PET Biologia da Ufam representa grupos do Amazonas no IV Encontro de PETs da Região Norte
O IV Encontro da Região Norte dos Grupos do Programa de Educação Tutorial – IV Norte PET, ocorre na capital do Acre, Rio Branco, hoje e manhã, 25 e 26 de abril, na Universidade Federal do Acre (UFAC). Os grupos que integram o PET no Amazonas (Integra PET) se mobilizaram junto aos tutores para viabilizar a ida de pelo menos um representante para o evento. Três petianos de diferentes grupos se disponibilizaram e Juliana Vasconcelos, do PET Biologia, foi a eleita para representar os grupos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O Norte PET tem o objetivo de reunir os diversos grupos, debater temas que sejam de importância para o progresso do Programa na Região, promover e possibilitar a produção científica em diversas áreas do conhecimento, além de ser um preparo para o Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET), maior evento promovido pelos grupos do País.
A estudante Juliana Vasconcelos já teve a oportunidade de participar do EnaPET 2018, em Brasília e, por ora, ela vê no NortePET uma oportunidade de conhecer os trabalhos de outros grupos, além da possibilidade de interação com outros petianos. “É um privilégio representar a nossa Universidade num evento da região Norte e poder assumir a responsabilidade de representar o Estado e a Universidade como discente e, principalmente, como petiana, pois também estarei representando os grupos PETs da Ufam”, expõe a acadêmica de Biologia.
Integração e Interação
O Programa de Educação Tutorial foi idealizado pelo Ministério da Educação e é desenvolvido em diversas Instituições de Ensino Superior no Brasil. O objetivo do programa é alinhar os pilares Ensino, Pesquisa e Extensão, agregando à formação acadêmica dos integrantes.
Devido à necessidade de comunicação entre os grupos PETs do Amazonas, em 2018 surgia o chamado IntegraPET, que promove reuniões mensais para debater propostas de cumprimento da filosofia de promoção da visibilidade. Deste modo, a presença do Amazonas no NortePET se faz primordial neste momento de consolidação do movimento.
Kamille Vieira, do PET Engenharia Florestal e tesoureira do IntegraPET fala um pouco sobre isso: “O ideal seria que todos os PETs pudessem ir aos eventos regionais e nacionais. Esses eventos são uma forma de integrar, fortalecer e decidir demandas importantes. A representatividade dos grupos PETs da UFAM se faz importante no NORTEPET por justamente demonstrar que há interesse nosso em integrar, interagir e fortalecer nossos grupos”.
Atualmente, o IntegraPET é composto por 16 grupos pertencentes a UFAM e ao IFAM, que promovem entre si atividades interdisciplinares, além de eventos como o ConectePET, que é uma feira de apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos e o InterPET, reunião geral realizada duas vezes por ano com todos os PETs e seus respectivos tutores. O lema do movimento é: "Integrar é resistir".