Acadêmicos do ISB-Coari representam a Ufam em congresso de Geriatria e Gerontologia

Texto: ISB/Coari
Edição: Cristiane Souza

Um grupo de 20 discentes do curso de graduação em Fisioterapia ministrado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, viajaram a São Paulo para representar a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) durante o XI Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia e o 10º Simpósio das Ligas de Geriatria e Gerontologia. As atividades ocorreram entre os dias 16 e 18 de abril, sob a orientação do professor Hércules Campos, docente do Instituto.

A comitiva apresentou em forma de pôster os seguintes trabalhos orientados pelo professor Hércules Campos, estes realizados na disciplina de Cinesioterapia ao longo do segundo semestre de 2018: a) ‘Cartilha Educativa para prevenção de quedas em idosos ribeirinhos da cidade de Coari/AM’, dos discentes Kaio de Souza, Jean Carlos, Higor Gregore, Diego de Castro, Alexandre de Freitas; e b) ‘Cartilha Funcional Para Prevenção de Quedas em idosos moradores da região rural da cidade de Coari/AM’, de autoria dos acadêmicos Marilene Souza, Katheleen Silva, Victor Cezar, Israelly dos Santos, Daniel Lima, Pâmela Siqueira e Aurijonison Silva.

O professor Hércules Campos ainda apresentou os trabalhos ‘Confiabilidade intra e interexaminador da algometria para mensurar o limiar da dor na região do quadril de idosos frágeis’ e ‘Dor crônica e a sua correlação com função cognitiva, capacidade e desempenho funcional em idosos após cirurgia de fratura de quadril por queda e Hidroterapia na melhora do equilíbrio em idosos: análise da qualidade metodológica’. Os resumos já estão disponíveis em https://gerp2019.com.br/Gerp2019Anais.pdf.

Vivência e aprendizado

De acordo com os relatos dos acadêmicos, eles tiveram a oportunidade de estar com grandes nomes da Gerontologia e da Fisioterapia Geriátrica/Gerontológica do País. Inclusive, assistiram a uma palestra da professora Mônica Perracini, orientadora do programa de mestrado e doutorado da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Ela é referência mundial em quedas e fraturas em idosos, autora de diversos artigos nacionais e internacionais e do livro ‘Funcionalidade e Envelhecimento’, obra basilar nos cursos de fisioterapia”, esclarece o professor Hércules Campos.

Os discentes também conheceram a professora e gerontóloga Cristina Ribeiro, fisioterapeuta, doutora em Gerontologia pela Unicamp e autora do livro 'As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica', que doou um exemplar do seu livro para a biblioteca do ISB.

“Os alunos ficaram muito motivados, alegres e animados. A participação discente em congressos durante a graduação é de suma importância para que o aluno amplie seu conhecimento, aplique e recicle o seu aprendizado. Sem falar que os mesmos têm contatos com alunos e alunas e pesquisadores de instituições de ensino do país inteiro” pontua o orientador dos trabalhos.