Edição 2019 dos “Prêmios da Amazônia” valoriza iniciativas e personalidades da Região

Valores oferecidos nas principais categorias somam R$180 mil. Inscrições seguem até o dia 2 de setembro

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom/Ufam

Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente estão com as inscrições abertas em www.amazonia.ibict.br. Antes de efetivar a inscrição, é importante ler o Regulamento e as Dicas. As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em grupo, por pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil ou do exterior, desde que estejam relacionadas com o desenvolvimento desta Região.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Está dividido em duas categorias: a primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, e a segunda homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla duas naturezas de premiação: a primeira cujo objetivo é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). A segunda categoria de premiação é honorífica, abrangendo duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

A inscrição foi dividida em duas etapas, na primeira é preciso inserir os dados pessoais e de contato; já na segunda, os dados do trabalho ou da indicação. Iniciadas no último dia 22 de abril, as inscrições online podem ser realizadas até o dia 2 de setembro. O julgamento será no dia 25 de outubro, e a outorga das premiações está marcada para ocorrer no dia 22 de novembro de 2019.

Premiação

Os vencedores do Prêmio Professor Samuel Benchimol, na Categoria “Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica”, e do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, na Categoria “Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL)” receberão R$ 90 mil cada um, totalizando R$ 180 mil.

Para cada uma das duas categorias acima descritas, serão selecionados três projetos indicados pela Comissão Julgadora. Cada um receberá o valor de R$ 30 mil. Já as categorias “Personalidade Amazônica”, “Empresa na Amazônia” e “Microempreendimento de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer)” não implicam a premiação em dinheiro.

Homenagens

Nesta edição, serão homenageados os 200 anos da Associação Comercial do Estado do Pará, 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que nasceu como Escola Universitária Livre de Manáos, 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), 65 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 30 anos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), 30 anos do Fundo Constitucional do Norte (FNO). Os representantes das instituições homenageadas serão convidados para a solenidade de outorga dos Prêmios, quando devem receber o diploma comemorativo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Premio Samuel Benchimol.jpeg)Premio Samuel Benchimol[ ]221 kB