Mestrado em Ciências Ambientais de Humaitá está com inscrições abertas até hoje, 20

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), está com inscrições abertas até nesta segunda-feira, dia 20 de maio de 2019, para o ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). O certame é regido pelo Edital N.º 022/2019 - Propesp/Ufam e as inscrições podem ser feitas através do formulário obtido no endereço http://ppgca.ufam.edu.br/

O Programa oferece 22 vagas regulares, sendo 10% das vagas destinadas a servidores internos da UFAM, do quadro permanente, e 20% do total das vagas regulares destinadas às vagas suplementares. As últimas atendem a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, em conformidade com a Portaria Normativa n° 13 do MEC, de 11 de maio de 2016.

O exame de seleção ocorrerá em três etapas. A primeira é a prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 1, e notas de 0 a 10. Em seguida, na segunda etapa, haverá arguição do projeto de pesquisa, de caráter classificatório, com peso 1, e notas de 0 a 10. Por fim, na última etapa, será realizada a prova de títulos, de caráter classificatório, com peso 2.

A prova de conhecimentos está prevista para o dia 10 de junho de 2019, das 9 às 12 h, horário de Manaus e ocorrerá no campus da Ufam, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (Ieaa), na cidade de Humaitá/AM. Poderá ocorrer também em outras cidades onde haja ao menos um candidato com inscrição homologada. Os locais da prova de conhecimentos serão divulgados no endereço eletrônico http://ppgca.ufam.edu.br/, até às 17h do dia 24 de maio 2019.

Mais informações em anexo no Edital N.º 022/2019 - Propesp/Ufam e, também, no site do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).

Sobre o Programa

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) é o primeiro curso na modalidade Stricto sensu do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) e da mesorregião Sul do Amazonas. Localizado em Humaitá/AM, o PPGCA, desde de sua implantação, foi pensado e planejado para atender as necessidades de qualificação de profissionais, com formação inter e multidisciplinar, com competência para desenvolver atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Agrárias, voltadas para diferentes aspectos relacionados ao bioma amazônico.

Os profissionais formados pelo Programa estarão capacitados para desenvolver e aprimorar conhecimentos e/ou tecnologias nas questões ambientais com foco nos desenvolvimentos da Amazônia e seus povos. Além de contribuir na geração de informações e tecnologias direcionadas ao desenvolvimento sustentável e melhoria das condições de vida dos habitantes da região.

Atualmente o PPGCA possui um corpo docente com 17 professores efetivos, nas mais diversas área do conhecimento, distribuídos em duas linhas de pesquisas: 1) Componentes de dinâmica dos ecossistemas com ênfase no bioma Amazônico, no qual visa devolver pesquisas relativas a descrição e caracterização dos diferentes componentes bióticos e abióticos bem com suas interações e dinâmicas em ambientes como solo, água, atmosfera, plantas, animais e microrganismos 2) Sociedade, Biodiversidade e Sustentabilidade do bioma Amazônico, que visa desenvolver pesquisas que busquem conhecimento dos processos ecológicos, socioeconômicos e psicossociais nos ambientes amazônicos, considerando as diferenciadas condições de apropriação de recursos naturais.