Pró-reitora de Inovação Tecnológica, Socorro Chaves, recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas
Professora Socorro Chaves foi homenageada na Assembleia A Pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Socorro Chaves, foi homenageada na sexta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Amazonas pela Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Luiz Castro. A homenagem foi realizada no plenário da Assembleia em sessão especial e contou com diversas autoridades de órgãos federais, estaduais, municipais e ativistas do meio ambiente.
Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Castro (presidiu o evento), a presidente do Fundo de Promoção Social e, representante do governador, Maria do Socorro Siqueira, o superintendente do IBAMA, José Leland Barroso, o secretário-executivo adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas – SEMA -, Antônio Luiz Andrade, a pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Socorro Chaves, a coordenadora da Fundação Amazônia Sustentável, Izandra D’ávila, do representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas – Idam -, Malvino Salvador, a coordenadora do Programa Agente Ambiental Voluntário da SEMA, Karen di Santis, a professora aposentada da Ufam (representando o reitor da UEA), Elizabeth Santos, entre outras autoridades.
A sessão especial, proposta pelo deputado Luiz Castro, homenageou com a entrega de certificado de “Honra ao Mérito” pessoas que desenvolvem ações em defesa do meio ambiente. A solenidade ocorreu em razão do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado no dia 5 de junho, e contou com a participação de inúmeras autoridades que atuam em secretarias e órgãos ambientais, como também ONGs e ações voluntárias. O deputado Luiz Castro destacou a importância da participação destas pessoas em seus campos de atuação em defesa do meio ambiente saudável. “Fico motivado com o trabalho destas pessoas que atuam em ações socioambientais com grande entusiasmo. Parabenizo a todos pelo empenho na defesa do meio ambiente sustentável”, disse o deputado.
A homenagem recebida pela pró-reitora é decorrente dos trabalhos que vem desenvolvendo como docente da Ufam ao longo de 27 anos. São mais de 1 mil comunidades da região Amazônica atendidas por um grupo de pesquisa, coordenado pela professora, com ações de capacitação e criação de tecnologias sociais pra redução de impactos no meio ambiente. São comunidades rurais que recebem orientações para conservação da natureza.
“A homenagem significa que eu tenho que continuar o trabalho que desenvolvo por todos esses anos. É gratificante atender essas comunidades e ao mesmo tempo estabelecer uma forma equilibrada de exploração do meio ambiente. Quando o trabalho começa a aparecer e, reconhecido por meio dos representantes da sociedade, é sinal que valeu a pena dedicar-se todos esses anos. Esse reconhecimento significa que estamos fazendo um trabalho que é relevante para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais e a proteção do meio ambiente numa região que é o ícone da maior riqueza da biodiversidade. É fundamental para um conjunto de populações tradicionais que a biodiversidade seja valorizada. Esse processo serve para reforçar também sua autonomia a partir de suas referências culturais”, afirmou a pró-reitora Socorro Chaves.
Comissão divulga inscrições homologadas para cargo de direção da Biblioteca Central
Também houve mudanças nos locais de debate, votação e apuração, que serão realizados no Miniauditório da FES
A Comissão Eleitoral do Sistema de Bibliotecas da Ufam informa as inscrições homologadas para a gestão da Biblioteca Central (BC), que atuará no período 2017 – 2021. Disputarão o cargo de direção as bibliotecárias Célia Alexandre de Lira e Érika Miranda Maciel.
Os recursos contra a homologação das inscrições deverão ser encaminhados ao presidente da Comissão Eleitoral no dia 5 de junho, das 9h às 11h30 e 13h30 às 16h, na Sala de Reuniões da Biblioteca Central, 4º andar do Prédio da Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde Prof. Manuel Bastos Lira, situada na Av. Ayrão 1033-A, Praça 14 de Janeiro.
A escolha do diretor da Biblioteca Central será por meio de consulta aos servidores técnico-administrativos e operacionais lotados na BC, por voto secreto e facultativo, nos termos da legislação vigente e do Regimento de Bibliotecas da Ufam.
Alterações
O debate entre as candidatas ocorrerá no dia 12 de junho, das 9h às 11h30 no Miniauditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do campus universitário. Já a votação ocorre no dia 13 de junho, das 9h às 16h no mesmo auditório, com apuração prevista para iniciar às 16h.
Anteriormente, debate, votação e apuração aconteceriam no Auditório da Faculdade de Direito. As alterações no Edital de eleição podem ser conferidas na retificação em anexo.
Departamento de Estatística disponibiliza vagas de monitoria
Está aberto o processo de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2 em disciplinas componentes do Departamento de Estatística. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 12h ou das 13h às 15h, até o dia 14 de junho, na secretaria do Departamento (Sala 14), localizada no Instituto de Ciências Exatas da Ufam (ICE), Setor Norte do Campus.
Serão disponibilizadas três vagas na categoria bolsista e nove vagas para monitor não bolsista. Os requisitos para o candidato são: ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para exercer a monitoria; não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na Ufam ou em quaisquer outras agências de fomentos, sejam públicas ou privadas, em caso de monitor bolsista; ter cursado com aproveitamento na Ufam o mínimo de dois períodos letivos; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de três disciplinas, exceção feita aos finalistas, entre outros requisitos. A documentação necessária para efetivar a inscrição é: a cópia do histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de matrícula e formulário de inscrição preenchido (disponível em anexo).
Para melhor compreensão do que consiste a atividade de monitoria e das atribuições de estudantes que assumem o cargo, acesse o Manual do Monitor em anexo. Resultado final será divulgado a partir do dia 30 de junho, no mural de avisos do Departamento de Estatística. Confira Edital.
Informações: (92) 3305-2828 (Departamento de Estatística)