Produção de agricultura familiar terá espaço expositivo na “AGROUFAM 2014: Feira da Produção Familiar”

Produtos provenientes da agricultura familiar terão espaço expositivo na “AGROUFAM 2014: Feira da Produção Familiar”. A feira ocorre pela primeira vez na Universidade nos dias 23 e 24 de janeiro, das 8 às 18h, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Bloco 1, Setor Sul.

Produtores agrícolas dos municípios de Careiro da Várzea, Iranduba,  Urucurituba, Manacapuru, Itacoatiarae do entorno de Manaus, como os das Associaçõesdos Produtores do Brasileirinho, dos Produtores Orgânicos do Amazonas(Apoam) e do Ramal do Pau Rosa terão a oportunidade de expor suas produções e comercializá-las.

Segundo a representante e pesquisadora do Núcleo de Socioeconomia, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Heloiza Vasconcelos, a criação da feira está respaldada na construção de um evento diferenciado e surge como estratégia de mercado para a divulgação da diversidade deprodutos da agricultura familiar. De acordo com ela, o Núcleo fomenta a pesquisa e a extensão junto as comunidades agrícolas do Amazonas e a feira constitui o resultado de estudos da relação entre os comunitários.

Para Heloiza Vasconcelos, os produtos primam pela funcionalidade baseada nos princípios da economia solidária, cujo objetivo é a geração de renda aos agricultores familiares, além de estimular o acesso por parte dos consumidores aos alimentos frescos, oferecidos diretamente do produtor rural, sem ou com reduzida utilização de agrotóxicos,ou seja, baseado nos princípios da sustentabilidade.

“Trata-se, portanto, de uma feira de transição, rumo a uma feira totalmente agroecológica. A AgroUfam2014: Feira da Produção Familiar tem como premissa estabelecer umambiente de comercialização dos produtos da agricultura familiar, com base nos princípios agroecológicos, de desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, de inovação tecnológica, extensão universitária e inclusão social”, comenta a pesquisadora.

Além disso, Heloiza Vasconcelos disse que a Feira permitirá a divulgação de produtos potencialmente capazes de estimular o empreendedorismo, fortalecendo a agricultura familiar e os produtos regionais.

Em outro aspecto, a Pesquisadora aponta a possibilidade da criação de um espaçosocietário, no qual estimulará o intercâmbio de conhecimento e integração de interesses entre os agricultores, comunidade acadêmica e os demais segmentos envolvidos na agricultura familiar, estabelecendo assim,   uma relação direta entre produtores e consumidores.

Hortaliças, frutos e frutas, doces, geleias e trufas de produtos regionais, plantas ornamentais, artesanatos (cerâmica, acessórios, ornamentos e outros), produtos e subprodutos da mandioca e do cacau, dentre outros são os principais itens a serem comercializados na Feira.

Na programação, além das palestras e oficinas, está previsto também atrações culturais.  As inscrições são gratuitas para essas atividades com vagas limitadas, finaliza Heloiza Vasconcelos.

A “AgroUfam2014: Feira da Produção Familiar”está sendo promovida pelo Núcleo de Socioeconomia da UFAM, pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Secretaria de Produção Rural(Serpror) e Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social(PCTIS)

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Resumo_agroufam_2014.doc)Veja folder[ ]2256 kB