Ufam e HUGV/Ebserh realizam 6ª Semana de Enfermagem

Com informações do HUGV
Editado por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

Na última quarta- feira,15, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), realizou a abertura da 6ª Semana de Enfermagem. Com o tema ‘Os desafios da Enfermagem para uma prática com Equidade’, a cerimônia foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo Lima e da diretora da Escola de Enfermagem (EEM/Ufam), professora Nair Chase da Silva.

Também fizeram parte da mesa o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas (ABEn/AM), Enron Soares Carvalho Rocha, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (COREn/AM), Sandro André da Silva Pinto e a chefe da divisão de Enfermagem do HUGV, Aurora del Carmen Rossel. O evento é resultado de uma parceria entre a Escola de Enfermagem e HUGV, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O reitor considerou a 6ª Semana de Enfermagem importante para o processo de formação dos futuros enfermeiros, no sentido de qualificar as ações de saúde para a população e para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma atividade que faz parte do nosso calendário institucional, e temos muito orgulho de contribuir para a formação qualificada e crítica do profissional de enfermagem, sempre tratando temas caros para a nossa região e para toda a sociedade”, enfatiza.

O superintendente do HUGV, Júlio Mário de Melo e Lima, reiterou a disposição do HUGV em manter e ampliar a parceria com a Escola de Enfermagem, para que vá muito além da realização da semana de enfermagem. “Ao assumir a superintendência, fiz questão de ir à escola de enfermagem reafirmar o compromisso do HUGV como campo de prática, de ensino e de desenvolvimento de pesquisas, não só na faculdade de enfermagem, mas em todas as áreas de saúde. Este é um hospital universitário e minha maior alegria sempre vai ser vê-lo cheio de alunos atuando aqui”, afirma.

Segundo a diretora da Escola de Enfermagem, Nair Chase da Silva, é extremamente importante a comunicação e a integração entre a academia e a prática, aplicada no hospital. “Nós professores da Escola de Enfermagem e Enfermeiros do HUGV, não entendemos a formação do aluno sem o envolvimento do ensino e do serviço. Por isso temos um elenco de ações para que oportunidades sejam criadas e estes momentos existam, para que ensinemos procedimentos tal qual serão aplicados no HU”, conclui.

Houve a apresentação do coral da enfermagem do HUGV, composto por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sob orientação do maestro Marcelo Leite Bargas. Também foi realizada uma homenagem aos profissionais de enfermagem que atuam nos diferentes setores e clínicas do hospital. Os profissionais foram escolhidos por seus próprios pares, em votação direta, por se destacarem no serviço em assiduidade, pontualidade, proatividade e ética profissional.

Homenageados:

Maria Francisca dos Santos Namura – Ambulatório Araújo Lima; Elizangela Oliveira Peres e Freitas – Central de Material Esterilizado; César Augusto Bentes – Unidade do Centro Cirúrgico; Dizalena Giovana Macelice – Pró-qualidade; Leoneide Lira dos Santos – Unidade de Terapia Intensiva; Soraya Vasconcelos Rodrigues – Unidade do Sistema Urinário; Marcos Jamisson Banes Trindade – Unidade de Cirurgia Geral; Nancy Esther Gayma Moncayo – Unidade Neuromuscular;Rita Gilmara de Castro Valente – Unidade Musculoesquelético; Maria Osvaldina S. dos Santos – Unidade de Clínica Médica; Arlete de França Mamede – Unidade de Clínica Médica; Iacy da Silva Monteiro – Setor de Segurança do Paciente; Gilmar Osório Costa – Unidade de Diagnóstico por Imagem; Glória Maria Farias Wilder – Pulso terapia; Luciana Lima de Araujo – Divisão de Enfermagem.

6º Semana de Enfermagem

As atividades iniciaram na segunda-feira, 13, e seguem até a sexta-feira, 17, com ações no HUGV, Escola de Enfermagem e Faculdade de Medicina da Ufam. A programação conta com minicursos, oficinas práticas e rodas de conversa.

Serão tratados assuntos como saúde mental e qualidade de vida na prática da enfermagem, equidade e ecossustentabilidade, cuidados de enfermagem aos pacientes com estomias intestinal e urinária, demandas dos grupos heterogêneos por políticas de promoção da equidade, entre outros.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (6 Semana de Enfermagem .pdf)6 Semana de Enfermagem .pdf[ ]311 kB