Centro Acadêmico de Relações Públicas dá inicio à ‘I Semana de Relações Públicas e Comunicação Organizacional’

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

O Centro Acadêmico dos Estudantes de Relações Públicas (CARP) realizou nesta segunda-feira, 22, no auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), a abertura da I Semana de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, que tem como tema a “Comunicação em Rede: novos públicos, demandas e perspectivas”.

O evento ocorre nesta semana, de 22 a 25 de abril, com painéis, mesas-redondas e oficinas, no IFCHS e no bloco professor Erasmo do Amaral Linhares, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), no setor Norte do Campus. A programação é direcionada a estudantes de comunicação social de Manaus, com objetivo de debater temas relacionados aos parâmetros contemporâneos da comunicação em geral.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC), Allan Rodrigues, pelo coordenador do curso de Relações Públicas da Ufam, Israel Rocha, e pelo presidente do Centro Acadêmico dos Estudantes de Relações Públicas, Rodrigo Cavalcante.

O primeiro painel apresentou o relato de experiências de profissionais da comunicação da comunidade LGBT+  no mercado de trabalho e suas reflexões sobre a diversidade nos ambientes organizacionais. Em um segundo momento, a mesa-redonda sobre a representatividade feminina no mercado de comunicação e a institucionalização dos influenciadores digitais fechou a programação desta manhã de segunda-feira. O evento terá mesas-redondas e painéis hoje e amanhã (segunda e terça-feira) e, a partir de quarta-feira, 24, ocorrem oficinas e minicursos com profissionais da área de comunicação do Amazonas.

Entre os convidados, estão as relações-públicas Chrys Braga, Larissa Tupinambá, Maria Carolina Lemos e Mariana Filizolla; os jornalistas João Arthur Vieira, Marcela Rosa e Daniela Cardoso e os influenciadores digitais Karen Mabel, Victor Israel e Raphaella Moura.

De acordo com o coordenador do evento, o presidente do CARP, estudante Rodrigo Cavalcante, o evento tem como objetivo discutir sobre as Relações Públicas e as demais áreas da Comunicação. “O nosso objetivo é discutir sobre a Comunicação, não só as Relações Públicas, todas as outras áreas como a Publicidade e o Jornalismo. A ideia do evento nasceu no final do ano passado quando conversamos sobre a possibilidade de fazermos uma semana de Relações Públicas com a temática de comunicação em rede e discutir os novos desafios diante deste cenário da internet e dos avanços tecnológicos que afetam nossa área”, disse Rodrigo Cavalcante.

A professora do curso de Relações Públicas, Laura Jane Vidal, parabenizou os estudantes pela iniciativa de realizar o evento e destacou que o tema é oportuno. “Quero parabenizar os estudantes do Centro Acadêmico pela iniciativa de realizar o evento que apresenta um tema oportuno na atual conjuntura. Tem sido uma prática do curso de Relações Públicas realizar estes eventos (mesas-redondas, semanas de comunicação). Sempre estivemos atentos para temas que estavam sendo discutidos no contexto da sociedade, do mercado profissional, e a ideia de trazer esta discussão da Comunicação em rede é oportuna. Por isso, parabenizo os alunos porque é um evento que promove a discussão de um importante tema”, disse Laura Jane.