Servidores do Sistema de Bibliotecas da Ufam recebem treinamento no próximo dia 26 de junho
No próximo dia 26 de junho, a partir das 14h, servidores do Sistema de Bibliotecas da Ufam participam de treinamento a ser ministrado pelos bibliotecários Geyse de Carvalho e Leonardo Remígio.
Assuntos como “Fluxo de trabalho do Repositório Institucional” e “Como realizar o depósito na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações” serão assuntos abordados durante a oficina.
A bibliotecária Geyse de Carvalho detalha assuntos que serão abordados nesta edição. "Na formação que ocorreu no dia 13 de junho, focamos nos produtos e serviços disponíveis por meio do Sistema de Bibliotecas; falamos sobre o site do Sistema, de tudo o que disponibilizamos nele, pois isso ajudará o bibliotecário e todos os servidores que atuam no Sistebib a orientar os usuários da melhor forma possível. Agora, quem não participou dessa primeira edição terá a oportunidade de ter acesso a tais conteúdos”, observou a profissional.
Inscrições
O treinamento será oferecido na modalidade online e os servidores recebem o convite de participação em seus e-mails. É necessário que os mesmos tenham uma caixa de som e acesso à Internet.
Pesquisador do ICB, Marcelo Menin, leva ciência a jovens por meio do livro
Uma pesquisa científica, com seus rigores metodológicos, é um processo acadêmico que leva tempo para ser concluído, com inúmeras dificuldades em suas etapas e capaz de produzir informações e resultados direcionados a um público seleto. Um grande desafio da ciência hoje é levar a produção científica a um público maior e, principalmente, com uma linguagem mais acessível.
Rompendo com o estigma de que a ciência é para um público restrito, o professor Marcelo Menin, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas, juntamente com os autores Domingos Rodrigues e Flávia Lima, vai lançar oficialmente o livro ‘Diferentes Formas de Nascer: conhecendo os girinos da Amazônia’, da Coleção Girinos do Brasil, no Congresso Brasileiro de Herpetologia, em Campinas - SP, que ocorrerá entre os dias 22 a 26 de julho deste ano.
A Rede de Pesquisa Girinos do Brasil, coordenada pela bióloga e professora da Unesp de São José do Rio Preto-SP, Denise de Cerqueira Rossa-Feres, com apoio do CNPq, Capes e Fapesp, criou a Coleção (seis livros), com o propósito de divulgar a ciência. Acoleção é um material de educação e de divulgação científica, onde 24 pesquisadores de 15 universidades brasileiras, foram os responsáveis por desenvolver o projeto nos diferentes biomas brasileiros.
A coleção é composta pelos títulos ‘De girino a adulto, muita história para contar’; ‘Salvando a pele: conhecendo os girinos do Cerrado’; ‘Girinos comilões: conhecendo os girinos do Pantanal e do Chaco’; ‘Girinos de todo jeito: conhecendo os girinos da Mata Atlântica’; ‘Histórias de vida: conhecendo os girinos da Caatinga’ e ‘Diferentes formas de nascer: conhecendo os girinos da Amazônia’, do professor Marcelo Menin, em coautoria com Flávia Lima e Domingos Rodrigues.
Relevância
Os autores destacam a importância de dividir os conhecimentos com as crianças, oferecendo informação de qualidade sobre os girinos e sobre os biomas brasileiros. "Muitos pesquisadores saíram por esse Brasil à procura dos girinos nos mais variados ambientes, como poças, brejos e riachos. Tudo isto para conhecer e estudar girinos de cinco biomas: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e mais o Chaco brasileiro", afirmou a coordenadora do projeto, Denise Rossa-Feres.
O professor Marcelo Menin afirmou que o grande desafio é mostrar para a sociedade os resultados da pesquisa e sua importância. “A ideia é atingir o público infanto-juvenil usando dados científicos, os quais foram transformados para uma linguagem acessível. Nós pesquisadores, acabamos sempre produzindo informações que são lidas somente por nossos pares, ou seja, por outros pesquisadores que tem interesse no mesmo assunto. Um dos grandes desafios que temos hoje é justamente mostrar para a sociedade os resultados das pesquisas e qual sua importância. Acredito que, levando informação de qualidade para esse público, permite sensibilizá-lo sobre a importância da biodiversidade e torná-lo aliado na preservação. Afinal, preservando o ambiente, estamos preservando a qualidade de vida da nossa própria espécie. A produção desse material representa uma importante conquista para a equipe do projeto. Os livros, agora impressos, serão distribuídos gratuitamente para escolas em diversas cidades do Brasil. O intuito é trabalhar com os professores da rede pública de ensino básico em parceria com as universidades”, destacou o professor, Marcelo Menin.
Os livros
Com projeto gráfico assinado pela e-Magine Design Gráfico, desenvolvido por Mauro Rodrigues de Melo, e revisão de Maria Freire Alves, a Coleção Girinos do Brasil está disponível na versão on-line para todo o Brasil. A versão impressa será distribuída nas escolas de ensino fundamental e médio pelos pesquisadores do projeto, que também promoverão um bate-papo sobre os anuros brasileiros.
Os autores sugerem que a leitura da série comece pelo título ‘De girino a adulto, muita história para contar’, que traz informações básicas sobre girinos e a explicação de alguns termos científicos que podem parecer estranhos. Também apresenta o projeto ‘SISBIOTA: Girinos do Brasil’, realizado ao longo de mais de três anos (2011 a 2014), contou com uma equipe de 24 pesquisadores, mais de 40 alunos desde o nível de iniciação científica até doutorado, de 15 universidades de 10 estados brasileiros.
No livro Diferentes formas de nascer: conhecendo os girinos da Amazônia, há imagens de adultos de seis espécies de anuros que o leitor deverá recortar e postar numa imagem de igarapé, nos respectivos sítios de desova, descritos ao lado das imagens de cada espécie. A coleção mostra que é possível transmitir ao público infantil informação altamente especializada, de uma forma acessível e lúdica.
Currículo do autor
Marcelo Menin possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Ufam, sub curador da Coleção Zoológica Professor Paulo Bürhnheim, ministra disciplinas de Zoologia Geral e Vertebrados, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de comunidades, taxonomia e biologia reprodutiva de anuros.
Alterações no PDI são aprovadas pelo Conselho Universitário
A primeira revisão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016/2025 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi aprovada em reunião extraordinária no Conselho Universitário, na última quinta-feira, 13. A revisão é bienal, considerando a ampla discussão sobre o tema ocorrida durante o ano de 2018, e tem a finalidade de nortear a gestão da Ufam. As alterações são fruto de reuniões sistemáticas e de consultas online à comunidade universitária.
O processo é participativo, fato pelo incluiu representantes da Administração Superior, diretores de Unidades Acadêmicas, representantes dessas mesmas unidades (docentes, discentes e TAEs), representantes dos coordenadores de Programas de Extensão, representantes de Programas de Inovação e representantes de Programas de Pós-Graduação.
A revisão seguiu os seguintes procedimentos metodológicos: A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em novembro de 2017, abriu inscrições para o curso de Planejamento Estratégico e para o Plano de Desenvolvimento Institucional; em março de 2018, a Ufam abriu consulta virtual para a revisão do PDI. Na etapa seguinte, em abril de 2018, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou a abertura da primeira reunião sobre a revisão do PDI com a explanação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e da Pró- Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec). Já em maio de 2018, a Proplan realizou a segunda reunião sobre a revisão do PDI com a explanação da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib) e da Progesp.
Vetores estratégicos
O PDI é formado por estes dez vetores: 1) Ensino de Graduação 2) Pesquisa e Pós-Graduação 3) Extensão 4) Inovação 5) Assistência Estudantil 6) Gestão de Pessoas 7) Planejamento e Gestão 8) Infraestrutura e Tecnologia Informação 9) Comunicação 10) Ambiente e Sustentabilidade. As alterações incluíram a substituição dos projetos por ações, as datas no cronograma de apresentação de resultados e o vetor do dois, Pesquisa e Pós-Graduação, foi ampliado significativamente. Agora, os temas estratégicos do vetor incluem ‘Estimulo as atividades de pesquisa’ e ‘Consolidação da Pós-Graduação’.
De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Ufam, TAE Herbett Rodrigues, as modificações permitem acrescentar ao PDI aspectos de modernização, considerando que o desenvolvimento institucional é contínuo. “Há um grande esforço por parte de toda comunidade acadêmica (professores, técnico-administrativos e estudantes) para que, de forma consistente, a consolidação e a ampliação dos avanços da Ufam tornem-se uma plena e absoluta realidade dentro da nossa missão institucional, sobretudo diante do nosso contexto econômico”,destaca ele.
Segundo o relator do processo e diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Otacílio Libardoni dos Santos, o PDI é o mapa estratégico da instituição e deve ser construído coletivamente e de forma constante.“É com base no PDI que a Ufam traça suas ações. Esse é um instrumento de planejamento institucional construído de forma coletiva, democrática e com a participação da comunidade universitária, por meio de reuniões sistemáticas. As revisões são importantes para atualizar as demandas e estão previstas a cada dois anos”, encerra o docente.
Sobre o PDI
O PDI 2016-2025 da Ufam foi aprovado em 23 de novembro de 2015 pelo Conselho Universitário. O PDI se constituiu com um instrumento indispensável de planejamento institucional e foi construído por meio de metodologias participativas, representando muito mais que um documento técnico ou cumprimento de uma exigência legal. Expressa princípios fundamentais e caminhos norteadores para o desenvolvimento da UFAM a serem trilhados em 10 anos, sob a forma de compromisso coletivo com a ação, o acompanhamento e a avaliação.
Ele está dividido em 11 capítulos, os quais seguem: Capítulo 1: Síntese do Planejamento Estratégico; Capítulo 2: Perfil Institucional; Capítulo 3: Detalhamento dos Projetos; Capítulo 4: Projeto Pedagógico Institucional; Capítulo 5: Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos (Presenciais e a Distância); Capítulo 6: Organização e Gestão de Pessoal; Capítulo 7: Organização Administrativa; Capítulo 8: Política de Atendimento aos Discentes; Capítulo 9: Infraestrutura; Capítulo 10: Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; Capítulo 11: Aspectos Financeiros e Orçamentários.