Ufam debate Políticas de Ações Afirmativas no Ensino Superior nos dias 2 e 3 de maio

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria do Ensino de Graduação (DPA/Proeg), realizou, na manhã do dia 2 de maio, a abertura do curso de capacitação “Relações Raciais no Brasil Contemporâneo - Desafios apresentados às Instituições de Ensino Superior pelas Políticas de Ações Afirmativas”. O evento acontece nos dias 2 e 3 de maio, entre 8 e 17h, no auditório da Faculdade de Direito (FD), setor Norte do Campus Sede.

O curso é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro Indígena (NEAINC/Ufam) e será mediado pelo professor Paulo Albuquerque dos Santos Vieira (Unemat). A iniciativa possibilitará aos gestores da graduação e pós-graduação da Ufam a atuação consciente na implementação das cotas raciais.

De acordo com o professor Paulo Albuquerque dos Santos Vieira (Unemat), a capacitação permite aos agentes públicos da Ufam compreender os impactos da heteroidenticação. “A Universidade lança o desafio de ampliar o debate referente as políticas de ações afirmativas antes de tomar algum encaminhamento para deliberação institucional. O espaço de diálogo é bastante significativo para ampliar as discussões sobre heteroidenticação”, destaca.

Essa é uma oportunidade para a criação de subsídio na elaboração de uma metodologia de heteroidenficação, a partir da autodeclaração dos negros e negras, no âmbito da Portaria Normativa nº 04 do Ministério do Planejamento de 06 abril 2018. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, David Lopes Neto, debater sobre as relações raciais dentro da Ufam antes das deliberações é fundamental. “O curso de capacitação faz parte de um trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica para aperfeiçoar o entendimento das políticas de ações afirmativas antes das deliberações normativas’, completa.

Para a professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro Indígena (NEAINC/Ufam), Renilda Aparecida Costa, oferecer uma capacitação para implementação de políticas de ação afirmativas, especificamente de cotas raciais, possibilita aproximar os gestores da Ufam a temática. “Para que as políticas de ações afirmativas sejam feitas de forma adequada é preciso que os gestores e técnicos da Ufam, que tratam diretamente com relações raciais, estejam em constante formação”, conclui.

Confira a Programação

DATA: 02 de maio de 2019

Das 8 às 9h45

Relações raciais ao longo do século XX e Primeiras décadas do século XXI

9h45 – intervalo

Das 10 às 11h30

Ação afirmativa, cotas para negros e bancas de verificação – O princípio da autodeclaração diante da Portaria Normativa no. 04 do Ministério do Planejamento de 06/abr/18.

Das 14 às 17h

O desafio dos gestores da Graduação, da Pró-Reitoria de Graduação, com relação criação de uma metodologia de heteroidenficação no âmbito autodeclaração de negros e negras

DATA: 03 de maio de 2019

Das 8 às 9h45

Interlocução com coordenação de cursos e programas de pós-graduação e o debate sobre o ingresso por intermédio de cotas.

9h45 – intervalo

Das 10 às 11h30

Os impactos na estrutura dos cursos e programas (bolsas, ações de permanência, disciplinas, etc.).

Das 14 às 17h

Diálogo com a comissão de concurso público: experiências recentes.