Apresentação do Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica do HUGV comprova qualidade dos projetos
Na ultima quinta-feira, 25, foi realizada a apresentação parcial de 15 projetos de iniciação científica desenvolvidos no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas. A apresentação, coordenada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HUGV, é fruto de uma parceria do HUGV-Ufam com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) que resultou no Programa Institucional de Apoio à Iniciação Científica (PAIC HUGV 2015/2016).
A gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, professora Dra. Miharu Matsuura Matos, ressalta que “O programa está em sua primeira edição, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisa e envolvimento do corpo de pesquisa e alunos em atividades de pesquisa no HUGV, bem como fortalecer o vínculo entre o Hospital e a Universidade”.
Segundo a Chefe da Unidade de Divisão do Cuidado do HUGV, Dra. Leila Inês ARC Coelho, que participou da banca examinadora dos trabalhos, “o nível geral dos trabalhos foi muito bom, demonstrado claramente a competência, o comprometimento e interesse dos alunos. Objetivos muito bem delineados, metodologias detalhadas e factíveis, dentro das nossas possibilidades. É perceptível a determinação para alcançar o mérito maior que é a publicação dos artigos científicos e a geração de conhecimento em nosso hospital. Outro ponto a ser notado é a variedade de temas. Todas as áreas da saúde foram compreendidas dos trabalhos apresentados”, afirmou.
A nutricionista Zânia Regina Pereira, outro membro da banca examinadora, ressaltou a importancia da realização do evento, ao possibilitar “analisar e acompanhar o andamento dos trabalhos, assim como a participação, envolvimento e a articulação entre bolsistas e orientadores. Ao fim, foi uma experiência bastante positiva”.
Segue em anexo, a lista de Projetos apresentados.
HUGV realiza primeira sessão Anatomoclínica de 2016 com atividades lúdicas
O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na última sexta-feira, 26, a primeira sessão Anatomoclínica do ano, com a presença de acadêmicos de medicina, residentes, preceptores, supervisores e membros do corpo hospitalar do HUGV. Todo ano são realizadas 10 sessões, entre as áreas de medicina clínica e cirúrgica.
Na atividade, coordenada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HUGV, um residente apresenta um caso clínico em todos os seus pormenores desde a entrada do paciente, com histórico, exames, procedimentos adotados e sugestões de diagnóstico. Após a apresentação, a sessão é aberta para que todos os presentes discutam e apresentem sugestões de diagnósticos e procedimentos, de acordo com suas áreas médicas. O objetivo da sessão é de estudar detalhadamente os casos clínicos e contribuir para o aprendizado interdisciplinar dos futuros profissionais da área médica.
Neste ano, além da sessão inaugural, a novidade foi uma atividade lúdica que tinha como intuito: organizar umaOs residentes mais assíduos receberam um "Óscar" premiação aos residentes que, durante o ano de 2015, não faltaram a nenhuma das sessões. Os 18 mais assíduos foram agraciados com um “Óscar” das sessões anatomoclínicas, recebendo uma réplica da estatueta com que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy Awards) premia os melhores filmes do ano. Além destes, foram entregues prêmios como pendrives e outros brindes aos residentes que acertassem as perguntas relativas às sessões e ao cotidiano do hospital.
Segundo a chefe do setor de gestão do Ensino do HUGV, a Psicóloga Andrea Andrade, essa ação foi pensada justamente para motivar a presença dos residentes às atividades. “Estamos implantando junto a Gerência de Ensino e Pesquisa do HUGV o Núcleo de Apoio Psicopedagógico, que vem justamente motivar discentes para as atividades de ensino aprendizagem de uma forma criativa, valorizando as habilidades e competências de cada um”, afirmou a psicóloga.
Conselho Britânico ministra oficina sobre Comunicação Científica
De 29 de fevereiro a 2 de março de 2016, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), realiza o curso “Desenvolvimento de Habilidades em Comunicação Científica”.
Com 20 inscritos, o Workshop ministrado em inglês pela instrutora do Conselho Britânico, Jody Nelson, tem como objetivo capacitar pesquisadores quanto ao desenvolvimento de habilidades de comunicação na língua inglesa, por meio da escrita científica em inglês. O público alvo são estudantes da graduação, com 90% dos créditos concluídos e pós-graduandos.
“Esse curso é muito importante para os pesquisadores pois dá a eles mais habilidade para divulgarem os seus trabalhos além das fronteiras das Universidades”, relata a palestrante.
A atividade possui o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeam) e do Newton Fund (Fundo Newton), que é uma iniciativa do governo britânico que visa a promover o desenvolvimento social e econômico de países parceiros. O Workshop acontece no Auditório do Prédio Administrativo, setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.