Professoras da Ufam apresentam trabalhos de pesquisas nos Estados Unidos

Por Ana Célia Ossame
Especial para Ascom Ufam

As professoras doutoras Ivânia Vieira e Edith Corrêa, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) apresentaram em Boston (EUA), trabalhos no evento denominado Latin American Studies Association (LASA 2019), encerrado no último dia 27, sobre o tema: "Nuestra América: Justice and Inclusion", cuja tradução é "Emprego, inclusão social e justiça: a perspectiva da América Latina".

O congresso reuniu mais de 5.000 estudiosos do latino-americanismo com o objetivo de "promover uma visão hemisférica de justiça e inclusão, em uma era na que a política mundial se desenvolve, com frequência, a partir de muros e fronteiras asseguradas, em lugar do fomento da justiça social e a democracia", segundo os organizadores.

O tema da professora Ivânia Vieira foi "Lugar de Mulher: a participação da indígena nos movimentos feminista e indígena" e o da professora Edith Corrêa "A Política de Formação de Professores de Língua Inglesa e o Desafio da Prática Cotidiana na Escola Pública na Cidade de Manaus".

Na pesquisa, Edith, que é coordenadora do Projeto Centro de Estudos de Língua (CEL) da Ufam, discute a prática pedagógica e a base construtora de professores na Ufam e a atuação desses egressos na rede pública estadual e municipal de ensino. O trabalho foi baseado na sua tese de doutorado da pesquisadora. Sobre a participação no Lasa, Edith diz que o evento permite diálogo com diferentes percepções e intercâmbios, assim como conhecer outros estudos e perceber as ramificações que o trabalho abriga.

No painel “Outros saberes e métodos alternativos”, Ivânia, que é professora do curso de Comunicação Social da Ufam, fez um recorte da sua pesquisa de doutorado, que tratou com mulheres indígenas e sua trajetória de luta. No trabalho, entrevistou 22 mulheres com trajetórias de lutas em diferentes segmentos nos municípios de Autazes, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Manaus.

Para ela, uma das necessidades centrais é o reconhecimento, na academia, da presença da mulher indígena na luta dos povos (desde a ocupação portuguesa) e a luta das mulheres na Amazônia, que não é narrada na mídia. O papel da mulher indígena é central em diversas frentes de resistência na Amazônia, na luta pelo direito à terra, à água, na defesa da floresta, nas culturas dos seus povos e no respeito às cosmologias, afirma a pesquisadora.

Sobre a participação no Lasa 2019, Ivânia afirma que compartilhar os estudos com outros públicos é um exercício de insubordinação diante das ações de desqualificação da Universidade pública, dos professores, pesquisadores e estudantes. “Não se faz pesquisa sem recurso financeiro e, hoje, a pesquisa está sendo desmantelada no Brasil, numa atitude perversa e criminosa. Não aceitamos essa atitude", finaliza.

O congresso reuniu mais de 5.000 estudiosos do latino-americanismo com o objetivo de "promover uma visão hemisférica de justiça e inclusão (Fotos: Ivânia Vieira)O congresso reuniu mais de 5.000 estudiosos do latino-americanismo com o objetivo de "promover uma visão hemisférica de justiça e inclusão (Fotos: Ivânia Vieira)