Reitor participa de abertura do Congresso Brasileiro de Biomecânica

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

A solenidade de abertura do XVII Congresso Brasileiro de Biomecânica e o II Encontro Latino Americano de Biomecância contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga ocorrido nesta quarta-feira, 1º de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Pedro Teixeira, Flores. O evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Na composição da mesa de abertura, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, estiveram presentes, o presidente de honra do Congresso e diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (Feff), professor João Libardoni, representante do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor Cleinaldo Costa, o diretor da Escola Superior de Artes e Turismo, professor Fabio Santos e o presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica, professor Felipe Carpes.

Na ocasião, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades que compunham a mesa de aberturaReitor da Ufam, professor Sylvio PugaReitor da Ufam, professor Sylvio Puga e, em seguida, disse que é uma honra para a Ufam, por meio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), sediar o XVIII Congresso Brasileira de Biomecânica. Na oportunidade, Sylvio Puga mencionou dois nomes de professores que representam a dedicação e o empenho de construção da Faculdade no Estado do Amazonas, Almir Liberato e Sidney Neto.

“É importante porque quando nós sediamos esse evento é com muita honra, no sentido de lembrarmos que lá trás houve um trabalho de muitos profissionais que ajudaram a formar professores e fisioterapeutas em nosso Estado. No momento em que se discute carência de mão-de-obra qualificada, hoje, para a Universidade é um momento de júbilo participar de um evento nacional e internacional acontecer na cidade. E toda vez que a Universidade apoia eventos de qualquer área de conhecimento é possível fazer work, interação, conhecer pesquisadores e professores”, disse o reitor.

Para ele, muitas vezes conhecemos um livro, um paper da internet, mas não temos oportunidade de interagir com seus autores.  Mas, “o congresso é exatamente esse momento de fazer essa interação e aprofundamento” afirmou o reitor.  No final de seu pronunciamento, o professor Sylvio Puga desejou a todos congressistas e demais participantes um ótimo evento.

O presidente de honra do Congresso e diretor da Feff/Ufam, professor João Libardoni, disse que falar sobre o Presidente de honra do Congresso, professor João Libardoni. Presidente de honra do Congresso, professor João Libardoni. congresso não é uma tarefa simples, é difícil compreender o sentimento de cada congressista. Para ele, apesar de ser o primeiro dia de congresso. Segundo ele, desde 2013 se pensava em tornar o Congresso Brasileiro de Biomecânica uma realidade, mas acima de tudo, dá condições para receber cada um dos congressistas. “Imprevistos podem surgir, mas com a certeza de que a organização estará pronta para minimizar”, completou o Libardoni.

O diretor da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA, professor Fabio Santos, representando o reitor da UEA,  disse que é uma honra participar do evento. Para ele, a UEA com parceira de realização do evento, vem contribuir para um evento de grande importância para o estado do Amazonas, assim como, fortalecer o conhecimento de Biomecânica.

O presidente da SBB, professor Felipe Carpes, Esse é momento em que se pensa que há muito tempo entre um evento e outro.  Para ele, quem tiver participando como congressista terá a impressão que terá  muito tempo para que possamos se reunir novamente. “A Sociedade Brasileira de Biomecânica tem essa impressão porque dois em dois anos é muito tempo. Por isso nós viemos incentivá-los para outros encontros. O Congresso é o melhor momento para que se conheçam pessoas, façam conexões, criem redes de contatos, se atualizem e vivem intensamente o evento”, ressaltou.

“Espero que todos aproveitam muito o congresso. Nós acompanhamos a organização o andamento da elaboraçãoPresidente da SBB, professor Felipe CarpesPresidente da SBB, professor Felipe Carpes do evento há pelo menos cinco anos. Tenho certeza o que vai acontecer aqui será um evento de todos os tempos", concluiu o presidente. No final agradeceu a todos e a organização do evento.

Conferência

A conferência de abertura cujo título Shock transer, stride frequency and visual feed back during running, foi proferida pelo PhD Joseph Hamill , tendo como mediador o professor Jansei Atier Estrazulas, da Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Massachusetts e, há 21 anos, diretor do Laboratório de Biomecânica. O Dr. Hamill atuou como Presidente do departamento por 11 anos e como Diretor Associado da Escola de Saúde Pública e Ciências da Saúde por 3 anos, atua como membro do Conselho Consultivo da TV LLC, serviu nos Conselhos Executivos da Sociedade Internacional de Biomecânica e é autor de livros importantes da Biomecânica Básica, como o livro Bases Biomecânicas do Movimento Humano.