Alterações no PDI são aprovadas pelo Conselho Universitário

 
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A primeira revisão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016/2025 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi aprovada em reunião extraordinária no Conselho Universitário, na última quinta-feira, 13. A revisão é bienal, considerando a ampla discussão sobre o tema ocorrida durante o ano de 2018, e tem a finalidade de nortear a gestão da Ufam. As alterações são fruto de reuniões sistemáticas e de consultas online à comunidade universitária.

O processo é participativo, fato pelo incluiu representantes da Administração Superior, diretores de Unidades Acadêmicas, representantes dessas mesmas unidades (docentes, discentes e TAEs), representantes dos coordenadores de Programas de Extensão, representantes de Programas de Inovação e representantes de Programas de Pós-Graduação.

A revisão seguiu os seguintes procedimentos metodológicos: A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), em novembro de 2017, abriu inscrições para o curso de Planejamento Estratégico e para o Plano de Desenvolvimento Institucional; em março de 2018, a Ufam abriu consulta virtual para a revisão do PDI. Na etapa seguinte, em abril de 2018, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou a abertura da primeira reunião sobre a revisão do PDI com a explanação da Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e da Pró- Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec). Já em maio de 2018, a Proplan realizou a segunda reunião sobre a revisão do PDI com a explanação da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Sistebib) e da Progesp.

Vetores estratégicos

O PDI é formado por estes dez vetores: 1) Ensino de Graduação 2) Pesquisa e Pós-Graduação 3) Extensão 4) Inovação 5) Assistência Estudantil 6) Gestão de Pessoas 7) Planejamento e Gestão 8) Infraestrutura e Tecnologia Informação 9) Comunicação 10) Ambiente e Sustentabilidade. As alterações incluíram a substituição dos projetos por ações, as datas no cronograma de apresentação de resultados e o vetor do dois, Pesquisa e Pós-Graduação, foi ampliado significativamente. Agora, os temas estratégicos do vetor incluem ‘Estimulo as atividades de pesquisa’ e ‘Consolidação da Pós-Graduação’. 

De acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Estratégico da Ufam, TAE Herbett Rodrigues, as modificações permitem acrescentar ao PDI aspectos de modernização, considerando que o desenvolvimento institucional é contínuo. “Há um grande esforço por parte de toda comunidade acadêmica (professores, técnico-administrativos e estudantes) para que, de forma consistente, a consolidação e a ampliação dos avanços da Ufam tornem-se uma plena e absoluta realidade dentro da nossa missão institucional, sobretudo diante do nosso contexto econômico”,destaca ele.

Segundo o relator do processo e diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Otacílio Libardoni dos Santos, o PDI é o mapa estratégico da instituição e deve ser construído coletivamente e de forma constante.“É com base no PDI que a Ufam traça suas ações. Esse é um instrumento de planejamento institucional construído de forma coletiva, democrática e com a participação da comunidade universitária, por meio de reuniões sistemáticas. As revisões são importantes para atualizar as demandas e estão previstas a cada dois anos”, encerra o docente.

Sobre o PDI

O PDI 2016-2025 da Ufam foi aprovado em 23 de novembro de 2015 pelo Conselho Universitário. O PDI se constituiu com um instrumento indispensável de planejamento institucional e foi construído por meio de metodologias participativas, representando muito mais que um documento técnico ou cumprimento de uma exigência legal. Expressa princípios fundamentais e caminhos norteadores para o desenvolvimento da UFAM a serem trilhados em 10 anos, sob a forma de compromisso coletivo com a ação, o acompanhamento e a avaliação.

Ele está dividido em 11 capítulos, os quais seguem: Capítulo 1: Síntese do Planejamento Estratégico; Capítulo 2: Perfil Institucional; Capítulo 3: Detalhamento dos Projetos; Capítulo 4: Projeto Pedagógico Institucional; Capítulo 5: Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos (Presenciais e a Distância); Capítulo 6: Organização e Gestão de Pessoal; Capítulo 7: Organização Administrativa; Capítulo 8: Política de Atendimento aos Discentes; Capítulo 9: Infraestrutura; Capítulo 10: Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; Capítulo 11: Aspectos Financeiros e Orçamentários.

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