Inscrições para o Programa Youth Brasil 2019 são prorrogadas

Serão selecionados 20 jovens de Manaus para os debates sobre governança na internet

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam
Com informações do site Programa Youth Brasil 2019

Estão abertas, até o dia 26 de maio, as inscrições para o Programa Youth Brasil 2019. Podem participar jovens, entre 18 e 25 anos, que vivem em Manaus. O programa capacita as próximas gerações de líderes da América Latina e Caribe nos debates sobre a governança da Internet. Ao todo, serão selecionados até 60 participantes para os três principais fóruns de Governança da Internet, sendo 40 jovens para o 9º Fórum da Internet no Brasil (20 de Manaus e 20 de fora da cidade), 10 jovens para o Fórum da Governança da Internet da América Latina e do Caribe (LACIGF/ Bolívia) e 10 jovens para o do Fórum Internacional da Governança da Internet (IGF) em Berlim.

As inscrições foram prorrogadas apenas para os concorrentes que residem em Manaus e podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/2JVB8rZ. A exclusividade das vagas é porque, em outubro, a cidade sediará o 9º Fórum da Internet no Brasil. O Programa é organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que tem a atribuição de estabelecer estratégias relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil e diretrizes para a execução do registro de nomes de domínio, alocação de Endereço IP (Internet Protocol) e administração pertinente ao domínio de primeiro Nível ".br". Também promove estudos e recomenda procedimentos para a segurança da Internet, além de propor programas de pesquisa e desenvolvimento que permitam a manutenção do nível de qualidade técnica e inovação no uso da Internet.

De acordo com a diretora do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) e coordenadora nacional do Programa no CGI.br, Tanara Lauschner, essa é uma oportunidade para jovens entrarem em contato, de fato, com os debates sobre o futuro da internet. “É importante trazer os jovens da região Norte para pensar e discutir sobre a governança da Internet e nada melhor do que aproximar a academia desse debate que compete a toda a sociedade. As questões tratadas no Programa não contemplam apenas a área da computação. Temas como privacidade e proteção de dados, liberdade de expressão e Direitos Humanos na internet serão abordados nos eventos. Logo, é importante a participação das pessoas de várias áreas como jurídica, comunicação, ciência política, entre outras”, completa.

Programa Youth Brasil 2019

O Programa Youth Brasil 2019 é dividido em quatro fases: 1) Estudo dirigido 2) inscrição para processo de concorrência para os eventos de governança da Internet 3) auxílio a participação em eventos de governança da Internet (LACIGF, Fórum da Internet no Brasil e IGF) 4) Série de webinars de preparação.

Na primeira etapa, o estudo dirigido é via plataforma online, durante 4 semanas, para 150 jovens. O participante terá a oportunidade de discutir temas como fundamentos técnicos da internet; ecossistema de governança da internet; princípios para a governança da internet no Brasil e no mundo, entre outros. Posteriormente, os jovens poderão se inscrever para participar de até dois eventos, sendo um deles o 9º Fórum da Internet no Brasil e outro evento internacional.

Na terceira etapa, para a concessão do auxílio a participação, o desempenho do participante no estudo dirigido será analisado. O auxílio inclui custos de passagens aéreas, hospedagem e ajuda de custo para alimentação durante os dias dos eventos. Para os jovens que residem em Manaus, a ajuda de custo é apenas para alimentação durante os dias do Fórum da Internet no Brasil. Na última fase, serão feitos pelo menos dois webinars para orientação à participação nos eventos.

Os critérios de seleção para o Programa Youth Brasil 2019 são: interesse e dedicação no aprendizado de temas relacionadas à Internet; Habilidades de escrita e argumentação para elaborar relatórios, posts e defender posições em público; Domínio das línguas portuguesa e inglesa; Alinhamento com os princípios da Internet, em especial os princípios ilustrados na Declaração do Netmundial e no Decálogo do CGI.br; Acesso regular à Internet para participar do estudo dirigido e dos webinars de preparação; Disponibilidade de participação durante todo o período do evento de governança da Internet para o qual for selecionado (LACIGF, Fórum da Internet no Brasil e IGF); Possuir passaporte com validade superior a 6 meses (ou seja, a data de validade após 29/05/2020).

Serão considerados também como critérios de seleção a diversidade de gênero, diversidade regional e diversidade de áreas de estudo.

O que é governança da internet?

Trata-se do desenvolvimento e aplicação, por governos, setor privado, sociedade civil e comunidade técnica/acadêmica, em seus respectivos papéis, de princípios compartilhados, normas, regras, processos de tomada de decisão e programas que modelam a evolução e o uso da Internet.

Mais informações: https://bit.ly/2JVB8rZ