Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena disponibiliza sexto caderno de publicações
O sexto caderno de publicações online do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) está disponível ao público em geral. A edição conta com três textos que abordam diferentes aspectos da vida das populações da Amazônia. O NEAI é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O primeiro texto é de autoria de Silvio S. Barreto, indígena Bará, que integra o quadro de estudantes indígenas do PPGAS/Ufam. A partir do seu trabalho de campo em São Gabriel da Cachoeira (AM), o texto descreve categorias e práticas que estão diretamente relacionadas aos conhecimentos sobre "concepção, gestação e nascimento da criança" entre os povos indígenas do Alto Rio Negro.
A publicação do docente da Ufam, professor Gilton Mendes, reúne dados bibliográficos e etnográficos para demonstrar que entre as diferentes populações indígenas da Amazônia, separadas por grandes distâncias geográficas, existe uma forma semelhante de relação entre plantas e o corpo humano. O corpo é a fonte da explicação para a origem da roça e das técnicas de cultivo, assim como a linguagem por excelência para explicar o universo das plantas.
Já a autora Luiza Campêra, em diálogo com a bibliografia clássica sobre o tema, reflete sobre as percepções de corpo e xamanismo entre os ribeirinhos de Amanã (AM). A partir desse contexto, a pesquisadora aborda algumas práticas e conhecimentos dos especialistas em cura conhecidos por "curadores, rezadores, raizeiros, batuqueiros ou sacacas".
Para acessar a sexta edição do Caderno basta clicar aqui: https://cadernosdoneai.wordpress.com/category/vol-01-no-06-mai-2019/
Cadernos do NEAI
Os Cadernos do NEAI é uma página destinada à publicação do conteúdo produzido pelos alunos e pesquisadores do NEAI. O objetivo é trazer ao conhecimento da comunidade acadêmica e do público em geral o desenvolvimento e os resultados das pesquisas conduzidas pelos participantes.
O Núcleo congrega pesquisadores, professores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento, que se dedicam ao estudo e pesquisas sobre temas e problemas relacionados aos povos e comunidades tradicionais. Os resultados das atividades contribuem para o fortalecimento da pesquisa em Etnologia na Ufam e subsidia atividades de ensino, extensão e intervenção.
As ações do Núcleo são através de pesquisas coletivas e individuais, projetos de extensão, encontros, palestras, seminários, seções de estudo e cursos de curta duração. De modo especial, o NEAI conta com a participação de estudantes indígenas interessados na reflexividade sobre seus modos de vida e de suas cosmopolíticas, contribuindo para a sistematização desses conhecimentos e a elaboração de teorias nativas expressas na publicação de textos monográficos e artigos científicos.