Desperta Ufam tem programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Apresentações culturais, distribuição de mudas e exposição sobre coleta seletiva integraram a programação

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, com os organizadores do Desperta UfamReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, com os organizadores do Desperta Ufam
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas ( Ufam) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 5, no Centro de Convivência do Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, o evento “Desperta Ufam”.

A programação contou com aula  de capoeira, exposições de coleta seletiva, distribuição de mudas e palestras  voltadas a sensibilizar a comunidade universitária para a temática da responsabilidade socioambiental.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, elogiou a iniciativa da Pró-reitoria de Extensão da Universidade. “Hoje é um dia importantíssimo para a Ufam e para todo o planeta. O Dia Mundial do Meio Ambiente nos leva a refletir sobre nossas atitudes cidadãs, ambientais. Desde ontem participo de atividades oficiais alusivas à data e aproveito para destacar o trabalho desenvolvido pela nossa Pró-reitoria de Extensão, que tem o protagonismo de dialogar permanentemente com a sociedade e faz isso muito bem, basta observarmos os diversos parceiros que aqui se encontram para fazer esse evento acontecer. Então, só desejo que nós, que trabalhamos inseridos no maior fragmento florestal urbano do país, sejamos sempre exemplo do respeito pela natureza”, discursou o gestor.

Prestação de contas

Exposição de coleta seletiva integrou a programaçãoExposição de coleta seletiva integrou a programação

Coordenadora do evento, a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas junto à Pró-reitoria de Extensão (Proext), professora Cláudia Guerra, destaca que a iniciativa é uma forma de a Universidade apresentar à sociedade tudo o que tem realizado em relação à preservação do meio ambiente. “A ideia é que a Universidade sempre celebre essa data tão importante, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente, com um dia inteiro de atividades, ao mesmo tempo em que aproveita a oportunidade para demonstrar tudo o que tem feito, efetivamente, pelo Meio Ambiente através de suas pesquisas e projetos de Extensão”, destacou a pesquisadora.

Fauna e flora da Ufam

Ela também anunciou quem, em breve, será lançada a obra sobre a fauna e a flora da Ufam. “No final do ano será lançada a obra sobre a fauna e flora da Universidade. Mais de trinta pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) contribuem com suas pesquisas e projetos nessa obra que apresentará a fauna e a flora do Campus para toda a sociedade”, antecipou a gestora do DPA/ Proext.

Meio ambiente - bem comum

Finalista do curso de Arte Visuais, Eduardo Medeiros fez uma tela em homenagem ao sauim Finalista do curso de Arte Visuais, Eduardo Medeiros fez uma tela em homenagem ao sauim Representando o pró-reitor de Extensão, professor João Ricardo Bessa, o diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Impactos e Ações de Extensão Universitária (DEAA), professor Almir Menezes, afirmou que refletir sobre o meio ambiente é refletir sobre o bem comum. “Pensar em meio ambiente é pensarmos na possibilidade de um futuro comum que, se não for inclusivo, não é possível. Atentas ao convívio humano, as universidades brasileiras, através de suas pesquisas e projetos de Extensão promovem cotidianamente iniciativas que celebram a solidariedade humana, como o Desperta Ufam alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, declarou o diretor.

A prefeita do Campus Universitário, arquiteta Carmem Sílvia Viana Guimarães, destacou as iniciativas da PCU alinhadas à preservação do meio ambiente. “A Prefeitura do Campus Universitário tem trabalhado com ações comportamentais que ajudam a minimizar os impactos no meio ambiente. Temos investido, por exemplo, na melhoria da eficiência energética ao utilizarmos iluminação mais econômica; trabalhado a questão da conscientização da comunidade para a economia de energia elétrica e água e, principalmente, enfatizado que toda a comunidade é co-responsável nesse processo”, destacou a prefeita, que também citou o projeto de construir uma ciclovia no Campus Universitário para incentivar as pessoas a usarem menos carros no Campus e, dessa forma, reduzir a poluição do ar.

Apelo

Distribuição de mudas - aluna do curso de Ciências Naturais, Karoline Prado, participou do evento e levou muda de "onze horas" para casaDistribuição de mudas - aluna do curso de Ciências Naturais, Karoline Prado, participou do evento e levou muda de "onze horas" para casaFinalista do curso de Arte Visuais, Eduardo Medeiros participou da programação compondo uma tela em homenagem ao sauim de coleira. “Essa tela é um apelo para que as pessoas respeitem o limite de velocidade do Campus Universitário ou até trafeguem mais devagar do que os 40 km/ h estabelecidos, pois o Campus Universitário é uma das casas do Sauim e se os condutores trafegarem devagar, evitarão atropelamentos da fauna do Campus, que tem no sauim um de seus representantes”, destacou o acadêmico de Artes Visuais.

Passando a ideia adiante

Aluna do curso de Ciências Naturais, Karoline Prado da Costa, 19, ficou sabendo da programação durante as aulas. “A professora Irlane Maia comentou em sala de aula sobre a programação e, como eu me interesso por tudo o que se relaciona a meio ambiente, vim participar do evento, que inclui a distribuição de mudas. Vou levar a muda de onze horas porque tenho uma pequena horta em casa e desejo enfeitar minha varanda. Acredito que dessa forma, levo adiante a ideia de contribuir com o meio ambiente”.

Confira notícia relacionada

Proext promove "Desperta Ufam" na quarta-feira, 5 de junho