Revista reúne produção intelectual sobre Floresta Amazônica

Amazônia Latitude é uma revista digital que busca discutir a violência contra as populações e os territórios da floresta amazônica e pan-amazônica que se desenvolve lenta e paulatinamente. Com o objetivo de contrapor tais hostilidades, fortalecer as informações de credibilidade e ampliar o debate crítico sobre a floresta mais importante do mundo, a Amazônia Latitude (AL) surge como revista científica de conteúdo produzido por colaboradores nacionais e internacionais situados no campo das perspectivas ecocríticas.

A existência da revista Amazônia Latitude se dá pela associação com o Center for Culture, and Environment (CHE) e do departamento Nelson Institute for Evironmental Studies da Universidade de Wiscosin-Madison e o Laboratório de Ciências Sociais e Interdisciplinaridade na Amazônia do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Amazonas.

O periódico procurar criar afinidade com as instituições de ensino públicas e privadas para a construção de um trabalho que ofereça, para o meio acadêmico e à sociedade, um espaço de pesquisa e produção de conhecimento sobre a Amazônia e a Pan-Amazônia. Assim, oferece aos interessados a opção de colaboração com o conteúdo veiculado.

Os textos dos colaboradores são enviados para os editores da AL (amazonialatitudeeditores@gmail.com), que revisam os conteúdos antes de serem publicados. A equipe se compromete com a qualidade e a proposta dos materiais recebidos.

Além disso, promove o estabelecimento de quem produz saberes no debate público sobre temas que envolvam meio ambiente, cultura, direitos humanos, biodiversidade, territorialidade, entre outros. Para que a rede de colaboradores e de interessados sobre o assunto aumente, é de suma importância que as instituições de ensino superior  ajudem a levar a existência da revista aos seus respectivos públicos.

Por considerar relevante a presença e a valorização de vozes científicas, culturais e da crítica social, a revista concentra o pensamento no âmbito das humanidades ambientais. A equipe de editores recebe conteúdos focados na produção de conhecimento que se estabelece na compreensão da analogia entre a consciência sociocultural e o ato de intervenção humana. Junto com os colaboradores – em sua maioria, estudantes, professores e pesquisadores; a AL oferece ciência e agenda pautadas na atualidade. A cada nova edição, publicada em um intervalo de quinze dias, é possível encontrar, no site da revista, artigos, resenhas, dicas, fotorreportagens, vídeos e um observatório do meio acadêmico e da grande mídia.

A Amazônia Latitude valoriza a diversidade de formas e meios de registros de pesquisas, opiniões, visões da natureza e da cultura. Para expor tal lugar e criar conexão com as instituições de ensino, a equipe da revista faz uso de redes sociais diversas. Com elas, é possível fortalecer os laços e a missão de democratizar o debate e o conhecimento científico.