Em sessão especial, enfermeiros da Ufam recebem homenagens na CMM

Diretora da EMM, professora Nair Chase, recebe diplomação na CMM Diretora da EMM, professora Nair Chase, recebe diplomação na CMM Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Enfermeiros da Escola de Enfermagem de Manaus e do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (EEM e HUGV/Ufam) receberam homenagens na última sexta-feira, 10, em sessão solene da Câmara Municipal de Manaus (CMM), alusiva ao Dia do Enfermeiro. A condecoração se deu pela propositura do vereador Coronel Gilvandro Mota.

Representando a Ufam, a diretora da EEM, professora Nair Chase, agradeceu a autoria da proposta, que homenageia o Dia do Enfermeiro(a). Em discurso na tribuna, ela disse que estar feliz enquanto profissional da área, assim como, em ouvir outros profissionais de áreas diversas que colocam em pauta a importância da enfermagem que, segundo a gestora, demonstrou o quanto a profissão tem o respeito na sua História.

Por conta disso, personalidades importantes no âmbito da enfermagem foram lembradas, tais como Florence Nightingale, símbolo internacional, Ana Nery, no contexto nacional, e Josefina de Melo, na enfermagem amazonense.

A professora Nair Chase considera que é preciso avançar com a História da Enfermagem. Ela mencionou que, nos últimos anos, a área tem crescido a passos largos no estado do Amazonas. Naquele instante, ao fazer comparação com outros centros mais avançados do país, a professora recordou o início das atividades na EMM, Escola que há 70 anos tinha a missão de dar assistência à população local, prestando serviços de formação nos cursos de Auxiliar e Técnico de Enfermagem. "Naquela época, não havia profissionais qualificados", informa.

Com o passar dos anos, a EMM se vincularia à então UA. A professora disse que a Escola passou a se ocupar com a graduação e com a pós-graduação lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu, ofertando vagas no mestrado profissionalizante. “Com isso, podemos dizer o quanto avançamos sob o ponto de vista da pesquisa que está fundamentada na prática desenvolvida nos cursos de pós-graduação, capacitando profissionais no melhoramento dos serviços de atendimento à população por meio de ações de extensão.

Durante seu pronunciamento, a professora citou a realização do Congresso Brasileiro de Enfermagem, que iráProfessora Nair Chase na Tribuna na CMMProfessora Nair Chase na Tribuna na CMM acontecer em Manaus entre os dias 11 e 14 de novembro, e cuja temática será “Os sentidos da equidade”. Por conta disso, ela entende que os sentidos da equidade no contexto contemporâneo, possibilitam o apoio de grupos menos favorecidos socialmente. A gestora exemplifica quilombolas, LGBTI, indígenas, populações ribeirinhas e da floresta, dentre outros, como grupos que “têm sido renegados, pois estão à margem de uma sociedade que os considera como as classes inferiores”.

A professora Nair Chase se posicionou: “Essas populações têm apresentado, ao longo de sua existência, o sentido de pertença, de modo a valorizar a capacidade de desenvolver políticas referenciadas em suas vivencias”.

Dia do Enfermeiro (a)

No dia 12 de maio é comemorado mundialmente o Dia do Enfermeiro (a), data correspondete ao nascimento da patrona da enfermagem, a francesa Florence Nathingale, que se destacou durante a Guerra da Criméia, quando foi voluntariamente ao campo de guerra para cuidar dos feridos; ela fazia curativos, administrava medicamentos, cuidava da farmácia, da rouparia da alimentação, do almoxarifado. Como recompensa, o governo francês concedeu-lhe um prêmio em dinheiro, usado para dar início à Primeira Escola de Enfermagem, fundada no Hospital Saint Thomas, em 1859.

No Brasil, uma mulher também se destacou durante a Guerra do Paraguai: a baiana Ana Néri, nascida em 13 de dezembro de 1814, em Cachoeira. No ano de 1864, quando seus dois filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870), ela não resistiu à separação da família e se colocou à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil. O seu nome foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923. Faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880.

Lista dos enfermeiros(as) homenageados(as) na CMM:

Escola de Enfermagem de Manaus

Anna Paula Carvalho