Universidade forma 42 licenciados em Letras

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom/Ufam

Na noite da última segunda-feira, 15, a Universidade Federal do Amazonas realizou solenidade de outorga de grau de mais de 40 formandos dos cursos de licenciatura em Letras-Línguas Inglesa, Francesa, Libras e Língua e Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam). A cerimônia foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, e ocorreu no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Sede, com a presença de familiares, amigos e docentes.

Além do reitor, compuseram a mesa de honra da formatura o diretor da Flet, professor Wagner Barros Teixeira; o paraninfo da turma do curso de Letras Língua Espanhola, professor Saturnino José Lopes; o paraninfo da turma do curso de Letras Língua Francesa, professor João Luiz de Souza; a paraninfa da turma do curso de Letras Língua Inglesa, professora Regina Maria Marinho; a paraninfa da turma do curso de Letras Língua Libras, professora Elizandra de Lima Bastos; e a paraninfa da turma do curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa, professora Nícia Petreceli Zucolo.

“Formar é um momento de celebração”, afirmou o reitor em sua fala aos formandos. Disse ainda que o mercado sempre procura profissionais formados na Ufam e não tem dúvida que os melhores professores são formados aqui.

“É um grande desafio formar pessoas. O nosso papel é formar bons profissionais. Não tenham medo dos desafios, a Ufam está com vocês. Temos trabalhado para melhorar a formação com novas estruturas. O coração de uma universidade são as bibliotecas e, por isso, estaremos construindo novos prédios das bibliotecas. Esse não é um momento de despedida. Nós estamos aqui para recebê-los na pós-graduação. O sucesso espera por vocês”, disse o professor Sylvio Puga.

A paraninfa da turma do curso de Letras Língua e Literatura Portuguesa, Nícia Petreceli Zucolo, utilizou em seu discurso o exemplo de dois filmes e uma música para mostrar aos formandos a importância da formação e dos livros na transformação social. “Os filmes Oblivion e Fahrenheit 451 retratam o medo patológico que o Estado Totalitária tem da Arte, dos livros, da música, da Literatura e da educação. Nesses filmes os personagens principais, inicialmente a serviço do status quo que aposta na ignorância de seus servidores, a fim de manter o controle da sociedade, dando a ilusão de liberdade,  escolha, ordem, de progresso. Após entrarem em contato com a leitura questionam seus superiores. Explicam, a seu modo, a consequente necessidade de amesquinhar a educação, retirando-lhe o potencial da mudança inerente a ela. Se insurgem contra uma condição social subalterna. Finalizam um curso de graduação, mas não é um curso qualquer. É uma licenciatura em Letras e, há, ainda, a Literatura, os perigosos livros. O que vão fazer agora, ao saírem por aquela porta do auditório, não mais como alunos? Vão continuar a celebração conclamada por Renato Russo em 1993 na música ‘Perfeição’? Podem festejar, celebrar ou continuar a usar os livros como instrumento de  insurreição? Usem esse poder para transformar o mundo”, destacou a professora Nícia Zucolo.

O professor do curso de Língua Inglesa, Bruce Osborne destacou a excelência da formação, mas afirmou que o mercado de trabalho é preocupante. “É um momento de alegria para formandos e suas famílias chegar neste momento. A Ufam promove formação de qualidade, mas infelizmente o mercado de trabalho precisa gerar mais vagas”, afirmou o docente.

O diretor da Faculdade de Letras afirmou que a solenidade de formatura é um momento de festa e desejou sucesso a todos os formandos. “É um momento para festejar. Parabenizo a todos por esse feito em suas vidas. O compromisso de ensinar, da melhor maneira possível, agora é de vocês. Vocês levam o nome desta Instituição em suas formações e precisam expandir o conhecimento para a sociedade”, disse o professor Wagner Teixeira.

A egressa Jéssica Santos da Silva afirmou que foram anos difíceis, mas também de muito orgulho, especialmente por ter sido s primeira da família a se formar em uma universidade federal. “Passei por muitos problemas que acabaram interferindo na minha trajetória acadêmica, mas, ainda assim, sou motivo de orgulho para a minha família, isso porque eu sou a primeira a concluir a graduação em universidade pública. Muitos diriam que é significativo uma negra formando em uma universidade, já que não existem tantos negros no Ensino Superior. É um contraste, pois somos maioria na população brasileira e uma minoria na educação superior”, disse a formanda Jéssica Santos da Silva.

Patronos

O patrono do curso de Letras Língua Francesa, professor Fernando Scheibe.

O patrono do curso de Letras Língua Inglesa, professor Sérgio Armstrong.

A patronesse dos cursos de Letras, Língua e Literatura Portuguesa, professora Cássia Maria Bezerra do Nascimento.

A homenageada com nome da turma de Língua Inglesa, professora Vanessa Marruche.

A homenageada com nome da turma de Letras Língua e Literatura Portuguesa, professora Soraya Paiva Chain.

Confira a lista de egressos

Letras – Língua Espanhola

BERENICE DA SILVA AMARAL