Grupos PET realizam I ConectPET

Estudantes e tutor do PET de Engenharia Florestal  Suzane Melo, tutor Alberto Pinto, Savanah Franco e Kamille VieiraEstudantes e tutor do PET de Engenharia Florestal Suzane Melo, tutor Alberto Pinto, Savanah Franco e Kamille Vieira
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Os estudantes do Programa de Educação Tutorial da Ufam (PET/Ufam) estão promovendo nesta sexta-feira, até as 16h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Amazonas, no setor Norte do Campus, a I ConectPET da Ufam. A feira é uma oportunidade para os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) da Ufam, mostrar suas atividades e ao mesmo tempo levantar fundos com a venda de alimentos, produtos e serviços para pagar despesas para participação no XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET) que ocorrerá no mês de julho de 2019, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O Programa é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Os integrantes participam da Feira (I ConectPET) em barracas com a exposição de cartazes, banners, artesanatos e venda de alimentos para arrecadar dinheiro para custear as despesas com viagem e hospedagem para participação no ENAPET.

O professor do curso de Engenharia Florestal da Ufam, Alberto Pinto, tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso afirmou que é uma satisfação ser o tutor do Programa e contribuir para o aprimoramento da formação dos estudantes. “É uma satisfação voltar a Instituição na condição de docente e ter a oportunidade de comandar um grupo de alunos com uma filosofia de trabalho que é multidisciplinar, além de poder agregar informação para os alunos, principalmente em nível de prós-graduação”, afirmou Alberto Pinto.

A estudante do curso de Engenharia Florestal da Ufam, Kamille Vieira, destacou que a Feira é para expor nossos trabalhos, mas também pra vendar algumas coisas para custear a participação em um evento nacional. “O PET atua no tripé acadêmico (ensino, pesquisa e extensão) e durante todo o tempo que tenho participado tem agregado muito na minha formação. Além da parte acadêmica o intercâmbio com outros estudantes dos outros PETs proporciona uma visão holística. A Feira é para expor nossos trabalhos, mas também tem o objetivo de vender alguns produtos para poder bancar as despesas da participação dos alunos em evento nacional”, disse Kamille Vieira.

“O PET nos proporciona trabalhar um pouco de cada pilar da universidade (ensino, pesquisa e extensão). O trabalho no PET nos prepara para vida profissional e desperta o interesse dos alunos para pesquisa”, disse a estudante do PET de Farmácia da Ufam, Mayara Pereira.

A estudante do PET/Conexões Indígenas, Lenira Sampaio Ferreira, ressaltou que sua participação no Grupo valorizou sua cultura e despertou o aprendizado do trabalho em equipe. “O PET/Indígena reúne vários estudantes. São de vários cursos, mas é preciso ter descendência indígena para participar. Sou da etnia Baré e, participar do Programa, valorizou minha cultura e o trabalho com colegas de vários cursos é importante. Estou no 9º período do curso de Engenharia de Alimentos e convivo com estudantes de várias etnias e cursos de graduação da Ufam”, ressaltou Lenira Ferreira.

A Universidade Federal do Amazonas tem 16 grupos de PET com 166 estudantes bolsistas e 18 não-bolsistas perfazendo um total de 184 estudantes participantes. Cada grupo é coordenado por um tutor (docente, todos com doutorado) e são supervisionados pelo Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento (CLAA/PET), presidido pela diretora do Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), Lisângela Coutinho Gomes, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).