Icomp realiza I edição do "Brincando de Pensamento Computacional"

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Instituto de Computação da Ufam (Icomp) realiza no dia 18 de novembro, sábado, das 08h às 12h, a primeira edição do Brincando de Pensamento Computacional (BEPECO), com o objetivo de estimular o pensamento computacional em crianças e adolescentes, de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, fomentando o interesse por tecnologia e pela ciência da computação.  O BEPECO 2017 é um evento organizado por professores e alunos do IComp/UFAM, de IES parceiras (UEA e FUCAPI), de Escolas Municipais e Estaduais (SEMED e SEDUC) e da Secretaria do Estado do Amazonas para a Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL).

Confira a programação:

Oficina "Pequenos Cientistas Computacionais". Nesta oficina, voltada para crianças de 4-7 anos, será feita uma introdução ao mundo computacional através de brincadeiras lúdicas e jogos,  que desenvolvem o raciocínio lógico e o pensamento computacional..

Oficina de ​Scratch "Criando Desenhos Animados". Voltada para crianças de 8-11 anos, será feita uma introdução à programação, através da criação de estórias infantis, dando movimento aos personagens e contando suas estórias,  por meio de um ambiente gráfico educacional de programação desenvolvida pelo MIT.

Oficina de Little Bits "Jovens Cientistas e seus Robôs". Para crianças de 12-14 anos, será feita uma introdução à programação, usando kits de robóticas para criação de pequenos projetos para criar e dar movimento a robôs..

Oficina de Robótica com Arduíno. Para adolescentes de 15-17 anos, será dada uma introdução à programação de sistemas embarcados em robôs móveis.

Maratoninha Cuca Rápida. A maratoninha consiste em um circuito de atividades que visam trabalhar "corpo e mente", requerendo habilidades como preparo físico para pequenas corridas, e rapidez de raciocínio para resolver os problemas apresentados. Esta atividade tem o apoio da SEJEL-AM (Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer do Estado do Amazonas). A atividade é extra e será realizada após as atividades acima. Crianças de outras atividades, entre 11 e 15 anos poderão participar!

Criação Colaborativa do Bepequinho, o mascote do BEPECO. Na parte final do evento, os participantes serão convidados a criar um mascote. O mascote deve incorporar elementos tecnológicos e o conhecimento adquirido durante as atividades do dia. Essa atividade é livre. O único requisito é ser criativo.

Inscrições para participação no evento são gratuitas e podem ser realizadas através do site:

Mais informações:

Telefone: (92) 3305-1181 Ramais 2808 e 2809

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartaz-BEPECO-A3.pdf)cartaz-BEPECO-A3.pdf[ ]1266 kB