PPGAS divulga bibliografia da seleção para ingresso no Programa

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) divulga, por meio do arquivo em anexo, a bibliografia indicada para a seleção do mestrado e do doutorado em Antropologia Social, com ingresso no 1° semestre de 2016.

Entre as obras indicadas para a seleção do mestrado, estão os livros "A Invenção da Cultura", de Roy Wagner, e "Ensaio Sobre a Dádiva", de Marcel Mauss. Para o doutorado, é recomendado estudar obras como "Economia Selvagem: ritual e mercadoria entre os índios Xikrin-Mebêngôdre", de César Gordon, e "'Cultura' e cultura: conhecimentos tradicionais e direitos intelectuais", de Manuela Carneiro da Cunha.

A coordenação do programa também informa que o Edital para ingresso no PPG será publicado em breve.

Estudantes da UFAM vencem competição nacional da área de Ciências da Comunicação

Trabalho árduo. Essas são as palavras que definem a trajetória dos estudantes Tayara Wanderley, do curso de Relações Públicas; Lucas Vítor Sena, do curso de Jornalismo do campus Manaus; e Bruno Sá, do curso de Jornalismo do campus Parintins, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Na noite da última segunda-feira (07), os três estudantes receberam o prêmio da etapa nacional 22ª Exposição Nacional de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), parte das programações do 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).

O congresso, ocorrido entre os dias 03 e 07 de setembro de 2015, no Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordou o tema “Comunicação, Cultura e Cidade Espetáculo”, e contou com diversas programações, tanto nas áreas de pesquisa científica quanto de apresentação de produtos finais, além de conferências e mesas-redondas com profissionais da área de Comunicação.

Jornada Amazônica

O aluno Lucas Vítor Sena e o orientador, Dr. Allan RodriguesO aluno Lucas Vítor Sena e o orientador, Dr. Allan RodriguesPara Lucas Vítor Sena, do 5° período do curso de Jornalismo, aluno-líder do trabalho “Jornada Amazônica”, que venceu na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Roteiro de Games, a tarefa de apresentar o trabalho não foi fácil. “O nosso roteiro concorreu com trabalhos muito bons, vindos de Porto Alegre, São Luís e Uberlândia. Graças a Deus, nós fomos vencedores”, frisa o aluno.

De acordo com o estudante, a maior dificuldade foi trabalhar com uma plataforma que era totalmente desconhecida, que eram os games. “A gente sempre pensa em games como uma coisa que é intangível, que é muito difícil. Nós também pensávamos assim. No entanto, fomos atrás de autores referenciados na área, e quando entramos nesse mundo, percebemos que era algo excelente de se fazer”.

O trabalho, orientado pelo professor Dr. Allan Rodrigues, foi desenvolvido como uma das atividades finais da disciplina “A Comunicação no Amazonas e na Amazônia”, do curso de Jornalismo. “O professor Allan foi um excelente orientador, nos ajudando em tudo o que precisávamos, tanto na parte de fundamentação teórica quanto no aperfeiçoamento do nosso produto”, conta Lucas.

Para o aluno, a sensação de ter vencido é a melhor possível. “Foi um trabalho que não imaginávamos que seria tão bom de fazer. Ter feito o roteiro do ‘Jornada Amazônica’ foi algo diferente e legal. Agora, queremos seguir em frente com o projeto e montar o jogo. A gente sabe que não vai ser fácil, mas com a ajuda de Deus, temos certeza que vamos conseguir. Afinal, pra gente, missão dada é missão cumprida”.

Índios Urbanos

“Índios Urbanos” foi o trabalho produzido pelo aluno Bruno Sá, finalista do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências O aluno Bruno Sá, do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em ParintinsO aluno Bruno Sá, do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em ParintinsSociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins. Orientado pelo professor Dr. Rafael Bellan, o trabalho foi vencedor da categoria Jornalismo, modalidade Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em Vídeo e Televisão.

Segundo Bruno, a maior dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi viajar para a aldeia indígena, uma vez que foi preciso alugar um transporte fluvial para levar a alimentação e os equipamentos com a maior segurança possível.

“Outra dificuldade que tivemos foi que uma equipe de outro país já havia filmado na aldeia Tuxaua. No entanto, esse documentário não fora feito com permissão da região e dos órgãos responsáveis, e beneficiara apenas uma família da aldeia. Sendo assim, para convencer a tribo a nos ajudar, tivemos muito trabalho. Mas o diálogo foi a ferramenta principal”, conta o aluno.

O estudante afirma que a sensação de ter vencido é a do dever cumprido, e que o “Índios Urbanos” deixou a sua marca na história. “A felicidade é imensa. Até agora, estamos sem palavras. Ganhar um prêmio nacional na nossa área é o sonho de qualquer estudante. Para nós, do ICSEZ, é ainda melhor, pois é o segundo prêmio nacional que vem pro nosso campus. Se Deus quiser, o nosso documentário vai fazer ainda mais sucesso”, finaliza.

Anúncio Institucional: Organização das Cooperativas do Brasil

Na categoria Relações Públicas e Comunicação Organizacional, modalidade Produto de Comunicação Institucional Impresso, a grande vencedora foi a aluna finalista Tayara Wanderley, que junto com as alunas Raísa Castro e Débora Moussallem e orientada pela professora Dra. Aline Lira, produziu o “Anúncio Institucional: Organização das Cooperativas do Brasil”.

Tayara conta que a produção do trabalho se deu durante uma atividade da disciplina Técnica de Redação Aplicada às Relações Públicas. “Nós tínhamos que escolher uma organização e produzir algumas peças pra ela. Escolhemos a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), tendo o total apoio da dessa instituição”.

A aluna Tayara Wanderley, do curso de Relações Públicas do campus ManausA aluna Tayara Wanderley, do curso de Relações Públicas do campus ManausPara a estudante, as dificuldades foram mais técnicas. “Nós tivemos apoio externo, financiado por nós mesmas, que foi o apoio de um fotógrafo e um designer. Ao profissional de relações públicas cabe apenas coordenar o trabalho e saber o que se quer desses profissionais. A parte de ilustração e fotografia é com esses profissionais”, ressalta.

Na visão de Tayara, fazer algo novo e ter o trabalho reconhecido é muito gratificante. “Nós temos a sensação do dever cumprido, e sentimos também que estamos prontos para o mercado de trabalho, não só no âmbito local, mas também no âmbito nacional”.

Sobre a Expocom

A Exposição Nacional de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), premia trabalhos de graduação desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras, nas áreas de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

Comissão de Planejamento das Atividades Acadêmicas inicia trabalhos

A Comissão de Planejamento das Atividades Acadêmicas, formada por conselheiros do Conselho Universitário (CONSUNI), se reuniu para traçar os primeiros encaminhamentos para o plano de ações a ser empreendido para o ajuste do calendário acadêmico. A reunião ocorreu na sala de reuniões do gabinete na manhã desta sexta-feira, 4. O resultado do trabalho da Comissão será apresentado em reunião do CONSUNI no dia 14 de setembro.

Definir os objetivos da Comissão e sua agenda de trabalhos foi a pauta da reunião. Os conselheiros concordaram que é responsabilidade da Comissão avaliar a situação das unidades acadêmicas e propor alternativas que garantam direitos da comunidade universitária, sem desobedecer à sentença judicial.

Os membros estabeleceram ainda o cronograma de ações com encontros diários a partir de terça-feira, 8, no prédio do Centro Administrativo da Universidade.

A Comissão elaborou nota informativa à comunidade acadêmica na qual informa suas atribuições. Confira o documento em anexo.

 

Anexos:
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