Laboratório de pesquisa/Campus Humaitá expõe pesquisas em Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia

Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom/Ufam

O Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (LIOP/Ufam/Campus Humaitá) participou no fim do mês de março, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Congresso Internacional de Fauna e Flora da Amazônia (I CIFFA).

Ao todo, 12 trabalhos científicos foram apresentados nos  diferentes eixos temáticos como: Agroecologia e Produção Agrícola Sustentável e Saúde Ambiental, que objetivou abordar problemas relacionados às questões ambientais.

O laboratório integra o grupo de pesquisa em Ordenamento e Monitoramento de Bacias Hidrográficas e Modelagem de Ecossistemas Aquáticos, tendo como linhas de pesquisas: Inovação Tecnológica Produção e Desenvolvimento socioambiental; Modelagem e Ecossistemas Aquáticos e Monitoramento da Biodiversidade e Indicadores Ambientais.

Segundo o coordenador do LIOP, professor Marcelo Rodrigues dos Anjos, o laboratório trabalha na perspectiva do ordenamento territorial como ferramenta de gestão dos recursos naturais, utilizando unidades de bacias em micro e meso-escala para a conservação dos ecossistemas aquáticos e desenvolvimento de atividades socioambientais.

De acordo com o docente, as cinco premissas que orientam o trabalho estão pautadas em: conservação e manutenção dos recursos naturais, garantias das atividades produtivas, conservação dos mananciais e sistemas florestais, entendendo, que há uma interdependência entre estes, e a valorização do capital social, por meio da formação continuada com o empoderamento das bases para que possam protagonizar e participar de forma qualitativa das discussões e tomadas de decisão.