Núcleo Rondon na Ufam divulga o resultado final de candidatos selecionados para a Operação Vale do Acre

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Ao todo 19 estudantes da Ufam, de 42 inscritos de diferentes cursos de graduação, foram selecionados para participarem do Projeto Rondon Nacional, Operação Vale do Acre, que ocorrerá no município Porto Acre, no Acre, no período de 5 a 21 de julho de 2019 (Confira a relação).

Com o resultado final em mãos, a próxima etapa dos selecionados são o treinamento e as aulas com profissionais, com duração de aproximadamente 2 meses e meio, para trabalharem os temas aprovados na proposta de trabalho da Ufam dentro da operação: Educação, Direitos Humanos & Justiça, Saúde e Cultura. Os estudantes irão desempenhar a função de titular e suplente na operação.

Todos preparam oficinas e participam do programa de capacitação igualmente. A única diferença é que o titular viaja para a operação em campo, enquanto os suplentes ficam em Manaus, a postos de serem convocados, caso algum titular desista, seja removido ou fique doente”, explica o professor Rafael Salgado, coordenador do Projeto Rondon na Ufam.

A professora presidente da seleção de candidatos, Jaila Borges, destacou o empenho do núcleo em atender as expectativas e projeções dos estudantes diante de uma grande operação. “A seleção dos candidatos é uma tarefa de grande importância. Toda a equipe tem um compromisso com pessoas, com toda uma comunidade que, sem dúvida alguma, tem uma expectativa para a chegada da equipe e todo o trabalho que será realizado. O processo de seleção em si é permeado de expectativas e projeções de como será a desenvoltura e o desempenho de toda a equipe durante a realização da operação. O intuito é que tenhamos, sempre, ações exitosas, que venham de encontro com a comunidade que será assistida naquele município”.