Ufam e Censipam firmam parceria em prol da proteção da Amazônia

Proposta pode dar apoio técnico e financeiro a projetos de pesquisa da Ufam.Proposta pode dar apoio técnico e financeiro a projetos de pesquisa da Ufam.O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, recebeu na manhã desta segunda-feira, 03, a visita do diretor-geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Brigadeiro José Hugo Volkmer, e do coronel Ricardo Neto Hatherly, cujo propósito era apresentar a proposta de parceira entre as instituições.

De acordo com o Brigadeiro, o Censipam está disposto a financiar pesquisas de mestrado e doutorado que tratem de questões relacionadas à proteção da Amazônia, além disso, o Centro irá permitir o acesso aos dados gerados por satélite próprio. “É uma proposta irrecusável porque nós estamos colocando a Ufam como mais um desses partícipes que trabalham pela proteção da Amazônia. Não há uma contrapartida financeira, ela só vai utilizar os dados em prol da proteção da Amazônia, dando suporte aos seus mestrandos e doutorandos da Universidade”, explicou o diretor-geral do órgão vinculado ao Ministério da Defesa.

“Na verdade, a concepção do Censipam é, justamente, de um colegiado de atores do governo que buscam o mesmo objetivo que é a proteção da Amazônia. Então, nós temos o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, o Serviço Florestal Brasileiro e a Polícia Federal e cada um tem seu interesse específico em uma parte dos produtos que nós geramos”, informou ainda.

O vice-reitor recebeu a proposta que foi inicialmente discutida com os demais gestores institucionais presentes para possíveis encaminhamentos. “É uma notícia bastante importante para nós, enquanto Universidade, e temos muito interesse na iniciativa. O Censipam, com os dados que tem, nos oferece a possibilidade de uma cooperação técnica, à qual nós já aceitamos, que só vem para beneficiar os nossos programas de pós-graduação. Vamos fazer uma comissão para que visitemos o Centro e façamos o termo de cooperação”, declarou o gestor.

Sobre o Censipam

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia exerce a integração dos órgãos governamentais e promove o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental e repressão a atos ilícitos na Amazônia.As atividades técnicas e operacionais do órgão estão centralizadas nos Centro Regionais instalados em Manaus, Porto Velho e Belém, juntamente com o Centro de Coordenação Geral(CCG), sediado em Brasília.