Em Brasília, reitor da Ufam dialoga sobre HUGV com presidente da Ebserh

Foto: André Aureliano (Representação da Ufam, em Brasília)Foto: André Aureliano (Representação da Ufam, em Brasília)
Por André Aureliano
Da equipe da representação da Ufam, em Brasília

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, esteve em Brasília (DF), na última quinta-feira, 25, onde conversou com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo de Jesus Ferreira. O encontro, promovido na sede da empresa em Brasília (DF), reuniu além do reitor, o superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh), Júlio Mário e o representante da Fundação Universidade do Amazonas (FUA), na capital federal, Charles Amorim.

Na pauta, os gestores discutiram as demandas do Hospital e sobre uma maior aproximação entre as instituições. O reitor destacou que “o encontro estreita ainda mais os laços institucionais, além de demonstrar a importância do hospital para o estado do Amazonas, tanto no atendimento à população quanto na formação dos profissionais de saúde”, complementa.

O HUGV, que é o hospital-escola da Ufam, possui o atendimento 100% via Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, a marcação de procedimentos, consultas e exames é feita exclusivamente via Sisreg (Sistema criado pelo Ministério da Saúde que gere o complexo regulatório), sendo os agendamentos definidos de acordo com diretrizes como urgência e número de vagas na rede.

Recursos - No último dia 4 de abril, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh) recebeu R$ 2.246.560,88 do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para investimentos e custeio do hospital.

Desse total, o HUGV/Ebserh destinará R$ 499.014,03 para a compra de equipamentos oftalmológicos, visando aumentar a qualidade da residência médica e do atendimento ao paciente e para a aquisição de poltronas para o setor de nefrologia, para reiniciar o serviço de hemodiálise no hospital e dar um maior acolhimento aos pacientes que utilizam este serviço. Os demais R$ 1.747.546,85 serão utilizados no pagamento dos serviços prestados ao hospital como: alimentação, lavanderia, entre outros.