Ceteli realiza processo seletivo para o Programa Quali-Pim-Cap

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

Ao todo 18 vagas estão disponíveis, sendo 9 para cada subáreas de Automação de Processos Industriais e de Otimização da Produção Industrial, respectivamente, para ampla concorrência. As inscrições ocorrem até 3 de maio de 2019 e serão realizadas de forma online pelo  link https://bit.ly/2UCD4Hh ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Programa de Capacitação de Recursos Humanos para o Polo Industrial de Manaus em Automação e Otimização de Processos e Produção Industriais (Programa Quali-Pim-Cap) tem a carga horária de 240 horas. Podem concorrer técnicos, tecnólogos e engenheiros da área de eletrônica e afins, que atuam em indústrias do PIM ou aqueles que já atuaram e que necessitam se requalificar para buscar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho.

Esse programa é executado pelo Centro de P&D em Tecnologia Eletrônica e da Informação da Universidade Federal do Amazonas (Ceteli/Ufam) e faz parte do portfólio de cursos do  Programa Prioritário de Formação de Recursos Humanos  Capda/Suframa, coordenado pela Fundação Muraki e financiado com recursos da Lei de Informática.  Assim, o curso é inteiramente gratuito para o candidato selecionado que ocorre de maio de 2019 a outubro de 2020, das 18h às 21h, na sede do Ceteli, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

O Programa objetiva qualificar Recursos Humanos para o Polo Industrial de Manaus (PIM), a partir da vertente de  capacitação e desenvolvimento profissional, nas subáreas de automação de processos industriais otimização da produção industrial, por meio da oferta de conhecimentos teórico-práticos em automação e otimização de processos e produção industriais na forma de cursos extracurriculares.

O que é o Quali-Pim-Cap?

No contexto Universitário, o Projeto Quali-Pim-Cap, se enquadra como um Projeto de Extensão Universitária, ou seja, “trata-se de uma atividade de ensino, não prevista pelas ações regulares da graduação ou da pós-graduação, que visam atender às necessidades de uma comunidade ou a demandas específicas de capacitação extracurricular”, neste caso visa atender a demandas especificas de capacitação de RH do Polo Industrial de Manaus.

Quem pode concorrer?

Profissionais que atuam ou já atuaram no PIM e que necessitam se requalificar para buscar oportunidade de retorno ao mercado de trabalho. O perfil de formação necessário é apresentado a seguir:

Para a subárea 1: técnicos, tecnólogos e engenheiros da área de eletrônica e afins;

Para a subárea 2: técnicos, tecnólogos e profissionais de nível superior com atuação comprovada na área de produção e qualidade industrial.

O candidato pode concorrer a vagas nas duas subáreas?

Como os cursos não são simultâneos, os candidatos que atenderem os requisitos de ambas as áreas e desejarem concorrer a uma vaga em cada subárea poderão se inscrever em ambas. É necessário, no entanto, que aponte a subárea prioritária.

Critérios de aprovação no programa:

O critério de aprovação do aluno em cada curso é a sua média final ser maior ou igual a sete e que o mesmo tenha frequência igual ou superior a 75% da carga horária de curso.

Ao final do PROGRAMA o aluno que lograr êxito em todos os cursos de sua subárea receberá Certificado de Participação com aproveitamento, emitido pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (Proext/Ufam).