Rute realiza sessão sobre Saúde Indígena na Escola de Enfermagem

Professor Esron Rocha na videoconferência da Rede RuteProfessor Esron Rocha na videoconferência da Rede Rute

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) da Universidade Federal do Amazonas realizou na manhã desta quarta-feira, 5, sessão do SIG Saúde Indígena na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM). A sessão teve o protagonismo do professor da Escola de Enfermagem, Esron Rocha, que expôs o tema ‘Avaliação da atenção primária entre população indígena e não indígena no alto Rio Negro’.

O objetivo da Rede é compartilhar com outras instituições de ensino e pesquisa as experiências que as universidades tem sobre a temática ‘Saúde do Índio’. A apresentação desta quarta-feira teve como protagonista a Universidade Federal do Amazonas por meio do pesquisador e professor da Escola de Enfermagem de Manaus, estudioso da temática, Esron Rocha, que em sessão na Escola de Enfermagem expôs a pesquisadores de outras instituições (Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira do Estado de Pernambuco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre outras) suas experiências e números referentes ao atendimento da população indígena no alto Rio Negro.

O uso da Rede promove a interação e o compartilhamento de conhecimento com outros profissionais e pesquisadores de outras regiões do País. O professor Esron Rocha é o coordenador e pesquisador do SIG Saúde Indígena da Escola de Escola de Enfermagem e referência na Ufam sobre o tema. No primeiro momento da apresentação o professor explicou os números e avaliou o atendimento da atenção primária da população indígena nos municípios do alto Rio Negro e, em seguida, coordenou o debate e respondeu algumas indagações dos participantes sobre o tema.

O professor Esron Rocha afirmou que sua pesquisa constatou que os atributos da atenção primária estão mais presentes na saúde indígena do que dos não índios na região do alto Rio Negro. “Fomos medir os atributos da atenção primária da saúde indígena no alto Rio Negro e constatamos que o acesso e a longitudinalidade da atenção primária da saúde indígena está mais presente na saúde do índio do que dos não índio. É importante destacar que a Escola de Enfermagem da Ufam protagonizou essa temática na Rede e contribuiu para consolidação de um referencial da pesquisa na área da saúde indígena na Instituição”, destacou o Esron Rocha.

Rede RUTE Brasil

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Conhecimento compartilhado

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês - Special Interest Groups - SIGs). Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional. A Ufam participa em mais de 40 SIGs da rede RUTE.