Mobilidade estudantil para Espanha é tema de palestra na Ufam

Palestra foi proferida pelo representante da Embaixada da Espanha, David Benito Canalejas

Representante da Embaixada da Espanha, David Benito, durante apresentação do Programa de Mobilidade EstudantilRepresentante da Embaixada da Espanha, David Benito, durante apresentação do Programa de Mobilidade Estudantil
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Ufam

Os processos de acesso ao programa de mobilidade Estudantil para a Espanha foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 24, pelo representante da Embaixada da Espanha, professor David Benito Canalejas, aos estudantes do curso de Espanhol da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O evento foi promovido pela Faculdade de Letras (Flet) e ocorreu na sala 1 do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no setor Norte do Campus Sede. Entre as possibilidades de complementar os estudos de graduação ou pós-graduação na Espanha foram destacados os processos de acesso, as condições sociais e econômicas, as questões legais para estudar naquele País, os procedimentos e as orientações de como conseguir bolsa de estudo, entre outros conteúdos.

“Na Espanha existe uma organização pública (Fundación Carolina) que oferece bolsas de estudos específicas para estrangeiros. Normalmente, são bolsas para mestrado ou doutorado e o edital para seleção ocorre todos os anos, geralmente em janeiro, e acho que é uma chance fantástica para estudar na Espanha. O perfil é amplo, são mais de 700 bolsas por ano, e abrangem vários cursos. São muitas oportunidades de ganhar uma bolsa. Além disso, as universidades espanholas também oferecem bolsas. Meu conselho para o estudante é escolher primeiro uma cidade e depois fazer uma pesquisa no buscador espanhol qedu e colocar uma palavra chave e achar a lista do curso oferecido pelas universidades. Temos atendimento ao público em quatro cidades brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) nos escritórios de Educação da embaixada no Brasil ou o interessado pode entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”, ressaltou o palestrante, professor David Benito.

O coordenador do evento e docente do curso de Língua Espanhola da Faculdade de Letras da Ufam (Flet), professor Saturnino Valladares, afirmou que a parceria da Ufam com as universidades espanholas é antiga e destacou os benefícios da experiência de complementar os estudos de língua espanhola na Espanha. “Há muitas vantagens em estudar nas universidades espanholas. A primeira, é a aquisição da língua ou, se o estudante já fala espanhol, vai aperfeiçoar o idioma. As universidades espanholas são consideradas de alta qualidade e tem muito prestigio em nível internacional. O estudante tem a possibilidade de conseguir uma bolsa e pode ter uma experiência extraordinária na Espanha”, afirmou o professor Saturnino Valladares.

Aluna do 7º período do curso de Língua Espanhola da Ufam, Taís Carvalho vai aperfeiçoar os estudos na Universidade Santiago de Compostela (USC), uma das mais antigas do mundo, no próximo semestre.

O estudante do 1º período do curso de Língua Espanhola, Breno Pedrosa Alfaia, disse que a palestra sobre como estudar na Espanha foi interessante porque no futuro tem interesse em conhecer o País. “Foi interessante a apresentação sobre como estudar e ter uma bolsa de estudo na Espanha. Tenho interesse mais pra frente conhecer a cultura e aperfeiçoar a língua espanhola. O palestrante deu todas as dicas do País e orientar o procedimento de como conseguir uma bolsa de estudo nas universidades da Espanha”, disse o estudante.