Projeto de pesquisa avalia qualidade da água dos igarapés do campus universitário
Na semana do meio ambiente, a Ufam apresenta uma de suas ações voltadas à preservação do meio ambiente do campus sede. Financiado com recursos próprios, o projeto de pesquisa intitulado “Aqua– Acompanhamento da Quantidade e Qualidade da Água na Floresta do Campus da Ufam” investiga a qualidade da água dos igarapés da área. Durante esta semana, pesquisadores realizaram coleta de amostras nos igarapés próximos às Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) dos setores Norte e Sul.
As primeiras amostras foram colhidas na quarta-feira, 05, no igarapé da ETE do setor Norte. Na manhã desta sexta-feira, 07, os pesquisadores seguiram para os igarapés da ETE do setor Sul e Central, que tem as nascentes próximas ao setor Norte e atravessa todo o setor Sul, totalizando 12 pontos de coleta. A equipe e o projeto são coordenados pela professora Tereza Cristina de Oliveira e tem o suporte da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação por meio do Edital Nº. 008/2018 – sobre projetos de pesquisa científica em temas multidisciplinares na Universidade.
“A atividade realizada nesta semana tem o objetivo de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, divulgar ações que realizamos e que incentivam a sustentabilidade ambiental na Instituição, sobretudo para o conhecimento sobre os igarapés dentro da área de proteção ambiental (APA – UFAM). Além de aproximar os alunos da área da Química ao estudo do ambiente”, destacou a coordenadora.
“A aprovação deste projeto representa o reconhecimento da importância da conservação dos recursos hídricos presentes na APA UFAM [Área de Proteção Ambiental], pois favorecerá a aquisição de materiais consumíveis para a realização de coletas de águas superficiais e subterrâneas e de análises laboratoriais, inclusive a inclusão de análises bacteriológicas para completar o diagnóstico de qualidade da água, possibilitando também aumentar o número de igarapés e de pontos de coleta, para uma melhor representação da APA UFAM, e confiabilidade para a divulgação dos resultados”, afirma a professora Tereza Cristina de Oliveira.
As coletas e análises de qualidade da água são realizadas pelo grupo de alunos doutorandos, mestrandos e pelo técnico de laboratório Marcos Denilson Monteiro do Laboratório de Análises de Água e Qualidade Ambiental (Laqua), da Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar da Ufam.
Acompanhados há três anos pela equipe de pesquisadores, os dados sobre os igarapés são analisados comparativamente à Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 357/2005, do Ministério do Meio Ambiente, que estabelece os valores limites sobre a qualidade de água superficial.
O projeto é multidisciplinar e terá a colaboração de professores pesquisadores do Departamento de Geociências, Naziano Filizola e Ingo Wahnfried, que contribuirão com o estudo sobre a quantidade de água, e da professora Antônia Souza, da Faculdade de Ciências Agrárias, que fará as análises de bacteriologia nas amostras de água.