Professores da Escola de Enfermagem são homenageados pelo Conselho Regional de Enfermagem – Seção Amazonas

A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase e o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes Neto, receberam a Comenda Josephina de Melo

A diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase e o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes Neto foram homenageados durante o Baile das Esmeraldas do Conselho Regional de Enfermagem – Seção AmazonasA diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase e o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, professor David Lopes Neto foram homenageados durante o Baile das Esmeraldas do Conselho Regional de Enfermagem – Seção Amazonas

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas, professor David Lopes Neto e a diretora da Escola de Enfermagem de Manaus, professora Nair Chase da Silva, foram homenageados, no último sábado, 18 de maio, pelo Conselho Regional de Enfermagem – Seção Amazonas.

A homenagem - que aconteceu durante o Baile das Esmeraldas – integrou a programação anual da Semana de Enfermagem, evento que acontece em todo o Brasil. A Semana de Enfermagem tem como objetivo promover o crescimento científico e cultural e integrar os profissionais da enfermagem.

Comenda Josephina de Melo

A condecoração recebida pelos professores foi a “Comenda Josephina de Mello”, em alusão à principal referência da Enfermagem amazonense e nacional. Os homenageados destacam a felicidade em receber a honraria. “Receber essa Comenda é muito significativo pra mim. Primeiro, pela professora Josephina de Mello ser referência profissional, pela competência, educação, determinação e integridade. Como mulher de origem humilde e negra, ela foi capaz de projetar-se numa sociedade em que todos os aspectos vinham na contramão da história.  O segundo motivo  é pela ligação entre os antepassados, uma vez que os avós dela também vieram da ilha de Barbados e guardam os mesmos valores, ensinamentos e boas  lembranças", ressaltou a diretora da Escola de Enfermagem, professora Nair Chase.

“Receber a Comenda professora doutora Josephina de Melo concedida pelo Coren-AM levou-me à felicidade pelo reconhecimento dos meus 33 anos de dedicação à Enfermagem amazonense. Partilho essa homenagem com todos profissionais de Enfermagem”, declarou o pró-reitor de Ensino de Graduação.

Sobre Josephina de Melo

Amazonense descendente de barbadianos, participou como enfermeira e expedicionária de guerra de 1939 a 1945, durante a segunda guerra mundial. Cursou Enfermagem na Universidade de São Paulo e Administração na então Universidade do Amazonas. Foi provedora da Santa Casa de Misericórdia de Manaus; vice-diretora e diretora da Escola de Enfermagem de Manaus. Recebeu a Medalha Oswaldo Cruz pelos relevantes serviços prestados ao Brasil como enfermeira. Em Manaus é homenageada tanto na área da saúde, dando nome à Unidade Básica de Saúde Enfermeira Josephina de Mello e na rede de ensino dando nome à Escola Professora Josephina de Mello.