Estudantes de graduação do curso de Administração publicam artigo sobre logística reversa

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Um dos principais objetivos de um pesquisador é tornar sua pesquisa científica pública por meio da publicação de artigos em revistas científicas, plataformas, apresentações em congressos, entre outras formas. Foi o que fizeram os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Amazonas, que recentemente publicaram um artigo (que virou um capítulo) no livro ‘Tópicos em Administração – volume 20’.

Sob a orientação do professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas, Jurandir Moura Dutra, os estudantes de graduação do curso de Administração da UfamNícolas Araújo Sampaio, Fernanda Caroline Pantoja Souza, Robert Correa Rodrigues, José Roberto Sileno de Souza Filho,publicaram artigo no livro ‘Tópicos em Administração – volume 20’, da editora Poisson, em um capítulo intitulado “Uso e destinação de equipamentos eletroeletrônicos: a logística reversa em uma organização pública”, pesquisa realizada pelos alunos. A referida publicação foi apresentada no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação - XI CASI 2018, no final do ano passado.

Sob a ótica do consumo em massa da sociedade européia, a partir da Revolução Industrial dos séculos XVIII e XIX, que inaugurou um novo comportamento social no continente, com intensa busca por produtos, resultou no aumento de resíduos sólidos nas cidades. Logo, o estímulo ao consumo e o desenvolvimento tecnológico foram se expandindo pelo mundo, resultando, em escala mundial, no aumento dos resíduos nas cidades.

Com o advento da Terceira Revolução Técnico-Científica (a partir de 1971), esse processo intensificou-se e inaugurou um novo processo comportamental caracterizado pela redução da vida útil de bens e pela rápida substituição por outro mais moderno. Isso tem gerado um intenso descarte de objetos ao meio ambiente, com consequências para a sociedade e, pauta de inúmeros debates pelo mundo.

A logística reversa é um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e lida com o reaproveitamento dos resíduos sólidos gerados pela sociedade. A PNRS propõe-se a diminuir a quantidade de resíduos gerados e regular o descarte correto desses dejetos. Dentre os principais objetivos estabelecidos está a adoção da logística reversa que consiste no caminho de volta para fábrica do produto já utilizado, tornando todos os atores envolvidos responsáveis pela destinação correta dos resíduos.

O artigo dos estudantes versa sobre a logística reversa em Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em uma organização pública de Manaus. Dessa forma, o objetivo principal do estudo foi analisar o gerenciamento dos equipamentos eletroeletrônicos considerados inservíveis nos órgãos públicos estaduais. Para isso, a metodologia empregada foi a qualitativa, utilizando entrevista semi-estruturada, observação direta e análise de documentos.

“O trabalho apresentado no congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) ocorrido no Rio de Janeiro no final do ano passado sobre logística reversa traduz o interesse e a sensibilidade acadêmica no que tange à questão ambiental. E desenvolvê-lo com alunos do curso de Administração da Ufam demonstra o quanto estamos formando profissionais éticos e comprometidos com a simbiose entre mercado e ambiente” destacou o professor do curso de Administração da Ufam, Jurandir Moura Dutra.

O estudante do curso de Administração da Ufam, Robert Correa Rodrigues, afirmou que a publicação do artigo no livro deu visibilidade nacional ao curso de Administração da Ufam, além do estímulo a outros estudantes a participarem de pesquisas. “A publicação do artigo deu visibilidade nacional ao curso de Administração da Ufam e contribui para estimular outros alunos a participarem de pesquisas. Foi importante trabalhar em equipe, sob a orientação do professor Jurandir Dutra, porque aprendemos um com o outro e o resultado foi positivo”, disse o estudante.