Reitor participa de aula inaugural do curso ‘Gestão de Equipes de Alta Performance’

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O 1º módulo do curso de Gestão de Equipes de Alta Performance teve aula inaugural na tarde desta segunda-feira, 3, na Sala de Treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), no prédio da Reitoria,  localizado no Setor Norte do Campus Universitário. O módulo faz parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) com carga horária de 40h, e se estende até 1º de julho.

De acordo com o Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), a modalidade no formato de Blended Learning, no qual envolve Ensino a Distancia (EAD), presencial e transmissão por vídeo conferência. As professoras Ana Flávia de Moraes Moraes e Ana Cláudia Leal Vasconcelos irão ministrar o módulo. Na composição da mesa de abertura, estiveram presentes, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Vanusa Firmo e a diretora do DDP, Tereza Cristina Pinheiro.

Em seu pronunciamento de abertura da aula inaugural, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, cumprimentou a todos presentes e disse que chamou sua atenção, após ter lido um paper que tratava sobre problemas das pessoas. Ele destacou a depressão como o primeiro que aflige a humanidade; o segundo, o stress que de acordo com o autor do paper, está ligado a problemas do presente, como por exemplo, os conflitos. O terceiro está relacionado ao futuro, ou seja, a ansiedade. Para o reitor, se for eliminado a periodização, depressão, stress e ansiedade se perceberá que esses problemas estão no nosso cotidiano em suas mais diferentes formas e aspectos sobre condições diversas.

Sylvio Puga afirmou que é no ambiente de trabalho onde as pessoas passam mais tempo, no qual se apresentam as três situações abordadas anteriormente, as quais podem ser minimizadas. O reitor acredita que a partir da qualificação é possível superá-los que segundo ele, por meio da superação muitas organizações fazem treinamentos permanentes do corpo técnico para que os desafios impostos sejam eliminados. “Então, quando vejo a realização do PDG, fico muito feliz pela iniciativa da Progesp e posso afirma-los que nós só vamos superar os problemas internos e externos, quando estivermos preparados e qualificados”, assegurou o reitor.

A titular da Progesp, Vanusa Firmo, inicialmente cumprimentou os membros de composição da mesa, especialmente o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, demais autoridades e servidores presentes. Ela mencionou o curso piloto realizado ano passado que pôde confirmar a necessidade da continuação enquanto líderes de equipe, gestores da Universidade e até não gestores. De acordo com a pró-reitora, o servidor pode um dia chegar a uma posição privilegiada, seja na ascensão de carreira ou uma indicação.

“Nós que trabalhamos com pessoas, equipes, temos que pensar pelas nossas equipes, o resguardo para que essa trabalhe e apresente resultados que o órgão precisa. Esse momento, esse espaço é muito importante, porque ninguém sabe tudo, ninguém nasceu sabendo e que nós precisamos realmente de nos qualificar. Isso é significativo, pois hoje, é o dia dos profissionais de Recursos Humanos, uma área  multidisciplinar, que não é gerenciada somente pelos administradores, mas por psicólogos ou profissionais que atuam na gestão de pessoas, disse Vanusa Firmo.

Adriane Cristina Nascimento, gestora do Centro de Convivência - CDC  Adriane Cristina Nascimento, gestora do Centro de Convivência - CDC

A diretora do DDP, Tereza Cristina Pinheiro, disse estar feliz em encontrar a sala cheia para a realização do curso que faz parte do PDG cujo objetivo é valorizar dos servidores das Universidades. O curso irá apresentar ferramentas que possam auxiliar nos desafios que empreendemos no dia a dia. E também dá subsídios para aqueles servidores que têm vontade de se desenvolverem ou atuarem como gestores em algum momento na Universidade. O Programa vai trabalhar o comportamento, a liderança, a gestão de conflitos, a dimensão mais subjetiva como autoconhecimento, autogestão, muito importante nos dias atuais, relatou a diretora do DDP.

“Nesse espaço, tanto no ambiente virtual quanto dos encontros presenciais, nós teremos um espaço de fala, de aprendizagem, de troca de experiências... Esse programa passa a ser um elemento norteador de desenvolvimento dos gestores com intuito de tornarmos mais qualificados para enfrentar os desafios que estão presentes no núcleo institucional”, completou Maria Tereza Pinheiro.

Para a servidora Adriane Cristina Nascimento, lotada na Chefia de Gabinete da Reitoria e administradora do Centro de Convivência (CDC), disse que buscar conhecimento é uma atividade importante em nossas vidas, que permite as pessoas o seu desenvolvimento, contribuindo assim, para a melhoria, não somente pessoal, mas no âmbito institucional. “A expectativa é muito boa, de crescimento e aprendizagem, pois se trata do gerencialmente pessoal de alta performance. A participação de professores renomados nesse área de conhecimento nos permitirá a capacitação que irá inferir em nossas atividades”, completou a administradora do CDC.