Pró-Reitora de Planejamento visita unidades acadêmicas da Ufam na capital

Pró-Reitora com o diretor da FCA, professor Marco Mendonça. Visitas às unidades comporão um relatório para providenciar atendimento às demandas das unidades acadêmicas.Pró-Reitora com o diretor da FCA, professor Marco Mendonça. Visitas às unidades comporão um relatório para providenciar atendimento às demandas das unidades acadêmicas.Com o objetivo de elaborar um relatório técnico das principais necessidades organizacionais da Ufam, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora Kleomara Cerquinho, visitou as 18 unidades acadêmicas da universidade na capital. As visitas ocorreram de 17 de julho a 17 de agosto e se caracterizaram pelo registro fotográfico e diagnóstico escrito da situação de cada unidade para identificar ações para dar funcionalidade às mesmas.

“As visitas têm o intuito de organizar o planejamento a partir da alteração que ocorrerá em 2018 no PDI [Plano de Desenvolvimento Institucional]. Observamos as emergências e as necessidades das unidades a médio e a longo prazo para que sejam inclusas nesta alteração”, explicou a pró-reitora. “As ações emergenciais serão entregues às pró-reitorias responsáveis e à Prefeitura do Campus Universitário (PCU), para que verifiquem a possibilidade de atendimento, e as outras serão incluídas no PDI”, informou Kleomara Cerquinho.

O levantamento das necessidades de cada unidade estará num relatório que será apresentado ao reitor, professor Sylvio Puga, para que tenha ciência das reais necessidades organizacionais e possa definir as estratégias da Administração. A ação da Proplan será continuada pelos órgãos envolvidos nas demandas relatadas para a pró-reitora, bem como servirá de diagnóstico para as ações iniciais das pró-reitorias e reitoria. No interior, as visitas estão sendo feitas pelo vice-reitor, professor Jacob Cohen, e o relatório também comporá o conjunto de ações finais da Proplan.

As principais demandas dos dirigentes foram, principalmente, sobre as condições de infraestrutura, de pessoal e manutenção geral. As condições de infraestrutura (construção predial) e manutenção das unidades serão encaminhadas à PCU. Já as demandas de pessoal, para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Pró-Reitora de Planejamento com a diretora da Faartes, professora Rosemara Staub. “Conhecer a universidade no corpo a corpo é importante para perceber a complexidade que é administrar a Instituição", disse a diretora sobre a visita. Pró-Reitora de Planejamento com a diretora da Faartes, professora Rosemara Staub. “Conhecer a universidade no corpo a corpo é importante para perceber a complexidade que é administrar a Instituição", disse a diretora sobre a visita.

Atualmente, as unidades já estão recebendo a visita da prefeita do Campus, arquiteta Carmem Guimarães, e do Departamento de Material (Demat) para reuniões decorrentes das demandas emergenciais. A atuação da Proplan, neste primeiro momento da nova gestão, traz de forma processual a unificação das demandas das unidades, integrando-as e permitindo também que possam planejar suas ações de curto, médio e longo prazo com maior qualidade.

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Marcos Mendonça, falou da importância da visita para o conhecimento das dificuldades de cada unidade. “A visita traz a pró-reitora para as unidades, para que a nova gestão possa visualizar os problemas de cada uma delas”, disse. “Ao mesmo tempo, acaba estimulando os diretores a organizarem suas administrações e também planejarem suas demandas”, complementou o docente.

Para a diretora da Faculdade de Artes (Faartes), professora Rosemara Staub de Barros, a vinda da pró-reitora sinaliza um caminho promissor para a Administração Superior da Ufam. “Conhecer a universidade no corpo a corpo é importante para perceber a complexidade que é administrar a Instituição. A relação entre a administração e a base é fundamental para resolver os problemas existentes nas unidades. Parabenizo a administração por essa iniciativa. Sair dos gabinetes e conhecer a realidade é fundamental”, elogiou a professora.

Coordenação de Matrícula terá expediente exclusivo para os calouros do PSEAD 2017, nos dias 12 e 13 de setembro

A Coordenação de Matrícula (CM), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), informa que nos dias 12 e 13 de setembro estará em atendimento exclusivo para os calouros de Administração Pública, classificados no Processo Seletivo de Educação a Distância (PSEAD-2017).

A matrícula dos candidatos, conforme cronograma do Edital 68/2017 (Acesse), ocorrerá nos horários de 8h30 às 12h, e de 13h30 às 17h30.

Informações: (92) 3305-1791

Progesp lança plano de ação

Segundo a pró-reitora, TAE Maria Vanusa, plano de ação é o marco inicial da gestão 2017-2021Segundo a pró-reitora, TAE Maria Vanusa, plano de ação é o marco inicial da gestão 2017-2021A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), TAE Maria Vanusa Firmo, apresentou o plano de ação da pró-reitoria para até o mês de dezembro deste ano. O planejamento foi anunciado em reunião na última sexta-feira, dia 1, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias.

O lançamento do plano coincidiu com o encerramento da primeira ‘Semana de Qualidade de Vida no Trabalho’, que reuniu os servidores daquela pró-reitoria para atividades de reflexão e prática para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável. A Progesp reúne mais de cem técnico-administrativos.

“Esse conjunto de ações previstas são o marco inicial do plano de gestão do período 2017-2021”, explicou a pró-reitora. Segundo a gestora, várias das ações previstas já foram iniciadas, como o Exame Periódico Odontológico (EPO). “Esse planejamento é necessário não só para Pró-Reitoria, mas para toda a instituição, considerando o quanto somos estratégicos para o funcionamento da Ufam”, avaliou Maria Vanusa.

Confira a seguir alguns destaques do plano de trabalho de cada departamento da Progesp:

Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS): Exame Periódico Odontológico (EPO); capacitação para lidar com assédio moral e dependência química; exames médicos periódicos para os servidores.

Departamento de Administração de Pessoal (Dapes): atualização de processos de lotação e provimento dos servidores; uso da ferramenta Férias Web.

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP): visitas técnicas; realização de seminários; verificação do estágio probatório.

Departamento de Assistência Estudantil (Daest): revisão dos editais de auxílio Estudantil e Moradia; regimento das Residências Estudantis (RE); revisão do programa Bolsa Trabalho; implantação do Daest Itinerante (visitas às unidades no interior).Progesp reúne mais de 100 técnico-administrativos. "Somos estratégicos para o funcionamento da Ufam", declarou a pró-reitora.Progesp reúne mais de 100 técnico-administrativos. "Somos estratégicos para o funcionamento da Ufam", declarou a pró-reitora.

Coordenação de Recrutamento e Seleção (CRS): levantamento das vagas de TAEs e docentes ocupadas; dimensionamento do quadro de pessoal TAE e docente; nomeação de técnico-administrativos.

Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD): planejamento estratégico para capacitação de servidores em 2018; programa de formação de gestores; projeto Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV): revisão do Manual de Procedimentos da Progesp; expansão do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais); institucionalização do Programa Vida Ativa; semanas de qualidade de vida; formalização das parcerias com Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia e Hospitais Universitários Getúlio Vargas e Francisca Mendes (HUGV) (HUFM).

Durante a reunião, também foi apresentado o resultado de um questionário realizado entre a equipe da Progesp. As perguntas giraram em torno de temas como espaço físico, procedimentos, demandas, relações interpessoais e volume de trabalho, por exemplo. “O formulário serviu para conhecermos a realidade da Progesp do ponto de vista dos seus integrantes, e a partir daí trabalharmos para melhorar o funcionamento da pró-reitoria”, afirmou Maria Vanusa.

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