Nota de pesar – professor emérito Waldir dos Santos Costa

A Universidade Federal do Amazonas informa, com profundo pesar, o falecimento do seu professor emérito Waldir dos Santos Costa, de 80 anos, ocorrido no sábado, 04.

Formado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1971, professor Waldir ingressou na Ufam em 1973, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras. Posteriormente foi um dos fundadores do curso de Psicologia da Ufam, com o objetivo de favorecer a formação de profissionais e ampliar a presença da psicologia no Amazonas.

Além da carreira docente, Waldir exerceu outros cargos públicos, como presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-AM), na década de 1970, e foi o primeiro psicólogo, criador e instalador do serviço de psicologia do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), também em 1973.

Em reconhecimento à posição eminente que Waldir alcançou no âmbito do ensino e da extensão e pela relevância dos serviços prestados à sociedade amazonense, à Ufam e à Psicologia, enquanto ciência e profissão, recebeu o título de professor emérito, concedido pelo Conselho universitário da Ufam em 2014.

Sua atuação profissional foi marcada pela seriedade, bom humor e dinamismo, e teve grande impacto na trajetória da formação dos psicólogos no Amazonas, com a criação do curso de psicologia na Ufam; na defesa intransigente da formação continuada no serviço público, a fim de qualificar o trabalho profissional na área da Psicologia; na criação de serviços e no desenvolvimento de instituições que contam atualmente com a presença de psicólogos.

Aos familiares e amigos as condolências de toda a comunidade acadêmica.