Acesso à Fazenda Experimental da Ufam recebe melhorias pelo Exército Brasileiro

Obra de compactação: Obra de compactação:
Sebastião de Oliveria 
Equipe da Ascom/Ufam
Com informações da Proext 

O ramal de dois quilômetros que dá acesso à Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Faex/Ufam), no km 922 da BR-174, que liga a capital Amazonense a cidade de Boa Vista(RR), recebe melhorias desde segunda-feira, 7. O serviço de compactação está sendo executado pelo Exército Brasileiro.

Segundo a diretora do Departamento de Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão (Proext), professora Cláudia Guerra, a solicitação institucional foi prontamente atendida pelo Grupamento de Engenharia de Construção do Exército, que realiza os serviços de melhoria da via durante no prazo de três dias.

Ao mesmo tempo, até do dia 17 de maio é realizada uma nova etapa de formação do curso de Qualificação em Agentes Indigenas de Saúde (AIS) e Agentes Indígenas de Sanemaneto (AISAN). O curso é oferecido pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), tendo à frente a Ufam e a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculada ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Precisamos melhorar o acesso a Fazenda Experimental para que alunos e professores cheguem ao mais importante centro de referência em ciências agrárias, biológicas e tecnológicas para o Estado do Amazonas e para a região Norte”, afirmou a diretora da Faex, professora Albejamere Castro.

O curso terá material didático composto de 16 cadernos temáticos ilustrados, abordando temas relacionados à atenção primária e ao papel dos agentes indígenas de saúde e agentes indígenas de saneamento nas ações básicas de saúde nas comunidades indígenas, tais como: saúde e ambiente, saúde, doença e atenção nos territórios indígenas, saúde da família indígena, promoção e educação em saúde, processo de trabalho e planejamento em saúde, entre outros, comentou o coordenador do DSEI Manaus, Mário Rui Lacerda Freitas Júnior.

A professora Cláudia Guerra, que é coordenadora Geral do projeto pela Proext/Ufam, agradeceu o general César Augusto Nardi de Souza, comandante do  Comando Militar da Amazônia, bem como a Equipe do Grupamento de Engenharia, representados pelo Comandante Melo, Coronel André Carvalho de Azevedo Carioca, sargento Pena e o Sargento Pimenta, sargento Alex Sandro Fernandes Carvalho (da reserva) pela prestação dos serviços de melhoria da via de acesso à Fazenda Experimental da Ufam.

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable