HUGV promove curso de cuidados paliativos

Por Alberto Fermin
Ascom HUGV/EBSERH

Entre os dias 13 e 15 de maio, o Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou treinamento em cuidados paliativos para as equipes multidisciplinares de todas as clínicas do hospital. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização do hospital.

Ao todo, 35 profissionais de saúde, inscritos e indicados pelas clínicas do hospital participaram do treinamento, que abordou desde conceitos iniciais de cuidados paliativos, critérios de indicação e modalidades de assistência, abordagem, aspectos farmacológicos, constituição e ações das equipes multidisciplinares, até comunicação entre equipes, comunicação de notícias difíceis e luto. O curso utilizou tanto abordagens teóricas quanto demonstrações práticas. A ideia é que os participantes possam se tornar multiplicadores nas diversas clínicas do HU.

Para a presidente do Grupo de Trabalho de Humanização do HUGV, enfermeira Valdelanda Alves, “essa iniciativa procura habilitar a equipe assistencial ao lidar com pacientes terminais ou aqueles que necessitam de cuidados paliativos, por meio do foco em um olhar multiprofissional sobre o paciente e, assim, fomentar uma Equipe multidisciplinar de referência dentro do HUGV”, afirma.

O treinamento, ministrado por profissionais do Instituto Paliar, de São Paulo/SP, instituição de referência nesse segmento, visou capacitar as equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, fisioterapeutas, farmacêuticos, entre outras profissões que prestam atendimento a pacientes) de saúde do HUGV para o manejo integralizado do paciente e seus familiares diante de doenças sem possibilidades de cura.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. No Brasil, a resolução nº 41, publicada em 23 de novembro pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial, oficializa o uso dos cuidados paliativos em todos os hospitais públicos do Brasil e torna a prática uma política de saúde.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.​​