professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Amazônia (Ufam), Debora Cristina Rodrigues. A oficina fez parte da programação do VII Workshop de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). 

O Projeto de Lei 3329/15 do Senado Federal que cria a Política Nacional de Tecnologia Social foi aprovado em caráter conclusivo em agosto de 2017 e está em tramitação final para sanção presidencial. 

Com o tema Economia solidária e gestão estratégica pública, o VII Workshop de Tecnologia Social teve início na quarta-feira (21) e reúne até o final da tarde desta quinta-feira (22), no Inpa, cientistas, professores, estudantes e líderes de movimentos sociais. O objetivo foi aproximar no processo de conhecimento da base legal dada pelas políticas públicas na área de t4cnologias sócias e aproximar atores envolvidos na produção de tecnologias de interesse social para a Amazônia.

Realizada na manhã desta quinta-feira (22), a oficina sobre a Política Nacional de Tecnologia Social (Projeto de Lei 3329/15), contou com a colaboração da professora Sonia Marise Salles Carvalho, coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade de Brasília (UnB), e do professor Dr. Jesus Carlos Delgado Garcia, coordenador de projetos e pesquisador do Instituto de Tecnologia Social de São Paulo. 

A professora Rodrigues explica que a oficina teve como objetivo refletir sobre o projeto de lei que é de 2015 e que está em fase de finalização do trâmite no Legislativo para aprovação. “Queremos ouvir os participantes desse workshop de Tecnologia Social para saber se essa Lei, da forma como está formulada, se atende aos povos da Amazônia (indígenas, ribeirinhos, quilombolas), enfim, todas as populações”, diz. “Queremos que essa política tenha um caráter universal, nacional, e que atenda aos povos da região”, ressalta.

De acordo com Rodrigues, ao final da oficina foram formados grupos que refletiram sobre sete eixos existentes na política. A partir das sugestões de pesquisadores, professores e de pessoas que trabalham com tecnologias sociais na Amazônia foi elaborado um relatório, que será encaminhado ao Legislativo para que possa ser considerado nesse processo de aprovação de lei com a inclusão de propostas locais.

Já a professora Sonia Marise Carvalho explica que essa política é oriunda do movimento no Brasil, envolvendo entidades da sociedade civil, do governo e universidades para pensar essa tecnologia que já é desenvolvida, mas que nunca foi contemplada com recursos financeiros. “A grande importância de trazer para a Lei, é que ela seja legitimada e legalizada como uma boa proposta de tecnologia para um nível de desenvolvimento de grupos que estão exclusos das tecnologias convencionais”, explica.

Na opinião de Carvalho, a Tecnologia Social vem para responder às necessidade de desenvolvimento de uma cultura de determinados grupos. “Então, conhecer e discutir as políticas que foram pensadas pelo movimento e que pode ser legitimada nas suas necessidades para a qualidade de vida de r e povos é fundamental”, destaca.    

Encerrando a programação, também acontecem diversas oficinas que tratam do Sistema de Avaliação de Tecnologias Sociais (Dr. Jesus Delgado Garcia); oficina de produção artesanal de cerveja (equipe do Laboratório de Micologia); oficina de empreendedorismo socioambiental (Carolina Shmaedeck, da Aniba Consultoria); e a oficina para o desenvolvimento de uma metodologia de organização e intervenção comunitária na Amazônia (representantes do Grupo de Trabalho Amazônico/GTA).     

Comunidade Modelo

Lawrence Martins, líder do Instituto Origem, uma Organização Não Governamental (ONG), falou  da experiência de implantação de uma comunidade modelo, a Vila de São Raimundo, localizada no Km 150 da Estada AM-010 (Manaus-Itacoatiara). Com a missão de reconectar a vida vulnerável à vida plena, desde 2011, o Instituto apoia cerca de 100 famílias de agricultores para que tenham uma vida mais digna com infraestrutura de saneamento básico, água potável, luz e, principalmente, o ramal para o escoamento da produção agrícola.

“A nossa intenção é encontrar famílias de agricultores espalhadas a centenas de quilômetros umas das outras pelos assentamentos e juntá-las em uma comunidade e organizá-las socialmente”, diz martins ao contar que nesse aspecto contou com o apoio do Inpa no projeto de arborização da vila  e no horto comunitário.

O projeto foi desenvolvido em 2015 pelos técnicos de extensão do Inpa, o engenheiro florestal Marcel Leão, e pelo engenheiro agrônomo Gario Carvalho.

Progesp abre inscrições para Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD),​ informa que no período de 23 de março a 05 de abril estão abertas as inscrições para o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos.

​​O curso tem o objetivo de melhorar o conhecimento dos ​mecanismos necessários para um eficiente planejamento e gestão/fiscalização de contratos de serviços. Serão 180 vagas, das quais 137 destinadas a servidores que trabalham com gestão e fiscalização de contratos, chamados através de portaria convocatória; 30 vagas para demais servidores TAEs que tenham interesse na qualificação; 5 vagas para servidores do Ifam, parceiro da Ufam em ações de capacitação de servidores; e 8 vagas para demais órgãos federais com sede em Manaus.

O treinamento acontece no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), no período de 09 a 11 de abril, das 8h às 18h, com intervalo para almoço das 12 às 14 horas.

​Para requerer a inscrição, os interessados deverão ​preencher o​ Formulário de Requerimento de Inscrição em Evento Interno de capacitação presencial, disponível no site da P​ro​G​esp​ goo.gl/updzqC, que​  deverá ser encaminhado via protocolo para a Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento e o critério principal  de seleção será a ordem de chegada.​

​​Mais informações:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 3305-1487
Blog: http://progesp.wixsite.com/ddpessoas/ctd

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