Professor David Lopes Neto defende Memorial Acadêmico e ascende a titular

Memorial Acadêmico do Pró-reitor de Ensino e Graduação traz a ontologia do 'ser' David Lopes Neto
 
Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Foi com a voz embargada e olhos marejados que o Pró-reitor de Ensino e Graduação, David Lopes Neto, tornou-se professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Depois de vinte e oito anos dedicados à docência, na última sexta-feira, 24, no Auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM/Ufam), o professor deu um passo significativo na carreira ao defender o seu Memorial Acadêmico.

Intitulado ‘O ser-aí-no-mundo-acadêmico: uma visão fenomenológica da extraordinária vida de um vencedor’, a apresentação escapou do formato tradicional e foi estruturada, metodologicamente, em uma narrativa de vida, textual e iconográfica, e acadêmica. Inspirada na Fenomenologia de Heidegger, o docente escolheu não falar, exclusivamente, das experiências acadêmicas e incluiu na trajetória as pessoas (amigos, família e colegas de trabalho), a Saúde (felicidade, alegria, respeito e humildade), o ambiente (cenários de trabalho e da vida) e a Enfermagem (ciência e profissão).

A travessia fenomenológica se deu em razão da sua aproximação com a Filosofia, desde o mestrado, ao olhar o ser humano a partir das suas subjetividades e contextos. “A influência sartreana sobre minha formação cidadã-acadêmica é a confluência do ser de significação fenomenológica e o ter de significado metafísico no tempo”, conta. O trabalho mostrou que é possível olhar os caminhos já percorridos de forma interdisciplinar e sem se desligar do aspecto emocional.  

Trajetória    

O professor David Lopes Neto é Pró-reitor de Ensino e Graduação da Ufam, pós-doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado na Escola de Enfermagem (EEM), na Ufam, em 1986, e durante esse período teve a oportunidade de exercer liderança estudantil.

Foi presidente do Diretório Acadêmico ‘12 de Maio’, hoje denominado Centro Acadêmico de Enfermagem (CACEn); foi representante discente junto ao Departamento de Enfermagem Fundamental, Departamento Médico-Cirúrgico e Departamento Materno-Infantil e Saúde Pública. Como enfermeiro hospitalar trabalhou nas esferas federal, estadual e municipal. Os cenários do trabalho assistencial foram um preparo para cursar a pós-graduação stricto sensu e pensar na docência.

No magistério, a primeira experiência foi na Educação Profissional, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o que o possibilitou experimentar estar com o outro e exercer o papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O apreço pela pesquisa resultou na necessidade de cursar pós-graduação lato e stricto sensu.

A experiência como avaliador no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira e do Mercosul, desde 2002, deu projeção ao que estava porvir no campo administrativo. O trabalho gerencial veio junto ao Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren/AM) e Escola de Enfermagem da Ufam.

As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, do decênio 2008/2018, incluíram 39 disciplinas ministradas na graduação, 16 disciplinas ministradas na Pós-Graduação, 26 orientações de dissertação de mestrado, 60 orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de especialização, 19 TCCs de graduação, 16 orientações de iniciação científica, a liderança de dois grupos de pesquisa e 56 participações em eventos como palestrante ou conferencista.

Na pesquisa, foram publicados cinco capítulos de livros, 31 artigos em periódicos, um registro de software no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), nove publicações de resumos em Anais, uma tradução de texto técnico e um material jornalístico. Na extensão, coordenou a ‘Liga Acadêmica de Saúde Mental’ e ‘Árvores do Asfalto: valorizar para educar’. Além, dos trabalhos de campo ‘Tecendo teia de saberes: fortalecendo o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)’ e curso ‘Zotero’. As premiações foram, ao todo, doze.           

Banca Avaliadora

A banca avaliadora foi presidida pela diretora da Escola de Enfermagem (EEM/Ufam), professora doutora Nair Chase da Silva e composta pelas professoras doutoras Mary Elizabeth de Santana, da Universidade do Estado do Pará; professora doutora Lorita Marlena Pagliuca, da Universidade Federal do Ceará e professora doutora Elizabeth Teixeira, da Universidade do Estado do Pará.         

A professora da Universidade Federal do Ceará, Lorita Marlena Pagliuca, apontou a pertinência da construção do Memorial Acadêmico ao priorizar caminhos filosóficos. “A leitura e a apresentação do trabalho foram agradáveis por fugir dos números e por ser construído de forma afetiva. O perfil é muito rico, abrangente e com uma transversalidade que não é comum”.  A professora lembrou, ainda, da importância do trabalho do professor David Lopes Neto na implementação do mestrado em Enfermagem na região Norte.

As considerações da docente da Universidade do Estado do Pará, Mary Elizabeth de Santana, trouxe o fato do docente David Lopes Neto ter escolhido, durante a sua formação acadêmica, três programas e orientadores diferentes. “Sair da zona de conforto durante a busca pelo conhecimento não é fácil. A escolha de três progamas distintos mostra como o docente se coloca no mundo”. A professora pontuou que a articulação para a implementação do Doutorado em Enfermagem, na região Norte, é um dos desafios para o docente da Ufam nos próximos 10 anos.

Já a professora da Universidade do Estado do Pará, Elizabeth Teixeira, parabenizou a propositura metodológica do Memorial, a retrospectiva cidadã- profissional e lembrou da importante experiência administrativa do docente, atualmente, Pró-reitor de Ensino e Graduação. “A retrospectiva dos últimos 10 anos possibilita entender o atual momento vivido pelo professor David Lopes Neto, que têm desafios não só no campo da Enfermagem, mas como gestor”, afirma.

Por fim, a presidente da banca e diretora da Escola de Enfermagem (EEM/Ufam), professora Nair Chase da Silva, fez um resgate histórico da Escola de Enfermagem e relembrou que o docente David Lopes Neto foi aluno, colega de trabalho e diretor da EEM. “Destaco aqui a sensibilidade do Memorial ao deixar claro a importância da rede familiar e da aprendizagem significativa para quem vive à docência. A carreira do professor David Lopes Neto foi construída de forma sábia e propositiva e essa é uma oportunidade de olhar para o que foi feito e planejar os próximos 10 anos”, completa.                  

Próximos 10 anos

O pró-reitor David Lopes Neto fez um balanço da sua carreira e projetou os próximos 10 anos a partir da autorresponsabilidade. “Esse Memorial espelha a minha contribuição para a Enfermagem, à luz dos pressupostos teóricos da fenomenologia heideggeriana, onde apresento e discuto, sistematicamente, os resultados alçados nos últimos dez anos de trabalho no magistério superior. A enfermagem e à docência possibilitaram o meu crescimento ao cuidar do outro sem esquecer de mim. Agora, para os próximos 10 anos, sigo na crença de que você é autorresponsável pelos caminhos que escolhe. Aceitarei os desafios que estão porvir e que, certamente, possibilitará o meu crescimento enquanto filho, pai, avô, docente, pesquisador e gestor”, finaliza.  

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable