Seminário de Transportes Hidroviários e Construção Naval acontece dia 22 de maio
A Universidade Federal do Amazonas realiza no dia 22 de maio, o Seminário Sobena de Transportes Hidroviários e Construção Naval da Amazônia, que será realizado no Centro de Convenções do Studio 5, das 9h às 17h.
Com o objetivo de gerar debates sobre o transporte hidroviário e a construção naval da bacia Amazônica, com vista na identificação de gargalos e possíveis soluções, o evento tem como público-alvo estudantes, pesquisadores e profissionais que trabalham com o transporte hidroviário e a construção naval, vinculados à academia, governo, organizações da sociedade civil e iniciativa privada, que tenham interesse em participar da discussão proposta ou apresentar e compartilhar experiências. As inscrições e maiores informações estão disponíveis no site http://sobena.intra.org.br/.
A justificativa para realização do seminário está no Transporte Hidroviário Interior (THI) e a Construção Naval e como eles desempenham um papel fundamental no contexto econômico, social e ambiental na região Amazônica. Entretanto o desenvolvimento do THI e da construção naval na Amazônia é considerado baixo. Isto se deve ao fato de que, a infraestrura portuária, as hidrovias, o nível de acessibilidade, o sistema logístico, as políticas públicas, o planejamento e a disponibilidade de mão-de-obra são incompatíveis com a necessidade do atual sistema.
Este Seminário possibilitará analisar criticamente os problemas e perspectivas do transporte hidroviário e da construção naval no Brasil, em particular na região Amazônica, visando selecionar conceitos, métodos e melhores práticas que servirão de subsídios para apoiar as decisões e o desenvolvimento dos setores.
Os professores e pesquisadores fazem parte da equipe técnica e comissão organizadora do Seminário, que são: presidente Naval Floriano Carlos Martins Pires Jr, vice-presidente Naval Luis de Mattos, Thiago Lemgruber SOBENA, EASA, vice-Almte Domingos Savio - 9º Distrito Naval – Marinha, Matheus Araújo - Sindinaval AM, Claudomiro Carvalho - Sindarma AM, João Carlos Pacheco - SOBENA, ABS Consulting, Claudio Braga - SOBENA, Braccon, além de Ronney Cesar Campos Peixoto (SEPLAN), Arivaldo Rocha (SINAVAL), Casemiro T. de Carvalho (Secretaria Estadual Transportes – SP), mais Alexandre Lobo Machado (ADECON), Hito Braga Moraes (UFPA), Carlos Daher Padovezi (USP) e Adalberto Tokarski (ANTAQ).