Semana do Meio Ambiente – Despertar para Novas Concepções ocorreu de 3 a 7 de junho

Oficina de Tinturas Naturais foi realizada no eventoOficina de Tinturas Naturais foi realizada no evento

Texto: ICSEZ/Parintins
Edição: Juscelino Simões/ Equipe Ascom Ufam

A ‘Semana do Meio Ambiente – Despertar para Novas Concepções’ ocorreu entre os dias 3 e 7 de junho de 2019, em diferentes instituições de ensino da cidade de Parintins, especificamente com a participação do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

O objetivo do evento, apoiado pela Secretaria do Meio Ambiente de Parintins, foi promover a conscientização e a educação ambiental por intermédio das seguintes atividades: a) Disponibilização de oficinas relacionadas ao meio ambiente; b) Divulgação de projetos associados à preservação ambiental; c) Promoção de mostras sobre o tema (acervos, esculturas, pinturas e fotografias). A professora voluntária Exposicao de esculturas feitas em argilaExposicao de esculturas feitas em argilaMárcia Carvalho (Ufam), e os professores Adailton Moreira da Silva (UEA) e Argleydsson de Lima Pinheiro (Ifam) organizaram o evento.

Atividades

No Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez/Ufam) houve oficinas sobre confecção e uso de tinturas naturais e escultura em argila; palestras sobre jardinagem, compostagem, unidades de conservação e ginástica ambiental. Também foram realizados plantios de árvores com crianças participantes de projetos de extensão do Icsez.

Ainda houve mostra de pinturas da Associação de Artistas Plástico de Parintins, esculturas em argila e fotografias sobre o impacto da urbanização desordenada em Parintins sobre o meio ambiente. Também ocorreu exposição com “Materiais alternativos e recicláveis na aquicultura” e o lançamento de cartilhas sobre educação ambiental.